Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Duda 10/08/2020

não recomendo!
A história é pesada e muitas vezes insuportável, mas muito bem escrita, e bem narrada. H. H é um monstro, mas sabe seduzir e Vladimir Nabokov conseguiu trazer isso para a narrativa do personagem. Foi uma leitura extremamente difícil, contudo, ficou claro pra mim o motivo de ser um clássico.
comentários(0)comente



vanessaxclementino 18/03/2020

Incrivelmente Pertubador
Lolita tem uma narrativa tão precisa e cativante como asquerosa, que nos faz se sentir mal por não conseguir parar de lê-la
comentários(0)comente



@lucassntn 18/01/2019

Doentio e genial
Primeiro é preciso vencer a repulsa para se ler esse livro. Precisa ter coração e estômago fortes. A temática pesada (pedofilia) torna a leitura de muitas páginas extremamente difícil e dolorosa. Dito isso, o livro é espetacularmente bem escrito. A construção do narrador-personagem é uma das melhores que já vi. É daqueles não confiáveis, que sabemos que está manipulando os fatos e tentando nos seduzir com sua linguagem rebuscada, bonita e cheia de floreios. Mas Nabokov deixou pistas sutis e quase subliminares de sua crueldade. Tem aquela arrogância de psicopatas. É um pedófilo, estuprador e sequestrador, que está sempre tentando nos convencer o contrário.
Gostaria muito, MUITO, de ler uma versão dessa mesma história sob o ponto de vista da menina, Lolita.
Gustavo 18/01/2019minha estante
tô terminando de ler e gostando nadinha -_-


@lucassntn 18/01/2019minha estante
Eita, por que? Eu gostei mais a critério técnico mesmo. Nesse sentido, é impecável.


Gustavo 18/01/2019minha estante
achei a escrita boa mas nada de excepcional. e extremamente arrastada! li mais de 100 paginas num dia para ver se acabava logo




Yasmin Domingos 26/04/2016

Lolita
Um misto de amor e odio por esse livro.
Lolita, minha pequena lolita.
Uma criança ainda e ja desperta desejos tao ardentes em um homem ja feito, ate que ponto posso julgar o que é certo ou errado?
comentários(0)comente



Antonio Maluco 13/01/2016

Livro Sensual...Será
eu achava que ia ser que nem a minisérie global:Presença de Anita que ia ter sexo entre os protagonistas mas que nem alguns leitores do livro quando saiu em sua estréia ficaram decepcionado e entediado com o livro acima mas nos anos 50 era raro 1 homem se apaixonar por uma garota de menor idade a ele e hoje em dia infelizmente tá normal essa paixão e agora só me restar ler Presença de Anita e espero não decepcionar com o tal livro...
comentários(0)comente



Flaubi 14/07/2015

Uma grande bosta
Li algumas resenhas aqui e vi muita gente falando de amor pra cá e amor pra lá. Amor merda nenhuma, o protagonista é um doente mental. Ele deixa nas entrelinhas desde o início do livro que não ama a Lolita, mas ama as nymphets. Tanto é que ela não foi a única adolescente com que Humbert se envolveu. O livro é pedofilia pura disfarçada de arte em virtude de uma escrita intelectualmente impecável, porém maçante e cansativa em certos pontos. Mais que isso, mostra a faceta de um ser humano egoísta, pedante, cruel e possessivo, quatro defeitos que estão transpostos na própria escrita. Só terminei de ler porque tenho TOC e não consigo deixar de ler um livro até o fim. A literatura tem que ser livre sim, mas isso não significa que se torne uma obra de arte apenas por ser polêmica ou doentia. Até hoje não entendo o porquê do Kubrick (monstro do cinema) ter gasto tempo adaptando essa historinha sem graça.
comentários(0)comente



Queria Estar Lendo 23/06/2015

Abandonei: Lolita
Lolita é um dos clássicos universais mais falados por ser tão controverso: a história de um professor de meia idade obcecado por uma pré-adolescente divide opiniões e já foi banido de diversas escolas pela polêmica.

Faz algum tempo que eu tentei ler Lolita (talvez uns dois ou três anos) justamente por toda a polêmica. Na época eu tinha uma biblioteca enorme a minha disposição com diversos livros e como eu não tinha nada mais para ler, dar uma chance a Lolita parecia sensato.

Errado. Foi uma experiência que eu nunca tinha vivido antes, porque gosto de pensar que sou bastante tolerante com muitas coisas, não achei que um livro pudesse me fazer sentir dessa forma. E não é porque o livro é ruim, muito pelo contrário. Ele é ótimo!

É bem elaborado, inteligente e muito bem escrito, tão bem escrito que se tornou impossível terminar de ler. Nabokov descreve Humbert Humbert - seus sentimentos e desejos - tão bem, que me senti mal, como se estivesse realmente lendo as memórias de um pedófilo. Não consegui chegar nem mesmo a metade do livro, pois a profundidade com a que o professor de meia idade é descrito é de assustar, tamanha realidade que ganha nas palavras do autor russo.

Horrendo e perturbador são as palavras que melhor descrevem a narrativa e, embora sejam palavras de conotação negativas, servem como elogio, pois não é qualquer um que consegue escrever algo tão real.

