Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


669 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


genni.goncalves 23/09/2022

Escrevendo em meio às sombras...
Meu autor nacional favorito, Manuel Antônio Álvares de Azevedo tece desventuras, tédio, melancolia, volúpia, sentimento e cenários soturnos nessa intensa e bem escrita coletânea de relatos sombrios, nos quais amigos de taças contam suas estórias envolvendo amor, morte, sexo, necrofilia, necrofagia, incesto e infanticídio.
O estilo "dark", a escrita eloquente e culta e a genialidade precoce do menino Maneco se eternizam nessa bela obra, sendo criador e criatura expoentes brasileiros do Ultrarromantismo, conhecido também como "Mal do Século". Era ávido leitor e escreveu todas as suas obras antes de completar 21 anos de idade, quando faleceu em decorrência de sua saúde fragilizada.
Eis aí a nossa "literatura gótica brasileira".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



vanessaxclementino 11/09/2022

?
"E dizer que tudo o que há de mais divino no homem, de mais santo e perfumado na alma se infunde no lodo da realidade(...)"

(p. 34)
comentários(0)comente



Luisa 24/02/2023

?
Não é ruim, a leitura prende mas são temas tão horríveis e pesados abordados nesse livro, chega a ser desconfortável e chocante ao mesmo tempo. Personagens nojentos e completamente bêbados contando histórias do início da vida adulta.
Você me paga vestibular, você me paga!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



aenny loves warner 11/07/2022

o melhor do romantismo!!!!
se for ler recomendo que pesquise antes sobre os ?gatilhos? (eu não os acho tão pesados assim, mas tem quem não recomende). Gosto da ideia de ter sido escrito nos momentos finais de Alvares de Azevedo, como se fosse ali perceptível sua angústia, e ficar a imagina-lo com seu decreto de morte escrevendo Noite na Taverna. Noite da Taverna tem um lugar guardado no meu coração, uma boa leitura que levarei do ensino médio.
comentários(0)comente



Giutsudasombras 22/06/2022

Interessante
Um livro curto com tanto conteúdo que vai te fazer ficar pensativo ou chocado de forma muito rápida, amei o livro, e agora sinto que deveria ter denunciado minha professora de português do ensino médio que mordia os lábios ao falar desse livro...
Recomendo (não a parte da denúncia...e sim o livro).
comentários(0)comente



mari 01/04/2023

Um livro um tanto quanto bastante apocalíptico, não sei nem que nota descreveria essa obra
Obrigada professora de português
comentários(0)comente



Luquass 23/04/2022

sla mano kakakak
Bom, o livro tem momentos q vc n entende absolutamente nada e tem momentos q a leitura é d boa. O final eu n gostei, n sei se aquilo era para ser um plot twist ou sla. Meu amigo tenha me falado q o professor dele tinha comentado sobre o livro, aí eu fiquei curioso e acabei comprando, n me arrependo já q foi muito barato. O livro n é ruim nem bom,
famoso legal mas n recomendo.
comentários(0)comente



Eder 05/05/2022

Loucura pura
Um dos livros mais loucos que já li, completamente fora da caixa, chega a ser surreal. O livro se passa em uma taverna, onde bêbados, após uma noite com muitas orgias e bebedeiras, começam a contar histórias, absurdas e malucas, sobre coisas que viveram no seu passado, envolvendo necrofilia, incesto, abuso sexual, tortura psicológica, assasinato, canibalismo,infanticídio, entre outras. O melhor de tudo isso, é que o livro foi escrito no século XIX(19) , o que só torna tudo mais estranho ainda. A cada capítulo que se passa, cada vez piora, uma história mais absurda que a outra. Valeu a pena ler? Sim, pois eu me diverti muito com tudo isso. Recomendo a todos? Não, de maneira alguma, pois creio que 70% das pessoas vão odiar esse livro, devido ao alto teor machista, palavras de baixo calão que aparecem constantemente, e tem também que o livro é bem difícil de se compreender. Recomendo procurarem um resumo na internet após a leitura, para completa compreensão( que foi o que eu fiz). Gostei demais do livro, sem dúvidas ficará marcado em minha vida de leitor.
comentários(0)comente



Mia lina 26/04/2022

eu só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro ??????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



Fla 24/04/2022

Ultra-romantismo brasileiro
Álvares de Azevedo morreu com apenas 21 anos mas deixou obras que se tornaram clássicos da literatura brasileira. O texto é ágil, melancólico e dramático.
comentários(0)comente



heriks.ribeiro 07/05/2023

Poe
Um trecho: "poesia! Sabeis o que é a poesia?
- Meio cento de palavras sonoras e vãs que um pugilo de homens pálidos entende, uma escada de sons e harmonias que aquelas almas loucas parecem ideias e lhes despertam ilusões como a lua, as sombras."

Amigos estão em uma mesa de bar e começam a narra históricas arrepiantes. As temática são as mais ásperas possíveis como necrofilia, incesto, assassinato...

Apesar de ser um livro pequeno, a leitura é arrastada e não linear.

Não funcionou bem para mim.
comentários(0)comente



Julia4857 01/03/2022

" Olá, taverneira, bastarda de Satan, não vês que tenho sede, e as garrafas estão secas, secas como tua face e como nossas gargantas??


?Noite na Taverna? é um livro em que você precisa de uma análise crítica paciente sob ele. O começo da história é confuso e até se entender que são amigos em um bar contando causos antigos, demora muito tempo. "

É impossível negar toda a influência que Álvares de Azevedo teve no mundo literário brasileiro, mas também não vou falar que foi um livro fácil de ler, porque não foi. Eu precisei do auxílio do canal "Ler antes de morrer" que fez um vídeo de 20 minutos contando toda a história do Autor e como foi a trajetória até a publicação do livro.

Noite na Taverna consegue ser uma história forte, cheia de casos curiosos e que, com certeza, não é para qualquer um ler. Mas é intrigante ver como a mulher era tratada no século XIX, por exemplo, e ver como a sociedade mudou drasticamente. Álvares traz isso com normalidade e em uma melancolia sobre os homens europeus que vivenciam uma vida cheia de prazer e luxúria.

Não é o meu estilo de literatura. Claramente, eu só leria algo assim, caso alguém me pedisse e cá estou eu. As duas estrelas dadas, é mais pela dificuldade em que tive para tentar entender o que estava acontecendo e quando eu conseguia me situar, a história mudava de narrativa para um outro local. O ponto é que não é por não gostar do livro, que eu vou negar a importância que um autor tão jovem brasileiro, teve na história a ponto de ser um dos mais influentes da ABL e receber uma crítica literária de Machado de Assis. A real importância que este homem teve, é inexplicável e deve ser reconhecida com fervura pelo próprio povo brasileiro.
comentários(0)comente



Brenno 27/04/2023

Impactante
Esse livro é uma grande mistura de histórias. Na trama, somos apresentados há um grupo de senhores bebendo em um bar e contando histórias - até então irreais, assim espero - sobre suas vidas.

Cada história é mais maluca que a outra! Temos cadáveres, reis, piratas, de tudo um pouco, mas mesmo fugindo muito da realidade, há um toque grotesco, que faz-nos questionar se aquilo realmente havia acontecido.

Entretanto, igualmente à "O alienista", o livro possui uma linguagem muito difícil. Você deve prestar muita atenção para não se perder, pois é muito fácil que isso aconteça.

Um bom livro!
comentários(0)comente



669 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR