eribert0 20/02/2023
O nosso Quijote Brasileiro
[O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra às aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote de La Mancha brasileiro, que percorre Minas Gerais.]
"Para onde você vai?" "Para onde me levarem os meus passos"
Acompanhar as peregrinações de Geraldo Viramundo é embarcar num tour por toda Minas Gerais, desde os lugares mais simples aos mais requintados. Mas não se engane, não são apenas pequenas cidades interioranas, são lugares com personalidades bastante raras de se encontrar - e você só encontra nesse livro! -, desde uma tal Peidolinha e loucos de manicômios, até um Governador Ladisbão bem mequetrefe e fantasmas de uma certa casa assombrada. E durante toda história, Viramundo vai se deparando com essas personalidades, seguindo de cidade em cidade, não sabendo ao certo o que buscar e tentando se encontrar.
Geraldo Viramundo é um dos personagens mais engraçados e sagazes, que eu já li. Ele já foi do seminário ao exército, quase prefeito e louco - quase sempre louco -. Não é atoa que muitos o comparam com Quijote. Tem muito dele sim em Viramundo, assim bem como Policarpo Quaresma, e podemos perceber também Forest Gump como um dos personagens que tem esse mesmo ar cômico, ingênuo, emocionante de Viramundo.
O Grande Mentecapto é um livro que vai lhe fazer rir muito, são cenários e situações absurdas que o autor descreve tão bem, que faz com que a leitura seja muito fluída e rápida de se ler. Poderia listar aqui vários momentos preferidos desse livro - desde o grande debate na praça, que sem dúvidas é um dos momentos mais engraçados desse livro, até mesmo o final do livro, que apesar dos acontecimentos, não deixa de ser um final bastante emblemático. -, mas seria aqui um texto muito extenso, então deixo para que vocês leiam e se divirtam, e aprendam com Geraldo Viramundo.
"Donde leese por la fuerza de las cosas, lease: por la debilidad de los hombres".