Rafael.Honorato 12/05/2021Dinheiro e prazeres não são a respostaMadame Bovary foi uma recente releitura que gostei muito de ter feito.
O livro narra a história de Emma, uma mulher sonhadora, muito influenciada na infância pela leitura romântica e sentimental. Casa-se com Charles, um médico abnegado e dedicado à esposa, família e ao trabalho, porém, contente demais com uma vida monótona e entediante, levada de maneira extremamente passiva a tudo e todos.
Emma, uma das personagens mais complexas e bem desenvolvidos que já pude ler, sente-se presa a esse casamento sem as emoções que sonha e deseja e começa a buscar vida e paixão à sua existência, o que leva ela a breves momentos prazerosos acompanhados de muitos caminhos tortuosos, aflitivos e fatalmente desastrosos (vem ler pra descobrir quais!).
O livro é maravilhosamente bem escrito, o autor desenvolve um estilo descritivo muito interessante, proporcionando imaginar e compreender cada cena relatada. Ele transita entre descrições detalhadas (uma expressão, um movimento ou uma peça de roupa dobrada de maneira específica, etec) e os quadros gerais (como caminhavam um grupo de pessoas e quais eram as cores que preenchiam o cenário), fazendo essas transições como num filme que 'aproxima' ou 'distancia' a câmera em foco. Genial e surpreendentemente sem ser chato. Qualidade que poucos escritores conseguem.
A trama é muito interessante, deve ter sido realmente um verdadeiro alarde uma temática como essa no ano de 1856 (o livro chegou a ser proibido em alguns países por várias décadas). Talvez o autor desejasse mostrar que, na média, a vida é menos empolgante e emocionante que os livros vendem (livro, filmes, redes sociais, etc, para os tempos atuais) e que viver unicamente numa busca incessante de emoções e prazeres, sejam sexuais ou consumistas podem nos levar a desastres, como o livro apresenta de maneira tão crua e impactante.
O autor ainda desenvolve algumas críticas ao embate ciência x religião através de personagens secundários, que fazem pensar muito e vale a pena conhecer.
Livro fantástico, recomendo muito a leitura e considero uma verdadeira obra-prima.
E você, quais foram as suas impressões de leitura quando leu? Gostaria de ler também? Comenta aqui?