CPCUNHA 19/06/2024
Complexa, trágica e irônica
"Madame Bovary" é um clássico da literatura francesa, escrito por Gustave Flaubert no século XIX. A obra é importantíssima para a história da literatura, pois é responsável por introduzir no mundo o movimento literário do Realismo.
No livro, é retratada a vida de Emma, uma jovem campesina que vive um matrimônio com Charles Bovary, um homem de meia-idade que é completamente apaixonado por sua esposa. Entretanto, Emma é uma mulher extremamente complicada e que, devido aos livros de romance que lê, sempre sonhou com uma vida idealizada e fabulosa. Por isso, está sempre buscando uma vida irreal, que só pode ser encontrada nas histórias românticas.
O problema dessa idealização é a forma como a personagem lida com isso, sempre buscando os homens mais distintos e difíceis na tentativa de preencher o vazio existente dentro de si. Desde o casamento desgastado até inúmeros adultérios, Emma falha miseravelmente sempre.
Flaubert detalha meticulosamente os sentimentos e os pensamentos de Emma, bem como todo o ambiente e a sociedade na qual vivia. A narrativa é uma crítica direta à burguesia provinciana da época, destacando a hipocrisia, a superficialidade e a infelicidade que permeavam os valores de todos.
Ao descobrir que a obra foi levada a julgamento com o argumento de que era uma afronta à moral pública e religiosa, despertou em mim uma curiosidade absurda de conhecê-la. Presumo que o mesmo ocorreu com todos que viveram na época. Apesar de ter gastado mais de dois meses para terminar a leitura, por ter demorado a me acostumar com a escrita de Flaubert, foi muito proveitoso, principalmente após a metade da obra, momento em que o investimento de tempo valeu a pena.
Devido ao desespero nos mais íntimos sentimentos de Emma, no final do romance o leitor passa a criar um sentimento de "coitado" pela mulher, igual temos por aqueles amigos que só tomam as piores atitudes possíveis.
É uma ótima leitura, porém não recomendada para aqueles que estão iniciando a ler clássicos, devido ao enredo cheio de detalhes sobre tudo o que aparece na história. Foi o meu primeiro livro de literatura francesa e estou ansioso para o próximo.
4,5/5 estrelas