Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


@lucassntn 18/01/2019

Doentio e genial
Primeiro é preciso vencer a repulsa para se ler esse livro. Precisa ter coração e estômago fortes. A temática pesada (pedofilia) torna a leitura de muitas páginas extremamente difícil e dolorosa. Dito isso, o livro é espetacularmente bem escrito. A construção do narrador-personagem é uma das melhores que já vi. É daqueles não confiáveis, que sabemos que está manipulando os fatos e tentando nos seduzir com sua linguagem rebuscada, bonita e cheia de floreios. Mas Nabokov deixou pistas sutis e quase subliminares de sua crueldade. Tem aquela arrogância de psicopatas. É um pedófilo, estuprador e sequestrador, que está sempre tentando nos convencer o contrário.
Gostaria muito, MUITO, de ler uma versão dessa mesma história sob o ponto de vista da menina, Lolita.
Gustavo 18/01/2019minha estante
tô terminando de ler e gostando nadinha -_-


@lucassntn 18/01/2019minha estante
Eita, por que? Eu gostei mais a critério técnico mesmo. Nesse sentido, é impecável.


Gustavo 18/01/2019minha estante
achei a escrita boa mas nada de excepcional. e extremamente arrastada! li mais de 100 paginas num dia para ver se acabava logo




Queria Estar Lendo 23/06/2015

Abandonei: Lolita
Lolita é um dos clássicos universais mais falados por ser tão controverso: a história de um professor de meia idade obcecado por uma pré-adolescente divide opiniões e já foi banido de diversas escolas pela polêmica.

Faz algum tempo que eu tentei ler Lolita (talvez uns dois ou três anos) justamente por toda a polêmica. Na época eu tinha uma biblioteca enorme a minha disposição com diversos livros e como eu não tinha nada mais para ler, dar uma chance a Lolita parecia sensato.

Errado. Foi uma experiência que eu nunca tinha vivido antes, porque gosto de pensar que sou bastante tolerante com muitas coisas, não achei que um livro pudesse me fazer sentir dessa forma. E não é porque o livro é ruim, muito pelo contrário. Ele é ótimo!

É bem elaborado, inteligente e muito bem escrito, tão bem escrito que se tornou impossível terminar de ler. Nabokov descreve Humbert Humbert - seus sentimentos e desejos - tão bem, que me senti mal, como se estivesse realmente lendo as memórias de um pedófilo. Não consegui chegar nem mesmo a metade do livro, pois a profundidade com a que o professor de meia idade é descrito é de assustar, tamanha realidade que ganha nas palavras do autor russo.

Horrendo e perturbador são as palavras que melhor descrevem a narrativa e, embora sejam palavras de conotação negativas, servem como elogio, pois não é qualquer um que consegue escrever algo tão real.

Ainda quero lê-lo, ainda quero chegar ao fim, mas sou da opinião de que devemos respeitas os nossos limites em qualquer coisa que fazemos na vida - mesmo ao ler um livro - e acho que ainda não chegou a minha hora de saber lidar com Lolita.

Se você, assim como eu, costuma se envolver muito com o que está lendo, recomendo cautela e estômago forte. Acho engraçado que eu consiga ler fantasia com temas tão perturbadores quanto, mas quando falamos de um livro mais "real" eu trave tanto. Mais um item para a minha longa lista de tiques literários.
Hel 06/09/2015minha estante
Ainda não li Lolita, mas já me senti de forma bem semelhante em relação a alguns livros e quadrinhos, então entendo bem seus sentimentos. Não a velha mentirinha do "sei como se sente", eu senti mesmo, tipo enjoos de estômago e pesadelos...não vou mencionar quais histórias, pq ninguém entenderia. Então, se você ainda se sente assim a respeito de Lolita, é melhor continuar deixando de lado. Não vale a pena se torturar por mais que os outros façam propaganda.


ElisaCazorla 15/09/2015minha estante
Obrigada por seus comentários! Eu sou bem o tipo que se envolve muito com o que está lendo. Melhor deixar esse livro de lado =] Obrigada




Maria.Printes 08/05/2021

A escrita é fantástica, não posso deixar de falar isto. Definitivamente nada a ver com o filme, o que não me surpreende de forma alguma.
comentários(0)comente



Luck Nyu 09/10/2024

O primeiro livro funcional que consegui ler
Simplesmente isso, um livro que consegui finalmente ler entretanto não consegui interpretar bem o conteúdo do livro, pensei que o livro contava sobre o romance do protagonista com lolita, entretanto não pude notar que o romance erá inteiramente documentado na cabeça do personagem.
O livro nitidamente segundo meus amigos retrata abuso de indefeso, de uma situação de impotência, anos mais tarde mais velho recebi este balde de água de meus amigos e ao invés de ler assisti o longa metragem. E pode notar que minha leitura foi pífia, lembrando eu tinha por volta dos meus 14 anos quando li.
comentários(0)comente



Léia Viana 21/09/2024

Pesado.
"He broke my heart. You merely broke my life."

É difícil concluir o que achei dessa leitura. Pesada, com passagens nojentas, mas de uma construção de vocabulário que pega o leitor. É impossível negar a escrita elegante de Nabokov nesta obra, nisso ele ganha com uma vantagem assombrosa de um outro livro asqueroso que li, mas de Llosa.

O livro foi "Elogio da Madrasta", na época em que li terminei enojada e com um baita mal estar. Agora, anos depois, ao ler Lolita, percebi que o vocabulário bem construído com uma escrita elegante, tornou, por um lado, a leitura mais "palatável", mas não menos sofrida.

Este é um livro que não pretendo reler. Não renego sua importância na literatura e nem na vida. Sim, na vida. Acho importante sabermos que infelizmente o perigo realmente pode estar dentro de casa, onde menos esperamos ou estamos atentos para isso.

comentários(0)comente



bebeao3o 27/07/2024

"Lolita"
Uma obra de arte perturbadora de se ler, sente-se como uma obra de terror psicológico. Não é uma história romântica e em hipótese alguma deveria ser tratada ou vista como tal. A obsessão repulsiva do narrador imoral, perverso e manipulador é contada através da escrita impecável, questionadora e descritiva de Nabokov, de modo a te afundar nas profundezas da mente do monstro que é o narrador e questionar o quão longe um ser "humano" pode ir para justificar suas crueldades malevolentes.
comentários(0)comente



Rick 26/06/2024

Difícil
Li este livro como parte de um projeto de leitura que eu me dei este ano, no qual eu leio um clássico da nossa literatura e um de literatura extrangeira. O clássico escrito fora do Brasil da vez foi "Lolita".

Não gostei do livro, arrastei-me pela leitura e foi uma tarefa árdua terminar, também, achei um tanto perturbador. A descrição do desejo do Humbert Humbert é muito viva, clara e forte aliada à uma escrita bastante poética se tornou impactante. Trata-se de uma leitura desconfortável, desconcertante e estarrecedora.

A nota que dou a este livro deriva do quão eu gostei dele. Se eu usasse outro critério, como o esmero do Nabokov em criar uma obra bastante poética e com muito rigor literário, daria 5 estrelas, já que apesar de ser um livro perturbador, é muito bem escrito e é perceptível o cuidado que ele teve com seu trabalho.
comentários(0)comente



Luna336 04/06/2024

Comecei a ler esse livro em tentativa de ler mais livros clássicos e culturais. Confesso que eu demorei muito pra acabar de ler ele por conta das cenas perturbadoras. Já sabia de sua fama quando eu fui ler, mas eu realmente acreditei que seria mais leve.
comentários(0)comente



Bárbara 21/04/2024

Que aflição
Gente, quantas cenas horrendas eu meu Deus. Uma leitura difícil e nada agradável já bem pro final e só queria que ele terminasse. E assim foi.
comentários(0)comente



isabelly389 06/10/2023

Hh
é um bom livro desde que você não seja da meia idade e branco, profundo e retrata coisas que de fato acontece.
comentários(0)comente



Rodrigo.Alves 13/06/2023

Humber Humbert meu ovo
A trama é famosa. Humbert Humbert, um pedófilo uqe abusa de Dolores Haze. A escrita também é muito boa, é o que todos comentam. No entanto, a progressão narrativa é maravilhosa. O livro é escrito na forma de uma carta, uma confissão apologética. Ele começa trazendo simpatia a si por seu passado triste e como ama a pobre garota. Mas sua possesão se intensifica e além dos abusos sexuais, tem o rapto, os abusos físicos e a paranóia que aumenta de uma forma tão sutil que você chega a achar que está tudo bem.
comentários(0)comente



Lílian 12/02/2023

Tinha potencial, mas se perdeu na própria corrida
Tive que dar uma longa pausa quando cheguei no meio do livro pra iniciar "a outra parte" e fiquei me perguntando o porquê até chegar ao final e encontrar: ele se perde.

A primeira metade (isso aqui quem fala é alguém que nunca estudou psicologia o suficiente) é uma boa descrição da mente de um pedófilo, o que me fez pensar muito sobre e ter mais cuidado ao olhar estranhos próximos a crianças na rua e coisas assim (nem um pouco traumatizada kk) e a maneira do estado tratar as pessoas com esse distúrbio.
E a segunda é uma história sobre alguém "realizado" tentando manter o paraíso de sua vida? Acho que podemos falar isso em consenso. O que me deixa confusa- isso não deveria ter sido uma "análise psicológica" até o final? Não sei.
E o fim é a cereja do bolo dessa coisa toda, pois nem parece mais a mesma história que se começou.
Pra mim é um grande ponto sem nó.
comentários(0)comente



Pêssego 07/09/2022

Indigesto
Nossa, que livro incômodo!
Difícil dar uma boa nota para uma leitura abominável, de difícil digestão, mas com uma escrita impecável!
Ao longo do livro nos deparamos com um narrador mentiroso e manipulador.
Escrito em primeira pessoa, se não tomamos cuidado, acreditamos em suas mentiras! É preciso fazer uma leitura ativa, crítica.
Impossível ter sido considerado uma história de amor, e ter sido romantizado no cinema.
Mas o autor merece nota máxima, pois além de tudo o livro foi escrito em inglês, que não era sua língua materna.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR