Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert




Resenhas - Madame Bovary


1208 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


mariabotan 24/04/2023

?Ela estava cheia de paixões, de raiva, de ódio.?
Emma Bovary é completamente infeliz no casamento e tenta de todas as formas encontrar a felicidade. E ela a encontra em seus amantes e em sua luxúria, sempre gastando mais do que tem.

Madame Bovary é um clássico que eu nunca tive muita vontade de ler, mas quando a Antofágica lançou a edição deles, fiquei completamente apaixonada pela edição e comprei o livro. E que bom! Fiquei muito feliz de conhecer a história da Emma.

O livro é bem polêmico, já que a mocinha é adúltera e não quer saber muito da filha. Além disso, gasta até o que não tem e afunda a família em dívidas. A história mostra bem a vida da mulher daquele tempo, que não tinha liberdades e que seu futuro era se casar e ser feliz. Mas Emma é completamente infeliz em seu casamento com Charles, parece não gostar nem mesmo da filha.

Em um dos posfácios, li que Emma não quer apenas algo sexual com seus amantes, mas sim igualar sua vida às heroínas dos livros que lê; ela quer aventura e paixão, êxtase. Outro posfácio me ajudou a entender um pouquinho mais da história e diz que o livro traz tonalidades eróticas, mas também a necessidade de punir a protagonista por tanto atrevimento. E o livro é justamente isso!

Gostei muito da história. A Emma é uma personagem bem complexa, ao passo que seu marido Charles parece um pamonha apaixonado, que não consegue sequer enxergar o que tá debaixo do nariz dele.

Enfim, é um clássico interessante que introduz o movimento do bovarismo e a edição da Antofágica com suas ilustrações deixa tudo melhor!
comentários(0)comente



escaravelhoss 20/04/2023

Mas ai tambem é foda viu, nada agrada essa mulher eu hein. nao tive problemas com o ritmo mais lento da historia porem achei o final meio meh
comentários(0)comente



Nath 19/04/2023

Questionamentos necessários
Charles Bovary, um jovem médico e viúvo, se apaixona por Emma, filha de um paciente. Após o casamento, eles se mudam para uma casa no interior que não agradava em nada Emma. Foi neste local que tiveram a sua primeira filha.

Emma Bovary tinha uma vida baseada na idealização do amor. Portanto, sonhava que tudo era igual ao que ela lia nos romances. Como cresceu em um convento, Emma dedicava bastante tempo a essas leituras. Ela acreditava no sonho de encontrar um amor-perfeito, tal qual era mostrado nos livros. Seu casamento com Charles foi se tornando um tédio e ela decidiu procurar novas formas de se sentir feliz. Arrependida por casar com um homem tão rude, a protagonista procura de vez uma fuga para a situação: o adultério. O clima de conquista e sedução anima Emma e ela resolve se entregar ao relacionamento extraconjugal na expectativa de que viveria novas emoções na sua pacata vida.

A narrativa é em terceira pessoa, porém usa o discurso indireto livre, que nós faz entrar nos pensamentos e sensações dos personagens. Emma questionava a suposta felicidade no casamento. Na época, o reconhecimento social para a mulher era só se ela fosse casada. A sociedade nutria a ilusão de uma vida doméstica perfeita. Ousado, o autor retrata temas ?tabus? para a sociedade contemporânea. Mais do que uma narrativa de uma jovem que trai o marido com amantes, Madame Bovary é também um livro que traz assuntos como família, ambição, vida no campo, religião e todas as tradições morais que a burguesia da época fazia questão de impor.
comentários(0)comente



Cris 15/04/2023

Triste e ótimo
Um ótimo livro na minha opinião, realmente um clássico. A história da Emma desperta tristeza e angústia. Situações impertinentes, escolhas duvidosas, quem não passa por isso?
comentários(0)comente



Justbii 13/04/2023

Expectativas não foram alcançadas
Eu fui com uma expectativa gigante nessa obra e levei um balde de agua fria na cabeça. Eu tinha uma ideia totalmente de como seria Madame Bovary, por envolver adultérios, França, achei que seria algo totalmente instigante, e praticamente metade do livro eu me arrastei na monotonia e a história em si só engatou no final mesmo, quando pra mim já não estava mais tão envolvida.
comentários(0)comente



MykaaMoon 13/04/2023

O meu livro é uma versão antiga e clássica. Com letras pequenas o que dificultou de início a leitura, são muitos detalhes e que logo me cansavam.

Mas depois que peguei gosto, fiquei vidrada.

É um tema bem atual esse livro com várias críticas.

Foi meu primeiro contato com Flaubert, este livro foi citado em um literatura russa que li ainda esse mês.

Estava ansiosa pela leitura e só senti falta de alguns detalhes nas relações de adultério. Porém, não deixa de ser um bom livro.
comentários(0)comente



Thabata.Pinheiro 11/04/2023

Na faculdade de Letras
Conheci Madame Bovary quando estava fazendo o curso de Letras. Tive uma primeira tentativa frustrada de ler o livro uns anos atrás e não consegui, desisti nas primeiras páginas, pois eram tantas observações em pé de página que me tiravam da leitura. Dessa vez tentei não ler todas essas informações de texto e fontes e escritores? li alguns, mas não todos. Aí consegui ler o livro e foi muito bom! Eu adorei, uma história escandalosa pra época em que foi escrita. Pra quem gosta de Jane Austen, Madame Bovary vai ser uma maravilha de ler também.
comentários(0)comente



Rafa 10/04/2023

Muito interessante pelos detalhes e realismo das relações pessoais. Porém, senti falta de mais detalhes em alguns momentos íntimos da protagonista, que poderiam 'apimentar' mais a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
nery20 08/04/2023minha estante
Nossa, como detestei esse livro rsrsrs




Livro que livra 07/04/2023

Audaciosa crítica à sociedade
Narrativa em terceira pessoa, porém usa o discurso indireto livre, que nos faz entrar nos pensamentos e sensações das personagens.
Emma Bovary - heroína de nosso tempo; questiona a suposta felicidade do casamento.

O reconhecimento social para a mulher era só se fosse casada.
Nutriam sua imaginação pelas fantasias extraídas dos romances - inconformadas com a mediocridade da vida doméstica e do casamento.

Ousado, Gustave Flaubert retratou temas tabus para a sociedade contemporânea como o adultério e o suicídio, levou cerca de cinco anos para finalizar sua obra.

Flaubert chegou a ser processado sob a acusação de imoralidade e ofensa religiosa, mas foi absolvido. Durante o processo, quando questionado de onde teria tirado inspiração para escrever a obra, o autor pronunciou a célebre frase para defender o seu direito de expressão:
?Madame Bovary sou eu? (Emma Bovary c?est moi)

Algumas fontes, no entanto, apontam que a inspiração do escritor teria vindo de um caso real acontecido na Normandia, onde uma mulher se suicidou após o adultério.

Em suma, a obra é uma crítica a nos mesmos.
comentários(0)comente



Zorobabel 07/04/2023

Clássico
Primeira vez lendo esse clássico da literatura e foi experiência muito boa, livro com enredo atual e pode ser usado nos dias de hoje
comentários(0)comente



Eduardo.Grizenti 05/04/2023

Um clássico datado
Não há quem em sã consciência vá falar mal de Madame Bovary, entretanto sua influência foi tamanha na literatura que qualquer leitor mais diversificado provavelmente já se bateu com uma obra que tenha sido de alguma forma inspirada por esse livro; de Tostoi a Eça de Queiroz, e até mesmo telenovelas.

Recomendo para quem não se intimida com clássicos e quer ter a experiência de ler a construção de uma das personagens mais sólidas que já li.
comentários(0)comente



Estefany 05/04/2023

Na falta de ter algo melhor para ler, dá pro gasto
Madame Bovary trata da história de Charles e Emma. Charles casou-se com Emma após o seu período de luto à falecida esposa e iniciou uma vida de casado com a quem seria a nova "Madame Bovary". Emma, de início, achou que o amava, via em Charles o que ela esperava ser um romance digno de livros, uma existência pautada em frequentar a alta sociedade, os seus bailes, festas, tudo que ela antes não tivera, mas quando viu que isso não iria acontecer, não tardou a ser a pior coisa que ocorrera na vida de Charles.
Emma passou a amar outros, ter amantes, ser infiel com quem tanto a queria bem. Gastava rios da fortuna de Charles para satisfazer os seus desejos fúteis de consumo.
Emma é isso, uma pessoa infiel, fútil, que vive indo de amante para amante na tentativa de cobrir a sua inútil existência e, ainda por cima, uma cristã por conveniência, só se apegou à religião nos momentos em que considerava estar precisando de algo e, quando as coisas melhoravam, achava tudo tedioso novamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia 30/03/2023

Insatisfeita
Fui ler com tanta expectativa, mas acabou sendo decepcionante. O livro começa sendo narrado pelo 🤬 #$%!& conformado do marido, depois ela começa a narrar a vida deles e minha nossa que raiva, nada simplesmente nada está bom ela buscou preencher as lacunas da vida dela com objetos matérias então era óbvio que ela não seria feliz, é mesmo quando ela tem uma filha não basta para que ela repense em certas atitudes, ela procurava alguém parar amar mesmo tendo pessoas assim em sua vida, as traições foram só mais um passo para sua ruína, Rodolfo foi um cara que se aproveitou de uma uma com uma vida insatisfeita, ela cansada todo mundo menos o seu marido, foi desagradável ler e ver o desenvolvimento de uma personagem fictícia narcisista e frustrada que só se importava com os seus sentimentos, tanto que a filha foi apenas citada no livro, nem deu para conhecer muito, pois todo tempo livre era para ver os amantes e comprar ?coisas? não foi uma leitura bacana, mas isso é só minha opinião mesmo.
comentários(0)comente



1208 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |