Mar morto

Mar morto Jorge Amado




Resenhas - Mar Morto


448 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Steff 17/07/2020

O mar é mistério
Li esse livro por indicação de uma amiga, confesso que no início eu tive muita vontade de desistir, foi meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado e foi um pouco difícil pra me acostumar, mas gostaria de ressaltar que não me arrependo de ter dado continuidade. Da metade do livro para o final ele me prendeu de um jeito que fiquei totalmente apaixonada.
O romance tem como protagonista principal o mar, lugar que desencadeia nos personagens sentimentos tão diversos que parecem impossíveis ocorrerem simultaneamente.
Ao longo do livro são tecidas narrativas que envolvem amor, amizade, religião, traição, questões sociais, culturais, agressão e tantas outras temáticas de forma harmoniosa.
A vida do povo marítimo, seja por nascimento ou destino é permeada por questões profundas que só a leitura fará você compreender.
A leitura é maravilhosa, principalmente quando você passa a se acostumar com a forma que é organizada, vale muito a pena, é um livro muito emocionante e desperta um olhar mais aguçado sobre diversas questões.
comentários(0)comente



Barbara Martins 06/08/2022

Vale a pena
Já adianto que é difícil, mesmo a escrita do Jorge Amado sendo maravilhosa. No começo eu senti dificuldade pra entender o jeito de falar dos personagens, mas com o tempo me acostumei. O livro é incrível, mostra a realidade sofrida daquele povo e a falta de esperança. Muitas vezes eu torci o nariz para as atitudes do protagonista, além de umas ideias que eu não concordo, mas não é culpa do autor, e sim da época. As repetições podem parecer cansativas, mas elas tem um conceito por trás: Como certas coisas na vida são diariamente repetidas e são tomadas como verdade absoluta, sendo que no fim cabe a cada um de nós romper com essa verdade e buscar nossa própria vontade
comentários(0)comente



raquel 23/05/2020

doce é o mar
jorge amado não me decepcionou em nenhum dos livros que eu li. em mar morto, repleto de simbologia, a vida no ?cais? flui como a água.
comentários(0)comente



Camila.Stephane 30/12/2021

Meu primeiro livro do Jorge Amado e não imaginava que ele escrevia assim tão diferente. Primeiramente gostei de todas as informações sobre o povo que mora nos portos e sobrevive do mar,sobre a religião e cultura deles. Mas oq mais me chamou a atenção foi a escrita do livro,parece rimada...cantada...tenho a sensacao de ler a letra de uma musica bela e triste....gostei
Carolina.Gomes 30/12/2021minha estante
O meu primeiro foi Capitães da areia. Acho q vc vai gostar.


Camila.Stephane 01/01/2022minha estante
Será o próximo




Tatiane 07/11/2022

O mar é doce amigo
Esse livro é poesia pura! Tudo o que eu disser não vai ser o suficiente para descrever o que eu sinto por essa obra. A escrita do Jorge Amado é um carinho para quem está lendo e nos transporta diretamente para a vida no cais da Bahia.

Li Mar Morto em 2019, num momento muito importante e agora em 2022 decidi reler ao iniciar uma nova fase da vida. Tenho um carinho especial por ele, que me acompanhou e me abraçou com uma história de amor e lealdade ao mar.
comentários(0)comente



Simone Chyz 17/03/2009

Maravilhoso! Imperdível! Um livro fascinante, com personagens tão verídicos como só Jorge Amado poderia criar.
comentários(0)comente



Carolina CM 10/05/2020

É doce morrer no mar...
Esse livro é um poema muito bem escrito. Entramos na vida do cais de Salvador com as músicas e poesias do Mar. Somos apresentados a Iemanjá, com seus 5 nomes e complexidades em geral. A Deusa que protege, mas também busca seu povo para o fundo do mar. É a história de amor de Guma e Lívia, permeada pela dureza da vida do cais. Professora Dulce e Dr Rodrigo tem seus momentos onde fazem excelentes reflexões sobre a vida dessa gente à espera de um milagre. Traíra, Rufino, Esmeralda, Francisco e outros mais nos brindam com muitas aventuras e poesia nesse livro lindo.
comentários(0)comente



