Bi Sagen 21/02/2021Até que ponto seria bom ter todos nossos desejos realizados(alerta spoiler: vou falar sobre volume 1 a 8, portanto Dinastia M completa)
Após matar metade dos Vingadores, incluindo Visão, Wanda está completamente devastada, perdendo ainda mais o controle de sua mente, e da realidade. Professor Xavier, decide reunir os Novos Vingadores e os X-men para decidir como controlá-la. Mas antes que qualquer um decida o que fazer, Wanda desaparece, e um clarão branco altera suas realidades.
Agora, é como se todos fossem levados para um universo alternativo, em que seus maiores sonhos foram realizados, e ninguém lembra do universo anterior. Na dinastia M, os mutantes e heróis são celebrados, e os humanos é que sofrem preconceito. Ninguém exceto Wolverine (talvez por seu poder de regeneração?) e Layla Miller (uma criança com poderes psiquícos) consegue se lembrar do que era antes. E juntos, eles decidem trazer a memória de volta a alguns mutantes, para que eles possam voltar a realidade.
O que mais me chama atenção nessa história é como ter sua realidade alterada faz com que todos se sintam desestabilizados e enganados. Ainda que isso tenha sido feito na melhor das intenções, causa grande impacto emocional naqueles que são recordados do que era antes. Como, por exemplo, Luke Cage percebendo que o universo perfeito de Jessica Jones não o incluía, ou Peter Parker vendo que Marie Jane ficava melhor sem ele.
Mesmo que aquele fosse o desejo do coração deles, ou pelo menos o que eles em algum momento desejaram, nada disso era o bastante, porque seria uma enganação. Apenas uma personagem parece questionar isso, e refletir se não seria bom que eles recebessem o que queriam dessa vez. Mas, logo em seguida, ela é interrompida, porque ninguém quer pensar sobre isso.
É destruidor ver como Wanda está sofrendo com tudo isso, assim como Mercúrio (ao ver o estado da irmã). São trechos de bastante profundidade emocional, e foram minhas partes favoritas da leitura perceber a ligação entre eles, e vê-los externar todas as dificuldades que passaram.
A icônica frase MUTANTES NUNCA MAIS aparece, e me deixou morrendo de vontade de ler mais.