Alex 05/07/2024Os primeiros contos de PoirotHá exatos 100 anos atrás, Agatha Christie publicou, esse que foi o primeiro livro de contos curtos do investigador Hercule Poirot. Contendo 14 histórias curtas, narradas por seu fiel companheiro Capitão Hastings.
O livro nos apresenta casos de todos os tipos, roubos, esquemas, raptos, assassinatos. E, um conto em que Poirot falha. Sim, temos a primeira narração de uma falha do infalível Hercule Poirot.
A meu ver, Agatha não acerta a mão nas narrativas. Os mistérios são bobos e mal desenvolvidos. Poirot é deselegante e irritantemente presunçoso, o que por si só não seria um problema, mas a ausência de carisma torna-o irritante. Hastings é um obtuso companheiro, sua falta de visão chega ao ponto da burrice. Nesse livro, tive a impressão que, Agatha, queria compor a caricatura de uma dupla de detetives. É impossível não comparar com os contos de Sherlock Holmes, ainda não encontrei nada no mesmo nível de genialidade.
Por fim, se fosse para recomendar os livros de Agatha, diria para escolher os romances, onde ela desenvolve os personagens e a história de forma muito melhor. Nos contos, definitivamente, ela não acertou a mão.