Viviane358 19/08/2023
"Use suas células cinzentas, mon ami!"
O livro possui 14 contos com as aventuras de Poirot, narrados por Hastings. Os casos desse livro são intrigantes, a todo momento penso que Poirot não vai conseguir desvendar os mistérios.
A Aventura do Estrela do Oriente - ?????
Duas mulheres distintas procuram os serviços de Poirot por temerem o roubo de seus diamantes.
A tragédia de Marsdon Manor - ?????
Poirot é contratado por uma seguradora para investigar a morte suspeita de um senhor que fez um seguro de vida de alta quantia. Poirot deve investigar se a morte foi natural, suicidio ou assassinato.
A aventura do apartamento barato - ??
Essa aventura pra mim foi o conto mais sem graça de todos, a narrativa aborda a espionagem internacional. Ao investigar um apartamento para descobrir porque sua locação é tão barata, a dupla Poirot e Hastings se deparam com uma grande (e chata) conspiração.
O Mistério de Hunter's Lodge - ????
Com Poirot doente e impossibilitado de assumir o caso, Hastings vê a sua chance de brilhar e assume um caso, prometendo que irá relatar tudo por telegramas. Mesmo longe da cena do crime, Poirot leva a melhor sobre seu amigo e descobre o assassino pelos relatórios de Hastings.
O roubo de 1 mi de dólares em títulos do tesouro - ???
Poirot é contratado para investigar o sumiço de títulos do tesouro que estavam em um navio, O Sr. Ridgeway viajava rumo a Nova York para levar os títulos. Mas no último dia de viagem, sua mala extremamente segura some. De longe, é um dos casos mais simples do livro.
A Aventura do Tumba Egípcia - ?????
Uma sucessão de mortes que ocorrem durante a escavação do túmulo do Rei Men-her-Ra são atribuídas a uma maldição. A pedido de uma mãe atormentada, Poirot e
Hastings vão ao Cairo investigar o caso. Foi uma das aventuras que eu mais gostei e desejei que o conto fosse mais longo.
O desaparecimento do Sr. Dovenheim - ?????
Em uma visita a Poirot e Hastings, o inspetor Japp aposta que o belga não consegue solucionar um caso sem sair de casa. Japp se diverte com a prepotência de Poirot, inclusive durante a investigação quando o detetive faz perguntas absurdas a ele. Como sempre, usar as células cinzentas Faz Poirot levar a melhor, desvendando o que ninguém conseguiu.
A aventura do nobre italiano - ????
A aventura conta um caso bem confuso do assassinato de um cliente de um médico amigo de Poirot. Durante a visita a seus vizinhos, o médico recebe uma ligação do conde Foscatini, afirmando que está sendo assassinado. Os três vão para a casa do conde, local do crime, resolver o caso absurdo.
O caso do Testamento Desaparecido - ???
Poirot recebe um pedido incomum da srta Violet Marsh. A jovem ficou órfã aos 14 anos e foi morar com o seu milionário tio Andrew. Ao voltar da Austrália, o velho se opôs fortemente à pretensão acadêmica da sobrinha mudando os termos do testamento que fará parte dessa aventura (a sobrinha era a única herdeira se obedecesse uma certa condição). É uma busca bem diferente de todos os casos de Poirot, uma história simples, que trás um conhecimento para a vida: "Se você não sabe de algo, não inverte bobagens, contrate ou contate quem sabe. Esta é a coisa certa ser feita".
A Dama do Véu - ?????
Poirot diz a seu amigo Hastings que os criminosos da Inglaterra o temem demais, por isso pararam de cometer crimes e isso explica o fato de não ter um bom caso já a algum tempo. Procurando novos crimes nos jornais, ambos se deparam com algo interessante: Hastings descreveu um roubo em uma joalheria, onde o ladrão foi preso no local Mas, a policia só encontrou cópias das verdadeiras jóias com o bandido.
A Caixa de Bombons - ?????
O caso ocorreu no início da carreira policial de Poirot e para a alegria de Hastings, a investigação não tem o desfecho costumeiro. Em uma noite chuvosa, o detetive e seu melhor amigo estão perto da lareira, conversando, Hastings fala sobre a fama de Poirot, que modesto, afasta o elogio A conversa traz um caso antigo do detetive quando ainda morava na Bélgica, em que ele falhou em descobrir o assassino. Incrédulo, Hastings estabeleceu um código entre ele e o seu amigo: Toda vez que Poirot estiver se gabando demais, Hastings dirá "caixa de bombons" para lembrá-lo de seu fracasso.