Gabriela Medeiros 21/02/2023
Um clássico é um clássico por algum motivo
Dostoiévski, certa vez declarou que não havia nada mais poderoso do que esse livro. E, bom, negar as palavras do grande autor russo, seria um ultraje. Ele estava certo, é fato inquestionável que as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança são um primoroso marco na história da literatura mundial. Icônico, bem humorado, com um toque irônico tão inovador para seu tempo, Cervantes constrói uma sátira as histórias de cavalaria tão famosas na Espanha do século 17. E não se engane, pois, apesar de se tratar de uma comédia, há um “quê” de tragedia, uma profundidade nas entrelinhas das frases irônicas, das contradições e referencias.
A obra de Cervantes não é considerada uma obra prima à toa, sua narrativa atemporal nos leva a refletir sobre a razão e a loucura, a ficção e a realidade, sobre a fantasia, a ingenuidade, sobre as adversidade que a vida nos tras e a forma de lidar com elas. Mesmo com séculos nos separando, por vezes me peguei rindo das peripécias do Cavaleiro de la Mancha, como na história dos moinhos, e às vezes vi meu próprio reflexo no seu escapismo da realidade.
Como Quixote, por vezes me peguei romantizando a vida, criando cenários imaginários, sonhando com aventuras e pensando o quanto gostaria de viver histórias como a dos livros. Sonhei, criei um mundo de ficcional só meu, fugindo dos meus medos e da solidão. E por vezes a fantasia e a emoção me fizeram enxergar coisas que jamais enxergaria se seguisse a racionalidade. Fiz da loucura minha razão.
“Encheu-se-lhe a fantasia de tudo que achava nos livros, assim de encantamentos, como pendências, batalhas, desafios, feridas, requebros, amores, tormentas, e disparates impossíveis; e assentou-se-lhe de tal modo na imaginação ser verdade toda aquela máquina de sonhadas invenções que lia, que para ele não havia história mais certa no mundo.”
Por fim, Quixote nos ensina que sonhar é necessário, é o que nos move e nos faz vivos, ao mesmo passo que nos faz compreender que o mundo é dificil paras os sonhadores.