Jader 27/02/2020

Prosa da melhor qualidade...
comentários(0)comente



Rafael 26/12/2021

"Mas destino é coisa que não se muda."
É um imenso prazer, para mim, ler as histórias contadas por Jorge Amado. Nesse livro, Mar morto, o escritor baiano aborda a sofrida vida dos homens que ganham a vida com o mar, e de suas famílias, que vivem em constante temor com o destino que quase sempre se concretiza àqueles que se aventuram pelas águas de Janaína. É demasiadamente prazeroso acompanhar as aventuras na beira do cais do Recôncavo Baiano, as tristezas e alegrias dos marítimos, suas histórias, canções e as celebrações religiosas e culturais que permeiam o livro. Nessa segunda leitura de Jorge Amado, já posso dizer que me tornei um admirador. Sua facilidade com as palavras, os personagens incríveis, e a crítica social que está entranhada em suas obras são alguns dos pontos positivos de seus livros. Como não se encantar com as personagens femininas, passando pelo zelo e o amor de Lívia, a sensualidade e a malícia de Esmeralda e a força e a valentia de Rosa Palmeirão. Para não me estender muito, cabe a mim indicar essa leitura. Uma viagem à Salvador do início do século XX. Certamente um dos grandes clássicos da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Rodrigo 22/02/2024

Não se abandona o mar
Meu autor brasileiro predileto, Jorge Amado já mostrava, desde o primeiro romance, seu amor poético à Bahia.

Narrando as lutas e amores de um povo guerreiro e sofrido, o autor constrói o imaginário do cais e das viagens que rasgam o território de Iemanjá. Ela acompanha tudo: atenta, amorosa; severa!

O início do livro é um tanto repetitivo, com a insistência sobre as qualidades do mar, bem como sobre o destino imutável dos marítimos. Após alguns capítulos, o autor sossega, e a história se desenvolve, com toda a beleza característica da obra de Amado.

Nutri expectativas sobre um levante dos marinheiros, que se materializa apenas parcialmente. Assim, o autor propõe o embrião de uma revolução que fica para o futuro. No entanto, isso também demonstra a realidade: a vida é luta que se ganha a cada pequeno passo. Mais real, impossível.

Terminei o livro devastado, mas Jorge Amado me avisou: "ninguém pode nascer ou morar no mar sem o amar como amante ou amigo. Pode-se amar o oceano com amargura. Pode esse amor ser medo ou ódio. Mas é um amor que não se pode trair, que nunca se abandona. Porque o mar é amigo, é doce amigo" (p. 249).

Recomendo demais!
comentários(0)comente



Willi Vieira 09/03/2024

Incrível!!!
Jorge Amado me cativou com essa obra, história muito envolvente, com muito romance e um final triste.

Fiquei tão imersa na leitura que sonhei com o cais de Salvador. ??
comentários(0)comente



Marcelo Henrique 04/10/2021

Salve Jorge!
Uma arrebatadora história de amor contada no cais de Salvador, essa é uma linha principal de Mar Morto e entrecortando isso, temos a já conhecida e excelente abordagem do autor, contando os causos dos seus irreverentes personagens e, principalmente, a condição de vida daquela gente.

? ?

Foi até angustiante ler esse livro, conhecendo o estilo do autor, e sabendo que não seria um ?final feliz? nos moldes como estamos acostumados... não tinha como ser!! Mas a narrativa não é vazia, com Jorge nunca é, a muita coerência no destino dos seus personagens e isso é o mais legal de tudo.
comentários(0)comente



Cicero 06/05/2024

"...porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem."
Uma leitura envolvente, que te faz se sentir parte da vida no cais, abraçando cada personagem, proseando com eles, indo no Farol tomar umas com os saveiristas, que até nos faz sentir aquele cheiro de maresia misutrado com mar de peixe fresco. Obrigado e parabéns por essa obra Jorge Amado.
comentários(0)comente



"Aonde você vai Sam?" 28/12/2022

Mar morto. Jorge Amado vivo!
Certa feita um amigo fez pouco caso do fato do Nobel de literatura de 1998 ter sido uma disputa entre Saramago e Jorge Amado; segundo ele o primeiro é muito superior ao segundo. Como, na época, eu só conhecia Saramago me vi obrigado a concordar.
Entretanto hoje após conhecer boa parte da obra tanto dum como doutro percebo que o único prêmio Nobel conferido a um escritor de língua portuguesa poderia mesmo ter ido pra qualquer um desses grandes amigos!

As literaturas e os temas são muito diferentes, mas guardadas as devidas proporções Jorge Amado é sim, tão f*da quando Saramago!
comentários(0)comente



Mari 20/10/2021

Jorge amado né
O livro é pftoooo
O misticismo de Iracema sempre presente por toda a narrativa torna a história super interessante
Tb é recheada de música
comentários(0)comente



448 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR