O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1163 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


joaoggur 04/10/2021

Ok, um dos melhores livros que já li.
Todos nós já ouvimos falar do clássico de Miguel de Cervantes, mas sinto que ele é pouco comentado a fundo, tal qual pouquíssimo discutido.

Hoje ha grandes discussões no mundo literário: Em after, Hardin é tóxico ou é simplesmente uma vítima do social?
Em Dom Casmurro, Capitu traiu ou não seu parceiro, bentinho, com o melhor amigo dele?

Mas, esse livro do qual resenho, apresenta uma tese tal qual interessante: Quixote, de La Mancha, era louco?

Deixa eu explicar: Dom Quixote era um homem, que mesmo tendo um certo dinheiro guardado, tinha uma vida pacata e tediosa, pois além de seus velhos livros, não tinha nada a que se aventurar. Até que um dia ele coloca um ponto final nessa história: pegou sua espada, seu cavalo, sua armadura e junto com seu fiel escudeiro Sancho Pansa, partem a uma aventura perante o desconhecido, enfrentando grandes perigos.

É de se impressionar, aliás, não só impressionar, mas se embasbacar com a escrita de Miguel de Cervantes. Admito que é inacreditável que tal história esteja habitando entre nós a mais de 400 anos. Miguel consegue não só nos deixarmos presos na história, mas viajarmos no interior da Espanha com o protagonista. Que escrita animal.

E nessa escrita, que mesmo tendo uma narrativa que muitos erroneamente chamam de datada (eu simplesmente ODEIO o termo datado, se quiserem saber mais sobre, abram nas áreas de resenhas aqui do meu perfil e vão até a resenha de Sky Masters: Da força espacial, pois lá deixo explícito a minha repugnância por essa palavra), consegue nos cativar nunca, uma coisa é deixada explícita para nós: as pessoas acham Quixote um louco!
Quem, quem em sã consciência, deixaria as suas terras para uma viagem, como nós livros de fantasia?

Essa discussão perdura por todo o livro, e o terminamos sem conclusão concreta, pelo menos nenhuma apresentada pelo próprio livro?. O que da a brexa para decidirmos.

Ao meu ver, discordo da tese que o livro tanto aborda. Veja bem: Dom Quixote não era louco. Não era mesmo. Dom Quixote só fez algo que pouquíssimos tiveram a energia e coragem de fazer: pegou o seu sonho, de se aventurar como em seus livros favoritos, e simplesmente fez ele. Teve a destreza, a coragem.

Se sonhar é ser louco, então eu também sou louco.

Dom Quixote é sem dúvida alguma um dos meus livros favoritos. A sua combinação de escrita extremamente avançada somada a uma habilidade narrativa impar, torna este tão amado por mim.

Recomendo, independente da sua idade ou bagagem literária, pois é uma perfeição literária.
Silas 04/10/2021minha estante
Resenha fenomenal, que vontade de ler ele agora


joaoggur 04/10/2021minha estante
Obrigado, @Silas!


Greyheart 25/03/2022minha estante
Obrigada pela sua resenha! Me ajudou a optar por este livro como prêmio de uma assinatura (Mescenas) no Clube de Literatura Clássica.




A.G.Deuner 12/09/2021

Dom Quixote.
Esse clássico é incrível, para ter a real compreensão da mensagem que Miguel de Cervantes nos passa através de seus personagens precisamos entende o contexto no qual o livro foi escrito.

Em 1605 estava na moda os livros de cavalaria, que trazia aqueles heróis clássicos, que matam dragões e salvam donzelas, personagens de honra e moral inabaláveis, longe de qualquer realidade, isso incomodava muito o autor, então ele criuo Dom Quixote, um homem que de tanto ler tais livros enlouqueceu e acreditou ser um desses cavaleiros andantes, e junto de seu fiel escudeiro tenta retratar o que lia nos livros, claro que não dá certo e tudo acaba de forma cômica.

