Bruno 09/03/2023
Obrigado, Warren Buffett
Para começar desejava ler este livro desde o seu lançamento em 2008. Estava cursando Administração na ESPM-SP quando Warren Buffett tornou-se o homem mais rico do mundo pela primeira vez.
Estou lendo este livro como empréstimo da Biblioteca da Petrobras, inclusive preciso devolver. Parece que você precisa estar maduro para alguns livros entrarem na sua vida. Estou com o livro desde janeiro de 2019 e hoje vim a concluir a leitura.
Para ser sincero, há livros de negócios dos ensinamentos do Warren Buffett que podem ser lidos em algumas horas e com mais oportunidades de se engrandecer nas finanças e negócios, como o próprio livro ?O tao de Warren Buffett? que já li 4 vezes, em momentos diferentes das minhas finanças e sempre me ajudou a evoluir, e continuarei lendo.
Já este livro ?A Bola de Neve? é um livro para os negócios sim, mas mais para entender a vida, como são as pessoas por trás dos números, suas forças e fraquezas, onde acertaram, onde erraram. Que fato leva as pessoas serem mais humanas, o que as perdas nos ensinam, e muito mais. Ser bem-sucedido é sobretudo amar as pessoas e saber lidar com elas, como o próprio Warren fez e faz aplicando os ensinamentos de Andrew Carnegie.
É uma excelente leitura de biografia de um dos homens mais respeitados nos negócios de todos os tempos. Recomendo que estejam preparados para absorver a intensidade da vida deste homem, e para isso este livro leva tempo para ser concluído, mas vale a pena. Não desistam, vão até o fim, os últimos desfechos do livro são os melhores.
Aprendam com a lei áurea da prosperidade ?dás e receberás?. Quando a sua esposa Susie faleceu, planejando doar em vida sua fortuna, Warren planejou a sucessão dos seus bilhões de dólares, e neste mesmo intervalo de tempo que planejou e iniciou a sua filantropia de maneira grandiosa, tornou-se o homem mais rico do mundo.
Relacionem os fatos, compreendam, e apliquem estes ensinamentos. É o que desejo a cada leitor.
Obrigado, Warren Buffett. Desejo que seu legado seja eterno!