arrobasamara 25/06/2021Madame BovaryLendo algumas resenhas e várias delas falando sobre a leitura ser enfadonha. Gente, eu amei esse livro, achei a leitura bem rápida por ser um clássico.
Eu me senti um pouco angustiada pelo Charles, na primeira cena já vemos ele menoprezado pelos colegas de classe e isso vai acontecendo pelo livro todo. A mãe dele quer dar ordens e guiar a vida dele o tempo todo, inclusive escolhendo a esposa do cara, a Ema também manda muito ele. Claro que tem uma parte de culpa dele por ser GADO DEMAIS, mas ainda da uma angústia ver ele passando por isso a vida toda, amando a Ema incondicionalmente e sendo enganado por ela, e, mesmo após sua morte ele a ainda fica nesse limbo da submissão. Como é dito no livro "Para agradá-la, como se ela vivesse ainda, adotou sua predileções e ideias. Comprou botas de verniz e passou a usar gravatas brancas. Usava cosmético no bigode e subscreveu, tal qual ela, notas promissórias. Ela o corrompia até mesmo do túmulo."
E sobre Ema, bom, ela nunca amou ninguém. É muito claro que ela odeia a rotina e o tédio, cansada do Charles o traiu com Rodolphe, cansada do Charles a traiu com o León. Ironicamente não acredito que nenhum desses tenha a amado de verdade além de Charles. Todos seus amantes pareciam a considerar exaustiva com o tempo, se apaixonando apenas pela beleza.