Durante a história os defeitos de ambos são revelados a cada instante, defeitos esses que os tornam humanos, muito diferente daqueles supostos heróis dos livros de cavalaria.
Existem muitos outros fatores que tornam Dom Quixote em livro único e espetacular, seriam necessários varias parágrafos para mostrar todos os motivos que fazem desse livro uma leitura "obrigatório " .


A.G.Deuner
lujin 29/08/2024minha estante
eu tenho exatamente essa edição mas eu nunca toquei nesse livro..


lujin 29/08/2024minha estante
obg por fazer eu querer ler esse livro ?. otima resenha


A.G.Deuner 30/08/2024minha estante
Essa é uma edição adaptada para uma linguagem mais atual, eu gostei bastante, tentei ler o texto original mas tive algumas dificuldades, então optei por essa versão. Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interresado pelo livro.




Fernanda R 09/03/2011

muito chato!
Há quem diga que dom quixote é um dos melhores livros, puro engano. Dom quixote é chato. Ele não passava de um velho maluco que se achava um cavaleiro andante. Ele só era um velho louco que tinha excesso de imaginação por causa das histórias que lia.
O seu fiel escudeiro, esqueci o nome, sabia que ele era maluco. Até porrada os dois levaram por causa das maluquices de dom quixote.

Eu tentei, juro que tentei! MAs não dá! è chato d+!
Guilherme 08/08/2011minha estante
quanta ignorância....


Fernanda R 08/08/2011minha estante
quanta ignorância nada, não sou obrigada a gostar de um livro pq dizem que é bom, ignorância é a sua mente que não aceita a opinião alheia!


Karen 22/09/2011minha estante
eu tentei ler esse livro mais abandonei
nunca fui fã de Dom Quixote




spoiler visualizar
Eu, Juno 04/09/2020minha estante
A edição que li tinha 1200 páginas, e eu odiei. Demos as mãos.


Carolina Zaghi 04/09/2020minha estante
Essa edição tinha 220 se não me engano e que tortura que foi!


Eu, Juno 05/09/2020minha estante
Nunca vou entender as pessoas que favoritam esse livro, não consigo




13marcioricardo 21/02/2023

Que grande viagem!!
Dom Quixote é pra muitos o maior romance da história. E há boas razões para se aceitar essa tese. Pode ser discutível, questão de gosto, mas ninguém pode negar que está entre os maiores.

O título do último capítulo deu-me um aperto no peito e as últimas páginas me custaram, porque sabia que estava acabando esta grande jornada com as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura e seu fiel escudeiro. Vão deixar saudades.

Apesar de denso, muito me ri. E sei que quando me lembrar da história, dos duques e outros personagens, mas acima de tudo de Dom Quixote de la Mancha e Sancho Pança, bem como seus respectivos companheiros cavalo Rocinante e o burro Ruço e, ainda a inesquecível, sem par, mítica, formosissíma e incomparável Dulcineia del Toboso; haverá um sorriso em mim.

O livro é tido como uma crítica aos romances de cavalaria e, com certeza o é. Mas é, muito além disso, uma crítica ao ser humano em geral, pois a maioria das pessoas tem suas lutas quixotescas, suas fantasias, seus delírios e, como demonstra o livro, até pessoas bem formadas e ajuizadas podem perder a razão em determinados temas e fazer outros acreditar nelas e os seguirem. É o que não falta neste mundo..

Obra robusta, completa, onde podemos encontrar muitas reflexões que conhecemos hoje. É longa, minha edição tem setecentas páginas com letras pequenininhas, mas outras têm mais de mil e trezentas. Se vale a pena ? Claro que sim. Merece todos os créditos e estou muito feliz de ter lido este clássico dos clássicos!
rfalessandra 21/02/2023minha estante
Sua resenha está perfeita! A minha LC está com o calendário extenso, mas eu chego lá... vou me divertindo com as aventuras


Regis2020 13/02/2024minha estante
Amei sua resenha, Márcio!!! ???
Sou apaixonada por esse livro maravilhoso! Li com com meu pai na infância e pretendo reler em breve. Sua resenha me trouxe uma nostalgia tão gostosa, talvez eu apresse a leitura. ??


