Macunaíma, o herói sem nenhum caráter

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


949 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


booksdrii 21/07/2024

Macunaíma
Uma vez um professor disse que livros clássicos não devem ser avaliados. Concordo em partes. Houve também uma tentativa de análise sociológica e histórica envolvendo essa obra esses dias na internet (onde todo mundo dá opinião) e eu li para fins de análise literária para uma prova da faculdade, que não cabe colocar aqui.

Minha opinião pessoal como pessoa que lê livros para fins de entretenimento é de que esse livro é chato, chato, chato. Torci o nariz várias vezes, além de ficar desconfortável com várias situações que depois entendi ser por causa da misoginia e do racismo. Mas também achei muito interessante como, aparentemente, ele usou elementos fantasiosos para trazer à tona a miscigenação do país e se utilizou de lendas ? que não sei serem reais ? para explicar a existência de certas coisas.

Não é um livro que eu leria se não fosse obrigada pela faculdade, mas achei interessante ler e, nas discussões em aula, saber de outras perspectivas da obra.
comentários(0)comente



Isadora 20/07/2024

É uma história bem curtinha, que da para ler em umas duas horas, mas que é muito interessante. Incialmente, eu achei que ia ser bem chatinha mas medida que eu fui lendo toda a trama ficou mais interessante e a leitura fluiu de forma muito positiva. O que mais me chama a atenção no livro são as suas expressões modernistas, que faz também várias apologias ao antropofagismo e à cultura e folclore brasileiro. Também é possível observar referências artísticas na obra, como o quadro Abaporu. Tudo isso condiz muito com o intuito do livro e a época em que a obra foi criada.
comentários(0)comente



Joao.Marcelo 18/07/2024

Um preto, filho de indígenas, que estupr@, mata e é preguico
Nas primeiras 10 páginas um garoto de 6 anos faz sexo, depois cresce e junto de outros dois homens nocauteiam uma mulher, prendem numa árvore e estupr@m. Mais um homem escrevendo sobre violência sexual com mulheres de forma irresponsável, como se fosse piada. Não recomendo a leitura, parei nos primeiros capítulos.

Fora todo racismo e preconceito implícito.
amada5 19/07/2024minha estante
amigo o livro foi escrito em 1928


Henry.Freire 29/09/2024minha estante
Ao meu ver nem tudo que é representado na obra de um autor é a visão dele sobre algo, ele pode ter mostrado isso para mostrar a realidade do sexo precoce que as pessoas eram e são induzidas e também a violência contra a mulher, não vangloriando mas sim abominando. É só uma interpretação.




Raddatz! 18/07/2024

Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são...
Macunaíma é um dos melhores livros que eu já li. Um dos meus pontos favoritos é a escrita, que apesar de ser estranha no início, com o costume se torna uma das partes mais criativas e cativantes do livro, além das jornadas cheias de humor e encrencas do nosso Brasileirissimo herói sem caráter.
comentários(0)comente



Daniel 17/07/2024

Macunaíma é uma história muito singular. Com sua maneira envolvente e humorada, entramos em contato com um universo fantástico e belo.
comentários(0)comente



Dai 10/07/2024

Não lim coloquei esse pq o livro que li com a mesma quantidade de páginas ano consta aqui. Mmmmmmmmmmmmm
comentários(0)comente



JAlia.Maestri 09/07/2024

O herói cabeça dura
Eita como Macunaíma só faz m*rda... Já havia lido para algum vestibular anos atrás, mas desta vez, lendo por vontade própria, consegui refletir melhor sobre diversas atitudes do admirável herói sem nenhum caráter. Resolvi reler após ler o livro "Miss Macunaíma", do Alexandre Rabelo (outra baita leitura, diga-se de passagem). Enfim, conheço vários tal qual Macunaíma por aí...
comentários(0)comente



MiguelPRamos 07/07/2024

Esse é modernismo raiz
O primeiro contato foi um choque. Mesmo sabendo que é um livro "experimental", que fez parte do modernismo e tudo aquilo que nos é dito sobre esse movimento literário na escola, é difícil alinhar a expectativa pra ler esse livro.

No início nada faz sentido, a narrativa não tem um local muito bem definido, nem tempo. É tudo meio confuso. E continua assim até o fim, mas a leitura vai se adaptando, quando se quer abrir o coração pro que o Mário de Andrade quer mostrar.

Nesse momento que parei de esperar muita lógica a leitura ficou bem agradável, as brincadeiras que o autor faz com as palavras e com os personagens, as relações folclóricas e as piadas são muito interessantes.

Mas no fim o melhor era ver o herói da nossa gente falando ai! que preguiça!
comentários(0)comente



Tico Menezes 06/07/2024

Aplausos, por favor! Mais e mais aplausos!
Sou totalmente avesso à ideia de ler por obrigação ou de que, algumas coisas, aprendemos através da dificuldade. Mas sou MUITO a favor de desafios, especialmente desafios literários. Acredito que alguns livros exigem certa maturidade para serem compreendidos - e, muitas vezes, nem serão entendidos em sua inteireza. Definitivamente foi o meu caso com Macunaíma, livro que agora amo, quero debater sobre, ler resenhas e assistir aulas.

Genialidade rima com Mário de Andrade e não é à toa. O tanto de referências culturais usadas para construir esse universo mágico, folclórico, repleto de cores, dores, infinitos e vida onde vive Macunaíma é fruto de muito estudo, carinho e respeito pelo Brasil, por todos os Brasis. A dubiedade dos personagens e a imprevisibilidade da trama faz com que não haja expectativa, não por falta de empolgação, mas por simplesmente não haver como anteceder qualquer elemento que será apresentado aqui. São muitas criaturas, muitas atitudes inesperadas, muitas possibilidades não explicadas que nem mesmo querem ser compreendidas. É uma viagem que exige mente aberta.

Depois de um certo ponto passei a encarar Macunaíma como uma história sobre o Brasil. Dos primórdios aos dias atuais, as violências sofridas, a invasão, os tesouros, as lendas, as imposições, o orgulho, tanto, tanto, tanto de nós e nossas vidas metaforizados, antropomorfizados e homenageados. Macunaíma não é nada didático, nada fácil e por exatamente isso é uma conquista que merece todo o valor. Vivíssimo!
comentários(0)comente



fubies 05/07/2024

Um herói sem caráter
Eu enrolei demais para fazer essa resenha porque eu não sabia bem o que falar. No início do livro eu não entendi absolutamente nada do que era narrado e dito, eu não sabia se me sentia burra ou brasileira de merda por não saber palavras tão repetidas num clássico brasileiro. No fim, abri um post do Brasil escola e, toda vez que terminava um capítulo do livro, ia lá no site ler o resumo (para ter certeza de que entendi mesmo o que estava sendo narrado). Acontece que levou muito tempo pra mim até entender quando Macunaíma tava brigando, brincando ou fazendo saliências.

No início, fiquei com muita raiva do Macunaíma, depois só passei a esperar muito pouco dele e daí até que a leitura me entreteu.

É muito confuso não gostar ou assimilar direito um clássico, sempre parece que eu sou tonga demais. Mas no fim, quando li o que inspirou a história (aquilo sobre o brasileiro, naquela época, não saber bem quem era) foi interessante e me fez gostar um pouquinho mais da história.
comentários(0)comente



AnaJuh.Jac 01/07/2024

Livro que li no meu terceiro ano (2018)
Minha maravilhosa professora de português que estava ensinando sobre o modernismo, queria que entrássemos a fundo no período, então eu lembro que li esse livro, era muito diferente do que já tinha lido na vida, gostava de fantasia, e esse livro é tão diferente, na época achei ruim (porém compreendia a importância), porém hoje quando lembro que ele quebrou esse paradigma do índio do romantismo -o índio bonzinho- vejo o quanto Mário de Andrade foi criativo, engraçado e bem confuso ao escrever Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, bem malandro, que mostra um Brasil real.
comentários(0)comente



Fernanda1943 30/06/2024

Vale a pena ler
Não gostei da história, as ilustrações são ótimas, mas a história não me desce! Vale a pena ler, mas é só isso mesmo...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cytheria 27/06/2024

Adorei o livro, amo a aleatoriedade dele, do quão imprevisível cada página e cena era. Adorei também a mistura da cultura indígena
comentários(0)comente



elis no brega 27/06/2024

Chato
Entendo que seja um livro importante, mas não consigo me conectar com a história.

a coisa que mais me incomodou foi a linguagem, que muitas das vezes era desnecessária.

no geral, tava torcendo pro livro acabar logo.
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR