spoiler visualizardias 28/07/2023
Madame bovary é um livro do realismo,movimento esse que,traz mudanças principalmente na forma como veem as mulheres, que passam de inocentes,perfeitas e puras para personagens que erram e,como a emma traem.
Bem falando sobre o livro em si,ele é bastante descritivo,ou seja parágrafos enormes só com descrições, isso não é ruim ,só as vezes pode ser maçante, por isso demorei tempos para terminar também.
Enfim,emma é uma moça que cresceu isolada do mundo exterior,o mais longe que tinha ido era até um convento só de meninas para estudar,vivendo ali na fazenda do pai ela não convive com muita gente,até que seu pai sofre um acidente e chama um médico,Bovary,logo os dois se aproximam,contudo ele ainda era casado,mas sua mulher morreu um tempo depois,então assim eles acabam se casando.
Agora casada a vida não era como Emma pensará,ela que lia diversos romances esperava algo mais daquilo e se entendia facilmente na pequena vila que Charles morava.
Assim passou um tempo com ela assim,acabou que os anos foram passando,ela teve uma filha e ainda entediada conhece um rapaz mais novo chamado Leon,que acaba tendo uma paixão platônica por ela,e acaba viajando para tentar esquecê-la, logo ela conhece outro,um homem mais velho e com posses que,a vendo se encantou e,mesmo sendo casada deu seu flertes e a quis como amante,ela aceita.
Com esse até juras de amor teve, para conquistá-la ele disse de tudo e no fim conseguiu,nesse período da vida de emma,Charles seu marido trabalhava e a deixava sozinha, a criada cuidava de sua filha,ou seja ela não tinha o que fazer,até que ela conheceu um homem,um vendedor,que logo a fez sua melhor cliente,ela gastava horrores em tudo o que queria sem o menor controle,ou pensamento nas finanças.
Durante seu caso com aquele homem,cada vez que o via mais odiava Charles, que nem sequer percebia algo diferente, até que chegou num ponto que ela decide que quer fugir e chama seu amante para ir e diz que iria levar a filha,ele acaba aceitando e ela,que se dizia apaixonada faz muitas compras para viajar até que,uma carta chega,de seu amante,dizendo que não iria mais fugir com ela,lendo aquilo emma literalmente tem um colapso,e durante meses fica de cama.
A vida segue,com os bovary com mais dívidas pois enquanto emma estava doente acumularam ainda mais,até que um dia Charles decide levá-la até um teatro em outra cidade e por um acaso,ela encontra Leon, e conseguindo convencer seu marido ela fica na cidade mais um dia,no qual ela é Leon iniciam um caso.
Esse durou até a paixão esfriar,Leon com passar do tempo percebe cada vez mais coisas em emma e ele nele também, e quando ela se afunda em dívidas recorrer a ele e muitos outros mas ninguém pode ajudar,um tempo atrás o pai de Charles morreu e ela iria vender a propriedade sem Charles saber para quitar as dívidas,até que elas chegam num ponto sem volta,onde ela sem ver outra alternativa pega arsênico na casa de um farmacêutico e se envenena,e ali ela passa as últimas horas de sua vida,numa cama morrendo com uma paz no coração.
Isso não ocorreu com Charles, ele ficou desolado com a morte de emma,logo sua mãe veio morar com ele,ainda tendo imensas dívidas, que chegava todo mês,coisa que ele nem sabia o que eram ele pagou,os anos passando e ele cada vez mais pobre,até que um dia achou numa gaveta as cartas dos amantes de emma,ele demorou um tempo até finalmente ter coragem de abri-las e quando o faz fica em choque,acaba se afundando em bebidas,até que sua filha,ainda criança,o acha morto.
Berthe bovary, a filha acabou com sua avó paterna que morreu naquele mesmo ano,seu avô materno não conseguiria cuidar dele e então ela vai parar na casa de uma tia,que a põe numa fábrica,fim.
Minhas considerações:
Fiquei indignada com o fim,pois emma morreu sem preocupações, leve e charles se afundou e no fim quem pagou o pato foi a filha,apesar disso a escrita é incrível,me fez ter dó do Charles e raiva da emma em certos pontos,me fez entendê-la em outros,mas enfim esperava algo completamente diferente.