Thai 14/06/2020
História cativante!
Um ano na Provence é um livro que comecei sem grandes expectativas mas que fascinou-me,se tratando do tema viagem na Europa em busca de uma vida simples.
Com uma narrativa incrível e extremamente bem detalhada,Peter Mayle conta em 214 páginas e 12 capítulos cada um retratando um mês do ano em que o autor e sua esposa viveram,desde sua saída da agitada vida na Inglaterra para a calmaria do Sudeste da França,Provence.
Peter Mayle nos proporciona a sensação de viver com lindas paisagens floridas,a vida tranquila,os vendavais de seu atual lar e até mesmo os vizinhos e conhecidos que tornam a vida na fazenda mais divertida,seja o fazendeiro ao lado,o caçador de cogumelos ou a senhora com o burro.
A história é descrita de maneira encantadora,e é possível sentir a paixão do autor pelo novo lugar que escolheu para morar,pela cultura,cores,sabores e calmaria.
Um dos detalhes mais bonitos de "Um ano na Provence" é a descrição de Mayle pelas comidas e banquetes que por muitas vezes me fizeram salivar e sonhar em degustar tantas maravilhas gastronômicas sendo ás comidas de verão como melões,pêssegos,o aioli ou a bouillabaisse.
É um livro modesto,que prende a atenção do leitor,leve e bem-humorado nos faz sentir o gosto da mudança repentina de país e ainda sim nos intrigar junto ao autor com cada nova descoberta de sua recente realidade.