spoiler visualizarRaquel.Cola 09/11/2024
Herói com quedas
O que ficou na minha cabeça quando terminei o livro foi de que Guma é o herói da história, mas foi retratado como o herói que erra, que cai, que tem questões morais, como tantos outros são tratados na literatura. Ninguém é 100% bom nem 100% mau. Acho que é uma forma de humanizar e criar identificação com o leitor.
Não vou mentir que a primeira metade do livro não me atraiu tanto, demorei muito pra engatar na história. Mas, depois que Guma conhece Livia, fiquei mais interessada.
Achei o livro um pouco repetitivo sobre Livia ter medo que Guma morresse e querendo ir embora dessa vida de mar, mas entendo que é um aspecto importante de estar fixado na mente de quem lê.
Quando Guma começa a se atrair por Esmeralda e trai a esposa, grávida e doente, e o melhor amigo (companheiro de Esmeralda), fiquei muito revoltada. O texto, pra mim, deixou claro que o remorso dele em trair o amigo era maior do que o de trair a esposa. Esmeralda conta dessa traição à Rufino (o amigo) no momento de sua morte, ele então se mata logo após matá-la. Dessa forma, Livia nunca descobre o que Guma fez, o que me fez questionar o motivo disso ser acrescentado na história, já que não se desenvolveu numa vingança de Rufino ou numa descoberta de Livia. Porém, depois entendi que é pra mostrar o que falei no começo da resenha, que heróis fazem coisas ruins também. Isso se somou com a entrada dele pro contrabando, que antes mesmo de acontecer já se justificou pela falta de dinheiro do casal.
Por fim, achei inesperado o destino de Livia. Pensei que ela iria embora com o filho para o trabalho em terra firme, que não iria mais querer saber de mar depois da morte do marido. Mas não, ela escolhe também virar mestre de saveiro, e achei belíssimo o final sendo os caras no cais dizendo que estão vendo Iemanjá, Janaína, ali.
Gostei também de descobrir que o nome do livro, Mar Morto, é referente ao sentimento de Livia perante o mar com a perda de Guma. O mar antes era vivo, azul, com movimento, e depois se tornou chumbo, parado e morto.
Enfim, tô feliz que finalmente terminei esse livro, vamo pro próximo.