Gabriel Seixas 13/01/2020
Um legado do autor: uma lista com pequenos e grandes transformadores de vida
Primeiramente, este é um livro para todo mundo. Segue a informação na orelha da capa: “Um dia, um brilhante psiquiatra e pesquisador na área de neurociência resolveu substituir o estudante que ficara de comparecer a uma de suas experiências neurológicas. Entrou na máquina de ressonância magnética, mas seus colegas logo interromperam o procedimento com uma alarmante notícia: havia um tumor em seu cérebro. E pior: pessoas diagnosticadas com esse tipo de tumor poderiam ter, no máximo, seis meses de vida. O episódio ocorreu há quase vinte anos e desencadeou uma mudança radical no pesquisador. Determinado a compreender a doença, fez um extensivo levantamento de estudos científicos sobre alimentos, terapias complementares e fatores que poderiam ajudar na sua recuperação. O resultado é uma abordagem inédita: uma prática de prevenção baseada em evidências científicas que, associada a tratamentos tradicionais, contribui para uma poderosa biologia anticâncer.”
.
Tive a curiosidade de ler este livro por diversos motivos, porém o principal deles é porque estou estudando a área de terapias complementares e gostaria de aprender mais sobre o seu uso em pessoas com câncer. De que forma é possível complementar tratamentos convencionais? Quais terapias já foram utilizadas e o que os estudos dizem sobre seus resultados? O que o autor modificou em sua vida e o que aconteceu depois?
.
Todas as minhas perguntas foram respondidas ao longo do livro? Sim. E muito mais veio com elas. Algo que procuro estudar e praticar na minha vida são os hábitos saudáveis, sejam eles alimentares, de exercícios físicos, de pensamento, de atitude. E esses pontos também são abordados ao longo da história do David. “[...] O dr. Bouillet conhecia também os mecanismos múltiplos pelos quais a atividade física transforma toda a fisiologia: em primeiro lugar, ela reduz a quantidade de tecido adiposo, principal local de estocagem de toxinas cancerígenas – como nos ursos polares (ver capítulo 6). Na Universidade de Pittsburgh, Devra Lee Davis fala de nosso excesso de gordura como o “depósito de lixo tóxico” do corpo humano. Para ela, toda forma de atividade física capaz de reduzir a gordura – e com ela seu depósito de contaminadores – é o primeiro método de “desintoxicação” do corpo. Além disso, o exercício físico modifica em profundidade o equilíbrio hormonal. Ele reduz o excesso de estrógenos e de testosterona que estimulam o crescimento dos cânceres (particularmente os cânceres de mama, de próstata, de ovário, de útero e de testículo). Reduz também a taxa de açúcar do sangue e, consequentemente, a secreção de insulina e IGF (ver capítulo 6) que contribuem tão dramaticamente para a inflamação dos tecidos – e, através dela, para a disseminação dos tumores. Ele age até diretamente sobre as citocinas responsáveis pela inflamação, fazendo baixar seu nível no sangue. Finalmente, a atividade física – da mesma maneira que a meditação – atua diretamente sobre o sistema imunológico. Ela parece protegê-lo contra o estresse das más notícias. [...]”
.
Com muitos estudos científicos, história da evolução de comportamentos e hábitos de seres humanos em diferentes partes do mundo e também relatos de outras pessoas com câncer, este livro explora o desenvolvimento da doença, o que é feito atualmente, o que pode ser complementado e uma lista de pequenos e grandes transformadores de vida, criado pelo autor. Deixo aqui, de forma resumida, algumas de suas contribuições:
. Evitar os produtos químicos industriais quando for possível;
. Comer produtos orgânicos de animais alimentados a pasto;
. Reequilibrar a alimentação;
. Filtrar a água da torneira;
. Fazer 20 a 30 minutos de atividade física diariamente;
. Tomar sol durante 20 minutos por dia quando por possível;
. Praticar um método de autocentragem e tranquilidade;
. Resolver os traumas passados;
. Aprender a acolher as próprias emoções;
. Aprender a deixar as emoções se dissiparem sem se prender a elas e;
. Encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar as emoções.