Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


669 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Matthew Bates 27/06/2024

É cada atrocidade
Esse livro atesta que o ultraromantismo, ou romantismo byronista, é um dos meus períodos literários favoritos.

Idealização do amor e da morte. Repúdio ao retratar temas como estupro, necrofilia, necrofagia, incesto, assassinato, adultério? Não há.

Eu gosto desse livro pelo papel que Álvares tem de legar as referências do século XIX. A forma nem um pouco pudica de se portar na noite, o sentimento de não pertencimento às faculdades da época, o escapismo e a pura forma pensada pelos jovens da época de resolver seus problemas: o suicídio.

Como a história é dividida em algumas outras narrativas, contadas por cada personagem, eu senti como se as história fossem muito curtas e fragmentadas. Isso não me permitiu gostar tanto do andamento da leitura a ponto de lhe tirar algumas estrelas. Contudo, num todo, foi uma experiência agradável.
comentários(0)comente



themoon 25/06/2024

Bizarro
Não sou fã de livros clássicos, raramente gosto de algum. Li esse na escola e eu achei muito bizarro, sei que é a temática do livro mas cruzes?não teria coragem de escrever coisas do tipo, rs.
comentários(0)comente



rien 25/06/2024

So li por causa do curso e tb não é uma escrita que sou muito acostumada então não consegui curti muito o livro
comentários(0)comente



KBritu 25/06/2024

Um dos meus livros favoritos
Dizem que as melhores histórias se iniciam em uma mesa de bar. Noite na Taverna foi um dos poucos livros que apesar da linguagem, não tive problema em continuar. Conheci o livro quando estava no segundo ano do Ensino Médio, e após saber que o Brasil tinha histórias de terror e horror, fui atrás de ler.

Noite na Taverna narra os relatos de cinco amigos, que estão a se embriagar. Cada um conta sua história estranha a cada capítulo. As histórias são permeadas por mortes, traições, enganos, aventuras e até incesto. O que torna esta obra tão icônica é saber que Álvares de Azevedo não teve experiência de vida suficiente, pois morreu jovem.
comentários(0)comente



emanuelle494 25/06/2024

Noite na Taverna
Eu curti bastante o ultra-romantismo gótico, única coisa que real me irritou foi que me senti lendo um livro estrangeiro e não algo escrito por um brasileiro
comentários(0)comente



Massasa 24/06/2024

Noite na taberna
Um bom livro, contos realmente perturbandores e escrita muito gostosa de se ler. Acho muito engraçado que um autor de Paulista escreva um livro que se ambienta na Europa mas entendo o recorte de época.
comentários(0)comente



Glaucio Borin 22/06/2024

Alguns amigos reunidos na taverna bebendo madrugada adentro resolvem contar histórias fantásticas que supostamente se passaram com eles. Alguns elementos são comuns em cada história: sangue, morte, sexo, adultério, violência, mulheres, dentre outros. Senti nesse livro um misto de poesia, horror e romance policial. Apesar de ser um tanto mórbida, a leitura me empolgou em vários momentos. Vale a experiência, dá para ler em algumas horas.
comentários(0)comente



Lialindalegal0 22/06/2024

Bizarro
Eu li isso pensando ?mano se for um livro de um bando de homem bebado chap4ando, eu me mat0?

Era um livro de homem bebado chap4ando.

Necr0filia, assass1nato, protitu1ção, 0rgia, boa noite Cinderela, 1NCESTO???????

A coisa mais delirante e esquisita que eu já li nos últimos tempos, é o escárnio humano todo junto e misturado

Tá de parabéns esse Aluízio de Azevedo?
comentários(0)comente



ellykkk 20/06/2024

????
QUE LIVRO ABSURDO.

E para ser sincera, eu gostei e me envolvi já narrativa de cada personagem e suas vividas histórias de amor, por mais absurdas que elas sejam.

Álvares de Azevedo faz jus ao Ultrarromantismo nessa obra em cada mínimo detalhe dela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabelle.Longo 17/06/2024

Noite na Taverna
Álvares de Azevedo pode ter tido uma vida breve, mas a sua obra será eterna.
Noite na Taverna se revela uma novela extremamente instigante, repleta de elementos do romantismo e com a clara assinatura do autor. Com uma atmosfera de suspense, a obra nos guia por cinco histórias narradas em meio a charutos, lanternas e taças de vinho. Álvares de Azevedo, com maestria, desenvolve uma atmosfera de mistério, enlaçando passado e presente, assim como os diferentes relatos. Com uma descrição praticamente teatral, o leitor é capaz de visualizar as cenas nitidamente, tornando a experiência de leitura extremamente rica.
Uma obra excepcional.
comentários(0)comente



gerundismos 12/06/2024

É um dos livros que peguei na biblioteca por querer conhecer mais da segunda geração do romantismo brasileiro: uma literatura gótica com temas mórbidos, grotescos e imorais, com descrições idealizadas do amor e das mulheres (além das coisas horríveis que cada narrador faz com elas em suas respectivas histórias.) O conto de Bertram foi o que mais fiquei chocado, pra ser honesto. Só tragédia, meu Deus...
Gostei do estilo de escrita, antes pensei que seria uma leitura difícil, mas fluiu bem. São muitas referências, felizmente a edição traz explicações.
Uma coisa que fiquei decepcionado foi o fato dos personagens terem nomes e histórias vindos da Europa. Já tinha visto comentários sobre isso, mas na hora da leitura acabou me deixando chateado também. Apesar de tudo (incluindo o final meio confuso), continua sendo uma boa história, consegui me divertir e fazer caras e bocas lendo. Recomendo ? e, na verdade, já recomendei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laura.bw 08/06/2024

Coletânea de contos em que cada capítulo um personagem conta sua história incomum, com um plot twist no final do livro que acabei gostando. A escrita e escolha de palavras não me cativou, mas os contos são bizarros e grotescos.
comentários(0)comente



Laura 07/06/2024

Lodo, lodo, lodo?
Leitura muito divertida! Tem tudo o que eu gosto, minha segunda experiência com leitura gótica e gostei muito. Esse dinamismo de cada personagem ter sua própria história mórbida foi maravilhoso, me deixou ansiosa pra saber da próxima assim que acabava alguma. Lindo.
comentários(0)comente



669 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR