El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha Tomo 3

El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha Tomo 3 Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1164 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |


Gabs 11/10/2021

um livro que todos devem ler
bom, eu ja li o livro a um tempo, mas foram algumas vezes, para ser sincera, e esse clássico em específico eu amo, não tem como!!! ??
comentários(0)comente



Danielle M Tostes 11/10/2021

Já gostei bastante de ler a nota do tradutor no início do livro. Não sei se é porque estou ficando velha, mas gosto bastante de ler notas, apresentações, introduções. Acho que já me trazem pra dentro da história e enriquecem ainda mais a experiência da leitura quando apresentam o contexto em que se insere.

Apesar disso, não sabia ao certo o que esperar dessa leitura. De início, não pude julgar Dom Quixote: muitas vezes parece mais interessante se viver a fantasia que a vida real. Mas preciso confessar que eu não esperava que ele fosse me conquistar tanto. Ao longo do livro, ele e seu fiel escudeiro Sancho Pança foram me envolvendo de tal maneira que terminei o livro chorando. Me diverti muito com muitas de suas desventuras e fiquei admirada com sua coragem e determinação. Gostei muito dos vários provérbios citados por Sancho. Nem sei bem o que falar sobre o livro. Refleti bastante ao longo da leitura (isso tem acontecido frequentemente e acho que é outro sinal de que estou ficando velha rs). Gostei muito!

site: https://vivotentando.blogspot.com/2021/10/resenha-dom-quixote-de-la-mancha-miguel.html
comentários(0)comente



joaoguilhermegurgel 04/10/2021

Ok, um dos melhores livros que já li.
Todos nós já ouvimos falar do clássico de Miguel de Cervantes, mas sinto que ele é pouco comentado a fundo, tal qual pouquíssimo discutido.

Hoje ha grandes discussões no mundo literário: Em after, Hardin é tóxico ou é simplesmente uma vítima do social?
Em Dom Casmurro, Capitu traiu ou não seu parceiro, bentinho, com o melhor amigo dele?

Mas, esse livro do qual resenho, apresenta uma tese tal qual interessante: Quixote, de La Mancha, era louco?

Deixa eu explicar: Dom Quixote era um homem, que mesmo tendo um certo dinheiro guardado, tinha uma vida pacata e tediosa, pois além de seus velhos livros, não tinha nada a que se aventurar. Até que um dia ele coloca um ponto final nessa história: pegou sua espada, seu cavalo, sua armadura e junto com seu fiel escudeiro Sancho Pansa, partem a uma aventura perante o desconhecido, enfrentando grandes perigos.

É de se impressionar, aliás, não só impressionar, mas se embasbacar com a escrita de Miguel de Cervantes. Admito que é inacreditável que tal história esteja habitando entre nós a mais de 400 anos. Miguel consegue não só nos deixarmos presos na história, mas viajarmos no interior da Espanha com o protagonista. Que escrita animal.

E nessa escrita, que mesmo tendo uma narrativa que muitos erroneamente chamam de datada (eu simplesmente ODEIO o termo datado, se quiserem saber mais sobre, abram nas áreas de resenhas aqui do meu perfil e vão até a resenha de Sky Masters: Da força espacial, pois lá deixo explícito a minha repugnância por essa palavra), consegue nos cativar nunca, uma coisa é deixada explícita para nós: as pessoas acham Quixote um louco!
Quem, quem em sã consciência, deixaria as suas terras para uma viagem, como nós livros de fantasia?

Essa discussão perdura por todo o livro, e o terminamos sem conclusão concreta, pelo menos nenhuma apresentada pelo próprio livro?. O que da a brexa para decidirmos.

Ao meu ver, discordo da tese que o livro tanto aborda. Veja bem: Dom Quixote não era louco. Não era mesmo. Dom Quixote só fez algo que pouquíssimos tiveram a energia e coragem de fazer: pegou o seu sonho, de se aventurar como em seus livros favoritos, e simplesmente fez ele. Teve a destreza, a coragem.

Se sonhar é ser louco, então eu também sou louco.

Dom Quixote é sem dúvida alguma um dos meus livros favoritos. A sua combinação de escrita extremamente avançada somada a uma habilidade narrativa impar, torna este tão amado por mim.

Recomendo, independente da sua idade ou bagagem literária, pois é uma perfeição literária.
Silas 04/10/2021minha estante
Resenha fenomenal, que vontade de ler ele agora


joaoguilhermegurgel 04/10/2021minha estante
Obrigado, @Silas!


Greyheart 25/03/2022minha estante
Obrigada pela sua resenha! Me ajudou a optar por este livro como prêmio de uma assinatura (Mescenas) no Clube de Literatura Clássica.




Jussara 03/10/2021

Partiu rumo a continuação das aventuras do nosso cavaleiro andante, Dom Quixote de La Mancha e o seu fiel escudeiro Sancho Pança!
comentários(0)comente



gio 23/09/2021

bom, fui obrigada pela escola a ler isso. Pelo menos é pequeno.
nao sei mto bem oq falar mas é legalzinho. não é meu estilo preferido mas é legal.
comentários(0)comente



Alicia 22/09/2021

Dom Quixote parece ser doidinho de pedra quando você começa a ler, mas depois que você se sente fazendo parte da história, você percebe que na verdade ele só não tem medo de fazer o que quer. Ele sonha em ser cavaleiro, mas diferente das pessoas que vivem sonhando, ele batalha pra ser um (literalmente). É interessante que esse sonho era tão real na cabeça dele, que de tanto falar, para alguns ele ficou conhecido como o grande Dom Quixote de La Mancha.
Enfim, recomendo muito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



madu 18/09/2021

"teve tudo em muito pouco porque viveu como um louco."

eu jurava que seria um livro muito chato, mas sinceramente, isso aqui dr chato n tem nada, além de ser super rapidinho de ler!
comentários(0)comente



Rafael.Jorge 17/09/2021

Grande clássico.
Um dos melhores que li esse ano, muito divertido, personagens cativantes e momentos inesquecíveis. Recomendo a todos!
comentários(0)comente



tori mendes 17/09/2021

O livro traz personagens bem construídos, uma história interessante e reviravoltas bem escritas e surpreendentes.
comentários(0)comente



lia 16/09/2021

Dom Quixote
Livro perfeito!! Sério é muito bom mesmo, a leitura é fluida, tem lições lindas, um excelente enredo, sou totalmente apaixonada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz.Goulart 15/09/2021

Viajando pela Mancha
A obra mais importante da literatura espanhola, eleita a melhor obra de ficção de todos os tempos, por anos esteve na minha estante esperando uma chance. Finalmente nos encontramos pelas suas quase 1.300 páginas escritas há 414 anos. Viajar com o Cavaleiro da Triste Figura pela Espanha, acompanhado do escudeiro Sancho Pança, enfrentando moinhos de vento em busca de aventuras é um verdadeiro privilégio.
comentários(0)comente



Nick 14/09/2021

Dom Quixote
Dom Quixote, o grande amante de livros de cavalaria! Passava noites em claro apenas lendo, se aprofundando cada vez mais ao mundo dos cavaleiros. Até que um dia resolveu se tornar um.
Como em todos os livros de cavalaria os cavaleiros tinham escudeiros... Dom Quixote disse a seu vizinho, Sancho Pança, que se ele aceitasse ser seu fiel escudeiro, ele daria uma ilha a Sancho. A qual ele mesmo poderia governar. Se fosse assim, o vizinho aceitou ser seu escudeiro.
Então, em lá se foram Dom Quixote, Rocinante (seu cavalo magricela) e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, em busca de aventuras pelo mundo. A aventura mais marcante do livro foi a que Dom Quixote imaginou que dois grandes moinhos de vento, fossem gigantes malvados.
Nesse livro acompanhamos todas as hilárias peripécias do "Cavaleiro da Triste Figura" (Nome dado por Sancho, pois seu amo não era belo, e sim conduzido por suas maluquices). As aventuras de Dom Quixote são resumidas no lema de "fazer o bem" e encontrar a donzela de seus sonhos, Dulcineia D'el Toboso.
Esse livro é incrivelmente interessante e aventuresco! Dom Quixote é um ser formidável! Não é atoa que o livro seja um clássico. Por mais que eu tenha lido a versão adaptada.
comentários(0)comente



1164 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR