Rosana - @tudoquemotiva 18/07/2018Heroína para crianças independentes ♥ Pippilotta Viktualia Rullgardina Krusmynta Efraimsdotter Långstrump, Pippi Longstocking para os íntimos, é uma menina de 8 anos que vive sozinha em Vila Vilekula, sua mãe morreu muito cedo e seu pai é o rei dos canibais. Ela tem a vida que toda criança pensou em ter, é dona do próprio nariz, ela faz o que bem entende e fala o que bem entende, mesmo que isso envolva contar algumas mentiras às vezes.
Pippi faz a própria comida, assim como diz à si própria a hora de ir dormir. As pessoas que moram na cidade sempre questionaram o motivo dela viver sozinha, na verdade, eles não gostam do exemplo que ela pode passar para as outras crianças. Até que um dia, eles tentam levar Pippi para a escola e é a incredulidade dela é tanta que ela passa a questionar o sistema educacional.
Ela é considerada a menina mais forte do mundo, não só fisicamente, mas também pela personalidade que possui. Pippi tem sardas e cabelos vermelhos e por ser mais indepentende, acaba por chamar a atenção de seus vizinhos Tommy e Annika. Juntos eles viverão várias aventuras e se tornarão grandes amigos, passando pelas mais diversas situações.
O livro é parte de uma trilogia bem curtinha, em média 150 páginas por livro, e é de origem sueca. Os seus livros, de forma geral, foram traduzidos para mais de 85 idiomas e muitos dos seus livros são baseados na sua própria vida familiar. Curiosidade: Pippi foi inventada originalmente para entreter sua filha Karin, que estava acamada.
É óbvio que o livro vai apresentar alguns temas a ser discutido, o sistema de ensino é um deles, assim como o julgamento por aparências, o modo de vida e o fato das pessoas considerarem Pippi uma criança fraca e frágil (o que obviamente não é). O livro foge do esteriótipo da mocinha estar em apuros e precisar ser salva, nesse livro a Pippi é a heróina e não há príncipe que seja tão bom quanto ela.
Diria que Pippi é a heróina e, talvez a princesa, que as crianças precisam conhecer. É a criança forte, destemida, segura de si e alegre que bate de frente com os adultos e questiona o que precisa ser questionado. Acima de tudo, Pippi se diverte, ela é uma criança que sabe aproveitar os melhores momentos da fase que está vivendo.
Os capítulos funcionam de forma independente e funcionam como contos dentro do próprio livro, o que é bem legal para ler com crianças antes de dormir. O livro também pode funcionar para os adultos por se tratar de alguém que foge dos padrões, que age da forma que bem entende sem se preocupar com os julgamentos. Pippi com certeza é uma personagem cativante e que seria uma ótima amiga ♥
site:
http://www.tudoquemotiva.com/2018/07/livro-pippi-meialonga-astrid-lindgren.html