13marcioricardo 14/02/2024minha estante
Obg Regis ?




Mayara Maria Paulino Delmiro 27/01/2023

Enfim.
Já havia abandonado esta leitura uma duas vezes por achar o primeiro livro enfadonho. A partir do segundo livro de Dom Quixote já comecei a gostar mais, acredito até mesmo pelos personagens pois Sancho ficou menos estúpido e Quixote a dizer menos sandices. Passei a ter abuso dos outros personagens a fazer deles graça e fui desejando que Quixote encontrasse sim sua amada Dulcineia, seja ela o nome de quem quer ou o que quer que fosse, pois para um homem que nunca viu sua amada e a adorar e se guardar sempre para ela não importasse quem viesse ter para com ele foi muito de me admirar.

O fim do livro tanto é de se admirar quanto de entristecer.
- Mais vale o dinheiro que desejar a melhora do herdeiro.
- E morre siso quem viveu como louco.
EvaíOliveira 27/01/2023minha estante
Só li o volume I. Achei cansativo também.


Mayara Maria Paulino Delmiro 28/01/2023minha estante
O volume 2 muda completamente, vale a pena continuar.


EvaíOliveira 28/01/2023minha estante
Vou colocar na fila.




Benício 12/01/2021

Dom Quixote não é um clássico por acaso...
O Sancho se tornou meu favorito - ele é a parte mais engraçada e as vezes é mais louco que o próprio Quixote -, ele é o sal do livro.


?Quantas estradas um homem tem que percorrer para ser chamado ?homem???

Dom Quixote é a personificação do que deveríamos ser: Honestos, sonhadores e fiéis aos nossos preceitos.
Aline Casellato 13/01/2021minha estante
Ah estou amando também!!! Só queria ler ele mais rápido rsrs


Benício 13/01/2021minha estante
E eu queria que tivesse mais.


Benício 13/01/2021minha estante
Hahaha




Garbulio 03/10/2022

Muito mais que apenas moinhos de vento
Quem nunca ouviu falar do bravo cavaleiro Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança?
Toda essa fama e suas adaptações me fizeram despertar a curiosidade em conhecer a obra original, porém resisti algumas vezes devido ao receio de enjoar da história devivo à extensão do livro.
De fato o livro é enorme, e há muitas, muuuitas histórias paralelas em que Dom Quixote nem faz parte, que apesar de em sua maioria serem também interessantes, acabam se tornando um pouco cansativas!
Porém as aventuras de Dom Quixote propriamente ditas são incríveis, envolventes e divertidas. As histórias são bem episódicas e com capítulos curtos que acabam facilitando a leitura e deixando o livro com cara de série de TV.
Enfim, entre momentos fascinantes e momentos de Valeu muito a pena passar esses - meses - compartilhando a loucura e sabedoria do fidalgo sonhador em suas aventuras que conquistaram o mundo!
Alice Nunes 03/10/2022minha estante
Olha eleeeeee! ??


Alice Nunes 03/10/2022minha estante
E quantas ????


Garbulio 03/10/2022minha estante
Eita! Verdade? vou lá procurar como editar isso ?




Danielle Endebo 10/02/2020

Leitura obrigatória
Para quem quer um clássico, indico de olhos fechados. Vc eu, chora, lamenta. Ótima Leitura
Canaan 10/02/2020minha estante
Eu tenho. Vou ler mais pra frente.


Danielle Endebo 11/02/2020minha estante
Eu reli na verdade! É muito bom




@quixotandocomadani 25/08/2021

Porque achamos que é louco a pessoa que pensa/vive diferente da maioria?

