CamilaR.oxelendoco 14/11/2020A frente de seu tempo, mas cansativoMais um clássico que eu quis muito ler, ainda mais vendo essa edição tão maravilhosa da Martin Claret. Mas acabou que foi um pouco daquela coisa de “a gente come com os olhos”, sabe?!
(Sinopse aqui no skoob)
Esse livro me chamou atenção pelo pouco que eu sabia da premissa, mas principalmente pela capa. Queria muito ler, até que finalmente peguei e no início não sabia o que estava lendo. O autor começa a narrativa nos apresentando um personagem, para só depois introduzir a famosa Madame Bovary, o que me deixou um pouco perdida.
Ao decorrer da narrativa, vamos nos familiarizando com a Emma (Madame Bovary) e sua vida. Eu fui ficando intrigada e animada com as atitudes e pensamentos da protagonista, até começar a adentrar um pouco mais em sua personalidade. E aí foi quando a história começou a ter seus altos e baixos.
Meus sentimentos começaram a entrar em conflito em relação a Emma. Em determinados momentos eu sentia muita pena dela, angústia pela vida que ela estava levando e pelo que não podia ter, e até me senti tão enganada quanto ela. Mas também senti desprezo, raiva por várias de suas atitudes e não consegui defende-la. Ou seja, foram vários sobe e desce durante a leitura.
E isso foi algo que eu achei genial da parte do autor. Eu consegui perceber os motivos que fizeram o clássico ter sido um escândalo na época. Muitas atitudes da Emma, muitos pensamentos e muitos desejos que distorciam o papel da mulher daqueles tempos. E tudo isso faz com que o leitor se envolva mais na história.
Porém, ainda assim não fez com o livro deixasse de ser monótono em várias partes para mim. Eu me entediei em alguns momentos e me peguei dispersa da leitura em outros. A narrativa conseguiu me cansar. Sem contar nos personagens que não me cativaram.
O final do livro foi uma surpresa, apesar de a gente enxergar onde os caminhos da Emma a levariam. Não poderia terminar diferente, realmente. Eu achei uma leitura muito boa de várias formas, mas cansativa e com algumas brechas.