DznHenrique 26/08/2023
Sobre Homens e Montanhas.
Particularmente não entendo praticamente NADA sobre escalação, o pouco que sei veio de filmes e séries documentadas, mas o que o livro passa, é de que é uma realidade muito difícil, mas recompensadora para aqueles que gostam de escalada e levam suas vidas ao limite sempre que se arriscam nesse tipo de aventura.
Bom, devo dizer que a única coisa que me incomodou durante a leitura é que em algumas partes continuar lendo se tornou um pouco maçante, tanto pela quantidade de informação quanto pela quantidade de palavras em uma única página, mas nada que me fizesse desistir de ler e etc.
Uma das coisas mais notáveis do livro e que talvez dê para levar para vida, é justamente a questão de como lidar com a incerteza, a dúvida e até que ponto estamos dispostos a ir por nossos objetivos.
Vemos através de praticamente todo o livro como algumas pessoas são e estão dispostas a alcançar seus objetivos, algumas conseguiram, outras não, outras pagando preços muito altos.
Vemos também como até mesmo o mais forte se sente incerto nas maiores montanhas, como a vida humana é frágil se comparada a gigantes, gigantes imóveis que de tempos em tempos foram conquistadas, uma de cada vez.
Cada uma das 12 histórias apresentadas aqui demonstra homens e mulheres que dedicam suas vidas a algo que para a maioria das pessoas não passa de bobeira, mas que para eles possui um significado muito maior e simbólico do que apenas "conquistar" estas montanhas.
Saúdo todos aqueles que se arriscam e se arriscaram a subir estas montanhas, que esse "hábito" viva para sempre.
"Aprendi algo sobre o que as montanhas podem e não podem fazer, sobre os limites dos sonhos. Eu não tinha consciência de nada disso naquela época, é claro, mas sou grato por tudo agora."
4.5/5