Alonso Quijano após ler inúmeros romances de cavalaria, decide sair por aí e fazer o que os antigos cavaleiros faziam: salvar as donzelas, ajudar os necessitados... Adota o nome de Dom Quixote e sai para viver suas aventuras e tentar mudar o mundo. “Mudar o mundo, Sancho, não é utopia, é justiça!”. Por conta desse ideal, todos acreditam que ele enlouqueceu e aproveitam para se divertir às custas dele e de seu escudeiro, Sancho Pança.

Não sei o que é melhor: as aventuras que eles vivem ou os diálogos que eles trocam entre uma aventura e outra. Os diálogos são engraçados e abordam ao mesmo tempo temas morais, filosóficos e humanos.

Dom Quixote é um otimista: vê castelo onde não tem, vê exército onde existe rebanho... onde tem defeitos, vê virtudes. Por isso... a vida é da cor que vc pinta!

*spoiler*

E a mensagem final que ficou: um homem sem sonhos está morto. À beira da morte, Dom Quixote fica são e reconhece que a cavalaria não existe. Nessa hora seus amigos então, reconhecem que ele está morrendo.

Dom Quixote realmente enlouqueceu ou só estava vivendo da maneira que queria? Até que ponto é loucura um homem viver seus sonhos?

Na minha opinião, Dom Quixote não enlouqueceu. Ele é apenas um homem LIVRE que vive seu sonho, sem se importar com a opinião alheia.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Peleteiro 07/12/2021minha estante
Essa resenha me fez ler o livro e estou adorando!


@quixotandocomadani 07/12/2021minha estante
Que legal, fico feliz! :)




Ayan_lucca 12/06/2021

Um livro ruim....
Acho que esse livro foi uma total decepção para mim. Porem terei que ler a segunda parte, infelizmente, acho que esperei demais desse livro e acabei quebrando a cara. Sinceramente não sei oque as pessoas tanto veem, quem sabe quando eu estiver mais velho e então mais inteligente talvez possa apreciar essa leitura.
Cris 12/06/2021minha estante
Nossa, eu já tentei ler esse livro inúmeras vezes e sempre acho insuportável a leitura


Ayan_lucca 12/06/2021minha estante
Eu foi na base do ódio kkkkkk porem não paro na metade ai vou ter que ler a parte dois kkkk triste