Ainda quero lê-lo, ainda quero chegar ao fim, mas sou da opinião de que devemos respeitas os nossos limites em qualquer coisa que fazemos na vida - mesmo ao ler um livro - e acho que ainda não chegou a minha hora de saber lidar com Lolita.

Se você, assim como eu, costuma se envolver muito com o que está lendo, recomendo cautela e estômago forte. Acho engraçado que eu consiga ler fantasia com temas tão perturbadores quanto, mas quando falamos de um livro mais "real" eu trave tanto. Mais um item para a minha longa lista de tiques literários.
Hel 06/09/2015minha estante
Ainda não li Lolita, mas já me senti de forma bem semelhante em relação a alguns livros e quadrinhos, então entendo bem seus sentimentos. Não a velha mentirinha do "sei como se sente", eu senti mesmo, tipo enjoos de estômago e pesadelos...não vou mencionar quais histórias, pq ninguém entenderia. Então, se você ainda se sente assim a respeito de Lolita, é melhor continuar deixando de lado. Não vale a pena se torturar por mais que os outros façam propaganda.


ElisaCazorla 15/09/2015minha estante
Obrigada por seus comentários! Eu sou bem o tipo que se envolve muito com o que está lendo. Melhor deixar esse livro de lado =] Obrigada




spoiler visualizar
comentários(0)comente



/QMD/ 19/06/2013

Henrique quer a visão de Lolita sobre isso tudo.
Lolita conta a história de Humbert Humbert, um homem com quase 40 anos que tem atração sexual por ninfetas (garotas que amadurecem o corpo, mas não na idade; meninas púberes; entre 8 a 14 anos). Desde um trauma que teve com sua primeira namorada, aos 13 anos, ele se satisfaz com pensamentos maliciosos com garotas bem mais novas que ele. Pedofilia. E Humbert não se sente menor que outros por causa disso, expondo claramente essa sua "opção sexual" desde o início, de um modo bastante franco.

Dolores, a chamada Lolita, é uma garotinha de 12 anos que desperta a atenção de Humbert logo que a conhece, na casa de Charlotte. Seguindo dicas de revistas para adolescentes, a garota percebe o comportamento do homem e começa a se insinuar para o pedófilo, que resolve se casar com a mãe dela para que eles não se afastem, alimentando suas vontades doentias.

Vladimir Nabokov criou um livro único. Lolita é instigante, sincero, pesado, polêmico. Pra começar, Humbert não esconde seu desejo por trás de máscaras ou traumas. Apesar de narrar quando seu desejo por garotas púberes começou, ele aceita a condição de pedófilo e, ao início do livro, até procura tratamento psicológico. Tudo fica ainda mais intenso assim que conhece Dolores, transformando o livro em algo parecido como um diário, onde o protagonista narra cada pensamento maldoso e cenas de cunho sexual que imagina.

Sendo categorizado como livro adulto, Lolita acaba vagando por vários outros estilos. Temos literatura erótica, suspense, drama, romance, aventura, novela policial... O autor consegue passear por cada uma das formas de narrativa com maestria, nos presenteando com um texto muitíssimo bem escrito. Apesar de todo o conteúdo sensual, não temos palavras de baixo calão ou uma escrita pobre. Lolita enche nossos olhos com uma trama quase poética, nada vulgar.

As descrições também são um ponto forte do autor. Cada objeto que é passado de frente a Humbert é descrito com palavras tão bem usadas que é fácil se deixar levar pela imaginação do autor, cheio de recursos da poesia, já que o protagonista é professor especializado neste estilo literário.

Precisa ter estômago para acompanhar o diário de Humbert Humbert. O pedófilo nos mostra todos os seus lados, sejam eles bonitos ou feios, simpáticos ou antipáticos. Somente aguentei o cara pelo livro inteiro porque, como já conhecia o final e os bons conceitos que o livro recebe, virava as páginas, mesmo que minha mente quisesse parar, abandonar a história.

Como tudo é muito bem planejado, o livro é bastante denso. São referências a outros livros, palavras anagramatizadas, nomes de personagens que se referem a outras histórias (reais e ficcionais)... Tudo contribui para que o talento de Vladimir Nabokov se torne visível, mas acaba transformando o texto em algo que merece muita paciência. Fora que alguns acontecimentos (principalmente em relação à mãe de Lolita) são um pouco surreais e se deparar com frases em francês no meio da obra pode até parecer uma boa sacada a princípio, mas cansa depois de certa parte do livro. Pecou pelo excesso.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/06/lolita.html
comentários(0)comente



Carol 01/02/2011

O tema não deixa de ser interessante, mas a forma que Nabokov escreve é muuuuuuito maçante. Torturante, eu diria. Ele é muito chato para ser um tarado. Um tarado tímido! Umpf.
Quem sabe consiga terminar de lê-lo outro ano.
comentários(0)comente

Carol 21/03/2011minha estante
vou tentar lê-lo outra vez sim, espero poder terminá-lo e perceber este aspecto nele :)




ritinha 10/06/2010

Fazia tempos que um livro não mexia tanto comigo.
O jogo de palavras, as partes revoltantes, o jogo psicológico, as frases cômicas que me fizeram rir bastante, um livro polêmico, um livro completo. É, com certeza,um grande escritor o Valdimir Nabokov.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR