Bruna.Duailibe 02/10/2022
Estonteante Cavaleiro da Triste Figura
Esse livro costuma dar medo em qualquer leitor, afinal, é uma obra de 1600 considerada atemporal. Confesso que quando tive a intenção de começar a leitura busquei logo encontrar a melhor tradução. Depois de pesquisar, optei pela editora Penguin (e recomendaria para qualquer um essa edição).
Dom Quixote é um livro que, lido nos tempos atuais soa como uma comédia (que de fato pode ser interpretada como uma), mas quando se pensa no seu significado no século XVII o cenário muda. Considerado o primeiro romance moderno da história, Dom Quixote é conhecido por ser um camponês que decide se tornar um cavaleiro por conta própria, ignorando completamente a realidade. Na sua obra, Cervantes ridiculariza a popularidade das histórias de cavalaria e desenvolve um personagem tão obcecado pelo cenário da idade média que mergulha fundo na loucura. Em contrapartida, também nos inserimos em um profundo desejo de viver o sonho criado por Dom quixote. Seus objetivos são bem demarcados e ninguém que ouse duvidar da sua convicção e principalmente do seu título de cavaleiro. Ademais, personagens como o seu fiel escudeiro Sancho Pança, um padre, um barbeiro, Doroteia, Lucinda, Cardênio e Dom Fernando marcam passagem com histórias envolventes sobre seus destinos. Por fim, deixo uma citação do próprio Cervantes sobre seu famoso livro:
"Ele só pede aos leitores, em prêmio pelo imenso trabalho que lhe causou remexer e inquirir todos os arquivos da Mancha para trazê-los a luz, que lhe deem o mesmo crédito que as pessoas inteligentes costumam dar aos livros de cavalaria, que tão festejados andam no mundo, que com isso se dará por bem pago e satisfeito (...)"