Geo 04/08/2024
Emma Bovary uma mulher normal
Oi, pessoas! Tudo bem?
Polêmico esse meu título hahaha ?
Quem é Emma Bovary? Uma mulher que lê diversos livros românticos, e sente desejo de amar intensamente, perdidamente, ardentemente, massssss ao casar-se encontra a frustração.
Quantas vezes nos iludimos como Emma, né mesmo? Nossa cultura repleta de ?felizes para sempre? por meio de desenhos animados, livros, comerciais e atualmente redes sociais. O importante é ser feliz pra sempre, mesmo que esse feliz não seja tão feliz.
O livro é vendido e panfletado por meio desa sinopse, que é verdadeira, mas não deixa de ser limitante. É um clássico, com uma leitura bem tranquila, acredito que livros clássicos valem a pena conhecer a história sempre há algo a acrescentar. Nesse caso, Flaubert quase foi preso por essa obra, curioso. Quais perigos de uma mulher com atitude, né? (mesmo que ficcionalmente).
No entanto, algo me fez refletir ao percurso dessa leitura. Foi a busca incessante de um par ideal ou vida ideal para Emma. Charlie não era um homem ruim, mas fugia do idealizado a Emma. Essa mulher, que também é mãe (ponto que vale ressaltar), como vive? Como vive essa solidão feminina? Essa busca pelo sentimento nunca sentido, ou que não existe? Que cultura colocamos nossas meninas?
Uma cultura para homens, uma mulher com atitude, que deseja algo, é estranho. O livro não romantiza casos extraconjugais, mas nos lembra que mulheres desejam (e muito). Mulheres estão vivas, e seguem vivendo. Aquelas mulheres idealizadas dos romances são bem falsas, Emma não é bem um exemplo, pois ao fim (SPOILER)
ela morre. Devido a tanta desilusões e frustrações, exemplo? Não. No entanto, um grande avanço na literatura. Vale a leitura demais! Leiam muito!!!!!!!
+uma resenha desorganizada ??