Kath 10/10/2015

Clássico, inocente e inesquecível!
Eu tinha muita curiosidade em ler esse livro, comprei por nove reais uma edição de capa dura da Abril Cultural traduzida por Orígenes Lessa, na Estante Virtual. O enredo gira em torno de Alfonso Quixano, um fidalgo que, após ler muitos romances de cavalaria (livros próprios da era medieval, no período romântico) decide tornar-se um cavaleiro, tomado totalmente pela loucura. Assim, com sua imaginação muito fértil, parte pelo mundo acompanhado de um camponês chamado Sancho Pança e se mete em mais confusões do que consegue lidar, deixando, na maior parte do tempo, os problemas para o pobre camponês lidar. A famosa cena maluca dos moinhos de vento que ele enxerga como gigantes a serem combatidos é mais breve do que eu esperava, mas, ainda assim, hilária. O que toca em Dom Quixote é a loucura "boa" dele, de um jeito inocente, que a maioria de nós também tem um pouco quando lê um livro muito bem **Sou um bom exemplo disso me desenhando inteira com tinta nankin e caneta permanente depois de ler Os Instrumentos Mortais.** assim, ele sai pelas cidadelas da Espanha destruindo a impunidade e levando a justiça, confundindo estalagens com castelos, acreditando em feiticeiros e sempre apaixonado pela sua Dulcinéia de Toboso como todo bom cavaleiro andante dos romances medievais. O legal desse livro, além das desventuras hilárias da loucura do fidalgo - que na maioria das vezes sobra pro "escudeiro" - é que Sancho acaba, de certa forma, ficando contagiado pela maluquice do amo, assim como todas as pessoas que mesmo se divertindo às custas dele, o que eu achei em parte cruel, mas que ele era inocente demais pra perceber, de certo ponto o deixavam feliz, por ser reconhecido, por ser tratado à altura do que ele achava merecer. Tanto é que, em uma das passagens próximo ao fim do livro, quando o fidalgo, por motivos de saúde precisa abandonar sua vida de cavaleiro, um dos seus "espectadores" fala:
"- Vai ser difícil - afirmou Dom Antônio. - E seria pena... Vós tentais roubar do mundo um dos seus melhores loucos, o doido mais perfeito e divertido da terra. Sua loucura é inofensiva é o melhor tratamento contra a melancolia e as tristezas da vida." Página 180
E de fato o é. Por onde quer que passe o fidalgo, com sua imaginação mais que fértil e sua fala rebuscada, leva riso - ainda que ridículo - e distração para as pessoas e é isso que faz com que Quixote seja tão amado e apaixonante, é uma história que foi pensada como uma sátira à ficção de entretenimento de sua época, mas que acabou criando um personagem inocente, fofo e cheio de uma imaginação infantil que reina e faz com que todo leitor se identifique, afinal, todos nós adquirimos um pouco mais de loucura no nosso mundo desajustado a cada livro lido. E, além de tudo, é sábio ao seu modo, uma das passagens que mais gostei foi:
"- Como vês, meu Sancho, apesar de rústico, dão-te uma ilha a governar. Mérito teu? Sabes que não. Apenas pelo fato de acompanhares um cavaleiro andante. Falo-te com essa franqueza para que agradeças a Deus o privilégio, e à grandeza da cavalaria andante, que te deu prestígio. Ouve agora os meus conselhos para bem governares. Teme a Deus. É o princípio da sabedoria. Conhece-te a ti mesmo. É o que somente os sábios conseguem. Não te envergonhes de dizer que foste um camponês, porque, se o negares, outros te lançarão em rosto essa verdade. Se a tua mulher vier ao teu encontro, ensina-lhe boas maneiras. Se ficares viúvo, muito cuidado na escolha de uma nova mulher. Ela poderá vir por interesse, porque serás governador. Dá mais importância às lágrimas dos pobres que à riqueza dos nobres. E, ao fazer justiça, procura ser antes compreensivo que rigoroso." Página 157/158.
Como não amar Quixote? Faz juiz a ser um dos livros mais vendidos e lidos do mundo! Se você ainda não conhece, não perca tempo!

site: http://myrefuge-katharynny.blogspot.com.br/2015/10/dom-quixote-cervantes.html
Salomão N. 19/06/2017minha estante
Kath, essa edição é adaptada! Procure por uma integral e verá que Cervantes não tem nada de inocente.


Salomão N. 19/06/2017minha estante
Sem falar que o livro original passa das mil páginas.
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=85041
Leia essa tradução. S2




Aline Mari 19/11/2020

Clássico
Livro maravilhoso! Um verdadeiro clássico da literatura mundial que merece ser lido por todos!
A obra trata das aventuras de um fidalgo que, após ler diversos livros de cavalaria, passa a acreditar na veracidade das histórias e decide tornar-se também um cavaleiro andante, percorrer caminhos em busca de aventuras que honrarão seu nome como o cavaleiro mais destemido, forte, corajoso e leal jamais visto.
Para isso, certifica-se de que esteja cumprindo todos os ritos da cavalaria andante: cavalo para percorrer os caminhos, armadura, espada, elmo, uma donzela para amar e honrar e um escudeiro para ajudá-lo nas empreitadas, que nesta história é nosso querido Sancho Pança.
O livro tem muitas partes engraçadas, mas também alguns trechos me entristeciam, ao ver como as pessoas faziam Dom Quixote de bobo, aproveitando de sua loucura e inocência.
Apenas não dei 5 estrelas porque algumas partes do livro são um pouco arrastadas, o que me fez demorar bastante para finalizá-lo.
Evandro.Albanez 19/03/2021minha estante
Fala bonito, heim, cunhada? S2


Aline Mari 02/04/2021minha estante
??????




Gefferson.Xavyer 30/08/2016

Dom Quixote de La Mancha
O livro, Dom Quixote de La Mancha", escrito por ninguém menos que Miguel de Cervantes e publicado pela primeira vez em 1605, conta as aventuras de um velho fidalgo chamado Alonso Quijada, que morava em uma aldeia, na cidade de Mancha, no interior da Espanha. Apaixonado pela leitura, põe-se a ler vários e vários livros de cavalaria. De tanto ler, um dia enlouquece, agora, é um bravo cavaleiro andante defensor de sua pátria e das donzelas
de seu país.
Desde então, quer ser chamado de " Dom Quixote", valente e desposto a enfrentar as batalhas que vierem pelo caminho. Dom Quixote, é um cavaleiro bem atrapalhado, em suas aventuras pela Espanha, enfrenta vários desafios, mas nunca sai bem sucedido. Talvez, esse seja o grande motivo para que possa ser tão amado até nos dias de hoje.
Em suas aventuras como cavaleiro andante, não poderia faltar seu fiel escudeiro Sancho Pança, a quem mais confiava sua dignidade. Viajando pelo país, chegam a Caldeirico, onde ali, viveriam talvez, o momento mais marcante nas aventuras de Dom Quixote. Ali, avistam uns trinta ou mais moinhos de vento, mas, para ele, aqueles não eram simplesmente moinhos, e sim, gigantes, prontos para atacar. Dom Quixote, logo trava uma batalha com aqueles "gigantes", mas sua espada engancha no cata-vento e é arremeçado para longe, onde é acudido por Sancho Pança.
O bravo cavaleiro, ainda vive várias aventuras viajando pela Espanha. Talvez, não mais marcante que aquela que travou contra os moinhos de vento, mas não menos atrapalhada. Uma delas, foi quando enfrentou um rabanho de carneiros, pensando que fosse uma tropa de saldados, prontos para a batalha. Mas, além de ser massacrado pelos carneiros, ainda sofre com o pastor, que derruba-o no chão.
Já velho e cansado de várias viagens e batalhas perdidas, decide então, voltar para Mancha, juntamente com seu parceiro de cavalgada. Voltando de novo, a ser aquele velho fidalgo Alonso.
Então, voltam para casa. Já velho, está prestes a morrer. Mas antes que isso ocorra, ele diz: " Sim, os livros podem te enfeitiçar, posso ser um louco ou otário, mas graças aos livros eu despertei para viver o meu sonho".
Dom Quixote, inspira gerações. Dizem, que como referência a humanidade, ele está atraz apenas de Jesus Cristo e Einstein. Por isso, é tão amado e reverenciado até nos dias de hoje pelos amantes da literatura.
Luciane.Bastos 25/09/2016minha estante
Poderia ter caprichado mais na análise crítica!!! Nota: 1,5.


Gefferson.Xavyer 27/09/2016minha estante
Ok.




Gigio 19/05/2021

Aquele clássico indispensável
Esse engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha é ducarai. Mesmo nos momentos em que está delirando suas tiradas são espetaculares. Demorei muito tempo para decidir ler esse livro, talvez pelo seu tamanho, talvez pela linguagem rebuscada ou porque muito já se falou nele. Agora vejo que perdi muito tempo, é uma leitura agradável. Cervantes era um gênio, produziu uma obra gigantesca que não tornou-se cansativa.
Deixo a dica de que não tente ler rapidamente, vá degustando a obra. Intercalei a leitura com outros livros e demorei dois meses para concluir.
Júlio 21/05/2021minha estante
Meta pra 2021! Em 2020 quase finalizei o primeiro livro (estava sendo minha leitura favorita). Pretendo fazer o que disse, ler aos poucos para degustar a grandiosidade deixada por Cervantes.


Gigio 22/05/2021minha estante
Também foi uma das minhas metas para esse ano, depois de muito tempo adiando. Feliz e satisfeito de ter lido. Valeu amigo.




1163 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |