Davi.Paiva 26/12/2022
Atemporal
Este é mais um livro da minha coleção particular que estou vendendo por falta de espaço. Mas antes de passar para frente, resolvi fazer a leitura do mesmo.
É humanamente impossível procurar ser uma pessoa interessada em cultura e não conhecer o mito de Dom Quixote. E embora eu tenha a edição integral, aproveitei que tenho esta versão adaptada e muito bem ilustrada para fazer a leitura e ver se Dom Quixote é muito mais do que o sujeito que enfrentou moinhos de vento achando que eram gigantes.
Resultado: ele é.
Eu não sei se foi pela época que vivemos ou se Miguel Cervantes consegue ser atemporal, mas eu fiquei impressionado em perceber como o protagonista é tão negacionista ao ponto de distorcer a realidade para que os fatos se adequem à forma como ele enxerga o mundo. Ou melhor, como ele foi doutrinado a enxergar o mundo dado o fato de ele ter passado tanto tempo em uma bolha literária de consumir apenas literatura de cavalaria. Sem dúvida, "Dom Quixote" me ensinou algo que está bem fácil de se perceber: ficar em uma mesmice só te dá uma forma de enxergar o mundo.
E não custa repetir: as ilustrações de Gustave Doré são muito boas.
A única ressalva que tenho é o formato do livro. Ficou grande (parece um caderno escolar de 10 matérias) e bem difícil de carregar. Poderia ser no tamanho padrão de um livro comum e seria bem mais interessante.
Então se você quiser conhecer a obra máxima de Miguel de Cervantes e não se importar com uma versão adaptada, dê uma chance ao trabalho de Ferreira Gullar. Está excelente.
Recomendo!