Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert




Resenhas - Madame Bovary


1208 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Elizabeth 22/08/2022

Insatisfação de Madame
No começo o livro é lento, típico da época. Mas a história conta a insatisfação da protagonista, parece até os tempos de hoje, imagina coisas fora de seu mundo, até faz coisas por impulso e se arrepende. Não aprende e comete mais erros até seu triste fim.
comentários(0)comente



Gê Souza 17/08/2022

O preço da felicidade
O autor nos mostra a constante busca pela liberdade, pelo amor e pela felicidade. Emma, personagem principal, inconformada com a vida que possui, idealiza viver o que leu em seus livros, mas cada vez mais se torna uma prisioneira de seus desejos e mentiras. O autor ainda nos mostra como a sociedade realmente é: fria, calculista, maldosa. Ele mostra que o clero e os demais homens não medem esforços para conseguir o que desejam, a hipocrisia que os rege.
comentários(0)comente



Polly 12/08/2022

Madame Bovary: uma longa fofoca sobre uma dona de casa da classe média entediada com a própria vida (#180)
Madame Bovary me deu a impressão de que não iria acabar nunca. Quanto mais eu lia, mais páginas pareciam brotar no livro. Foi uma daquelas experiências em que o livro é bom, mas seus personagens são detestáveis. Então, sua cabeça fica confusa para decidir se gosta ou não da leitura. No fim, gostei mais do que detestei.

Flaubert escreve com o encanto dos europeus do século XIX, entretanto, este é o livro que inaugura o Realismo na literatura. Seus personagens não são mais mocinhos e mocinhas virtuosos injustiçados, nem sua narrativa é épica como no Romantismo. A narrativa se detém em personagens incompletos e não hesita em mostrar o pior lado desses. Nada de fantástico acontece durante a história. É o dia-a-dia puro e simples de uma pessoa comum que nos é contado e nada mais.

Emma, inegavelmente, é vítima do machismo do seu tempo. Sua infelicidade vem da sua impossibilidade de escolha, da sua falta de liberdade. A única possibilidade que restava na vida de uma mulher (da classe média) era cuidar da casa, do marido e dos filhos. Porém, nada disso a preenchia e o não poder escapar dessa vida faz Emma enlouquecer. Mas, por que eu acho Emma detestável se ela é apenas uma vítima? Porque ela sofre pelos motivos errados. Emma acha que o que falta em sua vida são sentimentos intensos, luxo e futilidades. Quando na verdade, ela só precisa de liberdade e de se ver e ser vista como GENTE, já que mulheres historicamente sempre foram vistas como “o outro”, um pedaço incompleto do outro, ALGO que é de ALGUÉM.

A vida de Emma é triste. As escolhas que ela “faz” são desastrosas e só a afundam ainda mais em uma infelicidade desesperadora. Os homens que passam em sua vida ou são completos babacas ou são desinteressantes e entediantes. É aflitivo ler as páginas do livro e saber que não existe saída para personagem dentro daquela realidade e é, em certa medida, desencorajador ver a maneira vil com que a personagem trata todos os seus dilemas.

Ao começar a ler, minha expectativa era gostar muito mais do livro, mas uma barreira enorme se prostrou diante de mim: seus personagens indecorosos. E a despeito de meu livro preferido também ter essa característica, eu tenho um argumento para me defender: diferentemente de em Madame Bovary, em O Morro dos Ventos Uivantes, os personagens são conscientes dos seus defeitos morais e dos motivos pelos quais sofrem. E isso, sinceramente, faz uma enorme diferença.

Enfim, acho que vale a pena a leitura, embora seja provável que você passe umas raivas aqui e acolá.
comentários(0)comente



Lilica Britto 11/08/2022

Final feliz?
Um livro com uma riqueza de detalhes. É possivel visualizar a paisagem, o cenário dos fatos, o que de certa forma é muito bom para quem gosta de ler e obter o que, diferentemente de um filme, é facil de ser percebido mas pouco romantismo. Bem, é um clássico que não se pode deixar de ler por ser também detalhado os sentimentos, angústias e anseios de Ema. Tantos personagens estiveram presentes com seus dilemas, dores e dúvidas que me parece que todos possuem um propósito fundamental de ensinar algo ao leitor. Todos pareceram protagonistas. Demorei pra ler pois achei uma leitura cansativa. Mas claro que isso pode não ser sentido por outro leitor. O saldo final foi que gostei. Recomendo.
comentários(0)comente



mar5 09/08/2022

esperava menos pelos comentários que já tinha ouvido sobre o livro, mas gostei bastante!
o idealismo romântico dos personagens é motivo de muita tristeza e frustração ao longo do livro (mt bovarismo, obvio kkkkk) e achei bem legal como cada um lidava com as situações e os próprios sentimentos
comentários(0)comente



Lu_fll 06/08/2022

Ótimo Clássico
Comecei a ler-lo a 2 meses atrás li metade em 2 semanas e deixei de ler. Empenhada, retornei no início da semana retrasada e o terminei hoje. É um ótimo livro, vale a pena tentar. Ainda que as vezes massivo o enredo é rápido, as coisas acontecem de modo veloz. Uma trágica história, mas factual mente belíssima! Leia-o
comentários(0)comente



Natasche 05/08/2022

Romance gótico, masco da literatura.
Sim, eu gosto de me punir. É uma obre prima, sério, mas Jesus, que mulher chata. Eu só queria entrar no livro e dar na cara dela. Ok. Passou. Obra de relevância indiscutível. Leia nem que seja na força do ódio.
comentários(0)comente



Nicoli 02/08/2022

Meh...
Entrei na leitura pensando que iria achar um romance de bom grado, porém não foi para mim.
Não me simpatizei com nenhum personagem e por mais que eu tentasse a historia não me fazia me sentir fixada, o que dificultou na vontade em ler esse livro.
O abandonei e retornei a leitura inúmeras vezes por conta de estar entediada ao longo da história se desenrolando, o problema não é o livro e sim o fato de não ser do meu gosto. Talvez se eu gostasse de livros assim eu teria amado esse, mas não foi o caso e por conta disso não posso dizer se é bom ou ruim.
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 27/07/2022

Expectativas.
Não sei muito bem o que comentar desse livro, mas é perceptível que Emma tinha muitas expectativas em relação ao seu casamento, achava que tudo seria mil maravilhas e a quebra dessas expectativa a fez fazer o que fez, mas não defendo ela, me parece uma personagem péssima, pois a todo momento ela era rude com suas empregadas e até com a própria filha. E ao Charles não posso dizer que ele foi um péssimo marido e que as atitudes dele influenciaram as atitudades de Emma.
Enfim, não sejamos como Emma...
comentários(0)comente



Aylana Almeida 25/07/2022

Sofri pra terminar ?
Um livro que não funcionou muito pra mim mas que pode agradar leitores mais voltados à leitura de clássicos em sua mais bruta essência.
comentários(0)comente



klebio 24/07/2022

Obra que "inaugura" o movimento realista na literatura mundial, "Madame Bovary" é um livro que mostra aquele lado humano que era até então muito bem escondido no mundo literário.

É um livro bom, com algumas ressalvas à escrita do autor que torna a leitura um pouco massiva (as vezes).

Se tratando de construção de personagens e enredo, não tenho do que reclamar. Me apeguei a história e consegui ver bastante similaridade da Emma Bovary com algumas situações do presente, e isso é interessante...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manu5 18/07/2022

Essa resenha vai ser difícil....
Nem sei por onde começar, a sinopse acho que todo mundo conhece. Vou falar da minha experiência de leitura, em alguns pontos bem chata, algumas partes são bem paradas. E vou explicar pq, quando os "relacionamentos" chega a ficar monótono a leitura tbm fica.
Essa vontade da bovary de querer um romance como os livros que lia, gasta tanto dinheiro com amantes, a própria grávida e criação da criança, pra mim ela nunca amou ninguém a prova disso e quantidade de amantes, leiam livros de apoio pois tem muita informação.
Charles é um chato, porém amou a mulher cegamente, e quem leu sabe que ele ficou sempre ao lado dela. Acho que o fim não poderia ter sido diferente, gostei do final da bovary, se não fosse tantas partes chatas seria uma nota bem melhor, mais é bom levou 5 anos pra ficar pronto, depois teve o processo e tal.
comentários(0)comente



Grey.reads 18/07/2022

8/10
Madame Bovary é extremamente emocionada, sonha com amores literarios, luxos e aventuras que não condizem com a realidade em que vive. Como não consegue alcançar o que quer, vive melancólica e nas poucas vezes em que teve 1% do que almejava, sua alegria não durou muito.
Apesar de achá-la muito tola, entendo que o contexto social da época a fez assim, aliás o casamento era idealizado para as moças como a perpetuação da felicidade, e quando ela se viu casada e infeliz, se aborreceu com tudo e procurou soluções que no final, não lhe deram o que queria.
comentários(0)comente



Adam.PAricles 17/07/2022

Um livro espetacular, literalmente perfeito em todos os sentidos
Emma Bovary (personagem-título) é uma das personagens mais humanas que já li em toda minha vida, esse não é apenas um livro, mas sim uma EXPERIÊNCIA, que pretendo tornar a ter futuramente quando reler.

A protagonista é cativante, chegamos a pensar no início que ela é uma simples e sonhadora mulher, mas logo percebemos que a mesma acaba tendo seus sonhos frustrados pelo sistema patriarcal da época, a ela não era permitido escolher um amor, o que fez com que ela se envolvesse romanticamente e de modo extraconjugal com dois homens diferentes no decorrer da história.

Posso dizer que a história narra como Emma, com sua obsessão por ser o que não é, levou a si mesma e sua família a um rápido declínio, que era algo distante de tudo aquilo que a mesma sonhava.

Não sou de dar cinco estrelas para livros, mas esse, com certeza recomendo para todos aqueles que apreciam uma boa escrita, principalmente artística. Madame Bovary não é apenas uma história, é uma perfeita obra de arte.
comentários(0)comente



1208 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR