Caroline2113 20/08/2024
Outlander 01
"Ninguém nunca para e pensa no que se baseiam os romances. Tragédia e terror, modificados pelo tempo. Acrescente-se um pouco de arte à redação e voilà!, um enredo emocionante, capaz de fazer o sangue correr mais rápido nas veias e as mocinhas suspirarem. Meu sangue estava correndo depressa, sem dúvida, e nunca uma donzela suspirou como Jamie, segurando sua mão destruída."
Outlander é uma história de amor épica, entre uma enfermeira de guerra que, durante uma viagem para a Escócia com seu marido, em 1945, visita um círculo de pedras, que acaba levando-a para o ano de 1743, onde conhece Jamie, sua alma gêmea.
A coleção de livros, que foi adaptada para uma série de TV, é extremamente descritiva, o que torna a leitura muito cansativa. A escrita é boa, mas não pode-se considerar tão fluída pelo desconforto que causa devido à quantidade de detalhes que a autora nos fornece. Mas vai melhorando ao decorrer das páginas.
Oulander é uma história bem complexa, que, de certa forma, as descrições que a autora faz nos ajudam a fixar melhor o que está acontecendo, de forma a não gerar furos - é um livro extremamente bem executado -, e também não nos deixa perdidos.
Assisti a série de TV, antes de ler o livro, e sou fã da história. Iniciei imaginando ser algo fantasioso nada realista, e acabei me surpreendo positivamente. Com relação ao livro, por não ser um estilo de escrita que me atrai (leituras altamente descritivas), me sinto em cima do muro. É bom? É. Mas a série também é bem fidedigna à história. E pela primeira vez na vida, acho que considero uma adaptação melhor do que o livro original - ou pelo menos, igualmente boa.