Milena @albumdeleitura 10/09/2015
O Grande Mentecapto
O romance narra as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, uma espécie de Dom Quixote brasileiro, e suas andanças pelo estado de Minas Gerais.
Nascido em Rio Acima, Geraldo fora um menino como outro qualquer, com suas traquinagens e maluquices. Sua vida, porém, começa a mudar quando aposta que conseguiria fazer o trem parar. Dito e feito; torna-se o herói da cidade.
As consequências, no entanto, não foram apenas positivas: admirando esse feito, outro menino tentou fazer o mesmo e acabou morrendo. Revoltada, a população considerou-o como o grande culpado. Passou um tempo isolado até conhecer o Padre Limeira e manifestar seu desejo de ser seminarista. É quando sai de casa rumo a peregrinações, grandes trapalhadas e confusões.
É expulso do seminário, se apaixona pela filha do Governador, leva uma surra, é internado num hospício, torna-se candidato a prefeito, entra para o quartel, vai preso e participa de uma revolução ao lado de prostitutas e sem-teto em busca de melhores condições de vida. Ufa! Que loucura, não é mesmo?!
O fim do livro (que eu não vou contar!) é surpreendente, comovente e triste também. Fernando Sabino expõe sua capacidade descritiva, (parece que você está vivendo a cena) e faz o leitor rir, se emocionar e refletir sobre suas conclusões a respeito da vida, do homem e das coisas.
Simplesmente amei a maneira cômica e ao mesmo tempo crítica que Sabino escreve e, posso dizer que me tornei fã deste cara!
Recomendo, com toda a certeza!
site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2014/06/dica-de-leitura-08.html