spoiler visualizarBreno_Oliveira 05/09/2023
Clássico!!
Dom Quixote, um fidalgo de meia idade, vive na província de Mancha, na Espanha, onde é apaixonado por livros, especialmente os de aventuras de cavaleiros andantes. No vilarejo em que mora, possui uma biblioteca com diversos livros desse tema nas estantes. Um dia, decide, então, que vai ser um cavaleiro andante, combatendo vilões e ajudando donzelas ( como costumava dizer ).
Como um bom cavaleiro, merecia uma armadura e um escudeiro. Acha uma velha armadura no fundo da biblioteca, uma fraca espada e uma frágil lança. Quanto ao escudeiro, chama Sancho Pança, um grande mas inocente homem do vilarejo, para acompanhá-lo em suas aventuras, prometendo reconhecimento e glórias em suas aventuras. Partem do vilarejo e começam essa vida da cavalaria.
Juntos, eles enfrentam muitos desafios, outros cavaleiros e coisas imaginárias provocadas pela viciante leitura de Dom Quixote nos livros de aventura. Ganham diversas batalhas, perdem mais ainda, chegam à beira da morte. Ainda conseguem se divertir com essas aventuras, mas na batalha final, o fidalgo enfrenta um cavaleiro que já havia enfrentado antes ( e vencido ), mas nessa última é derrotado e punido com anos sem cavalaria. Nesse tempo, volta ao vilarejo e se dá conta das loucuras que ele e seu escudeiro Sancho Pança passaram juntos. Acaba pegando uma gripe fortíssima e Dom Quixote acaba morrendo. Uma morte de um cavaleiro andante que será lembrado por muitos.
Sinceramente, quando começou o livro, achei que seria chato e sem graça, mas conforme a história foi se desenvolvendo, me chamou a atenção e acabei gostando do livro. Esse clássico da literatura me surpreendeu positivamente, e para todos que vão ler, desejo que deem uma atenção a mais para ele. Recomendo muito!!