Flavio Benedito 18/05/2024
Dom Quixote é uma obra clássica da literatura espanhola escrita por Miguel de Cervantes. O livro conta a história de um cavaleiro sonhador, Dom Quixote, que, inspirado por livros de cavalaria, decide sair em aventuras com seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Juntos, eles enfrentam diversos desafios, muitas vezes de forma cômica e irônica.
Dom Quixote acredita estar em uma missão nobre para restaurar a justiça e proteger os indefesos, mas sua visão distorcida da realidade o leva a situações hilárias e absurdas.
Cervantes, na verdade, faz o leitor rir no meio do sofrimento e injustiça da vida.
Ao longo da narrativa, Cervantes explora temas como loucura, idealismo, e a relação entre ficção e realidade. Esta é um obra monumental, de um grande poder ontológico que fez Dostoievski expressar as seguintes palavras: ?Não existe nada mais profundo e poderoso do que este livro. Ele representa até hoje a mais grandiosa e perfeita expressão da mente humana. Se o mundo acabasse e no Além nos perguntassem: ?Então, o que você aprendeu da vida??, poderíamos simplesmente mostrar o D. Quixote e dizer: ?Esta é a minha conclusão sobre a vida. E você? O que me diz??.
O livro é uma sátira inteligente e atemporal que continua a encantar leitores ao redor do mundo. Após ler a ultima pagina, fechei o livro ? com os olhos marejados ?, encontrei nas palavras de Jorge Luis Borges a perfeita expressão: ?Creio que os homens continuarão pensando em D. Quixote porque, no fim das contas, há uma coisa que não queremos esquecer: uma coisa que a vida nos dá de quando em quando, e que às vezes também nos tira, e essa coisa é a felicidade. E, apesar dos muitos infortúnios de D. Quixote, o sentimento final que o livro nos passa é de felicidade. Sempre penso que uma das coisas felizes que me aconteceram na vida foi ter conhecido D. Quixote?.
Depois dessa leitura, meus amigos, eu ainda estou meio aéreo. Não sei qual livro é tão grandioso quanto este.
#domquixote #migueldecervantes #literatura
Instagram: @flaviobenedit0