spoiler visualizarPatricia318 06/02/2023
Rio do meio
Gente? primeira vez que li um livro da Lya Luft? minhas percepções talvez não tenham sido tão válidas ou aprovadas? mas, considero uma literatura mais difícil. Difícil porque, deve-se estar muito atento a leitura da obra.
A forma como a autora traz a vida e a morte, como ela utiliza figuras de linguagens e percepções do real para demonstrar essas duas passagens é incrívelmente lindo.
Além disso, quando è mencionado a respeito das mulheres, que todas nós conhecemos e percebemos aquelas que, são mulheres direitas, que seguem as regras do que é o tradicional. Mas, dentro delas, sempre existe aquela fera quase indomável, de se libertar e ir embora? transgredir, fazer aquilo que realmente querem, voar?
Esses desejos ocultos existem, dentro do seu aspecto mais profundo de alma interior, e muitas vezes, não há luz que consiga chegar.
Lya também evidencia que, na verdade as narrativas nem sempre são experiências dos autores? podem ser de pessoas próximas que vivenciaram, ou até mesmo, imaginação/ficção.
Um romance nao é autobiografia, a não ser que se intitule assim.
Ao final Lya cita o rio, do rio do meio.. que continua seguindo? isso simboliza a vida.. a vida e os seus momentos, seus ciclos, suas fases.. instantes? a vida não para. O rio passa entre os sótãos e porões ? nao interrompe o seu curso quando dormimos ou comemos ? assim, como a vida? de qualquer forma.. ela não rompe o seu curso? ela segue existindo? o tempo não para?
Na verdade, o rio do meio, é uma forma de metáfora que a autora se apropriou pra falar da vida.. pq assim como o rio segue o seu percurso? a vida também não para.. o tempo? não parabéns , e tempo é vida. Faz sentido?