Andrea 03/03/2021Eu consegui esse livro de troca aqui no Skoob e, como já há algum tempo queria demais rever os filmes da série, comecei lendo a novelização pra entrar no clima.
Primeiro, a edição desse livro, esteticamente falando, é maravilhosa. A capa, os tons de verde, as páginas que vão formando a palavra ALIEN como no filme... Uma pena a tradução/revisão não ter seguido esse capricho. Foi sofrível ler, viu, mas eu gostei tanto da história e de ter mergulhado no universo, que não vou tirar nota por causa disso. (Mas lembrem-se disso SE forem ler.)
A história é o que todo mundo já conhece - e se você não conhece, vá assistir primeiro. Teve algumas mudanças nas cenas, talvez por não se encaixarem tanto na novelização ou por permitirem expandir um pouco a história escrita, e eu considero o livro um complemento do filme. Eu li antes de rever justamente porque já conhecia, mas pra ser sincera, eu não lembrava de muita coisa, hahaha.
E eu estou amando reler/rever esse tipo de história atualmente porque todas as críticas que eu tinha de "aaah mas ninguém faria isso na vida real!!" ou "isso não aconteceria de verdade!!", a pandemia de covid-19 que estamos vivendo mostra que aconteceria EXATAMENTE isso e as pessoas fariam, sim, coisas horríveis e estúpidas e egoístas. A humanidade está fadada ao fim pelas próprias mãos, nem precisamos de alienígenas.
Mas bem, voltando: pra quem gosta do universo Alien, recomendo demais. Já revi os 3 primeiros filmes, li uma HQ narrada entre as eras Prometheus e Covenant e agora estou de olho numa trilogia de livros que não sei exatamente quando se passa. E vou partir pro universo do Predador também.
Ah, outra coisa bacana desse livro são duas entrevistas que a atriz que faz a Ripley e o diretor deram em 1984 (!!) sobre o filme. Algumas coisas que eles falam e putz, 27 anos depois continua atualíssimo!! Algumas citações dessas entrevistas:
Sigourney Weaver:
"Eu fiquei abismada, depois de terminar Alien, em relação ao papel das mulheres nos roteiros tradicionais. Uma coisa é certa: quase não há roteiros em que a mulher consiga manter as próprias roupas." - página 316
Ridley Scott:
"Nós retiramos a cena em que Dallas e Ripley discutem a respeito de um "alívio" sexual porque, após X ser morto quando o alien sai de dentro dele, a conversa pareceria fora de lugar. A cena [da morte do tripulante] se mostrou muito mais poderosa e bem-sucedida do que eu esperava, e o sexo em seguida pareceria completamente gratuito." - página 321
"É possível que o valor dos humanos tenha diminuído. Agora, estou pensando em algo como a ideia do Big Brother [de 1984, de George Orwell]: uma mega estrutura e sua atitude em relação aos empregados humanos, que são considerados descartáveis. Nessa instância, o maquinário, as informações e a carga são mais importantes para as corporações que os indivíduos em suas naves. Eu certamente acredito que essa situação encontra seus paralelos hoje." - página 322
[Período de leitura: de 08 à 15/02/2021]
HISTÓRICOS DE LEITURA
08/02/2021 - 12% (38 de 328)
"Nossa, tenho tantas expectativas pra esse livro que estou até com medo de decepcionar porque vai ser sofrido, hahaha. Curto demais a franquia Alien (quero muito rever os filmes, aliás) e não resisti a passar o livro na frente quando finalmente o consegui de troca. Pra ser sincera, não lembro quase nada do(s) filme(s), então vai ser meio que uma história inédita. Estou TÃO empolgada! | Por enquanto, estou no comecinho ainda, mas gostei da narrativa e da introdução do autor (me lembrou o King falando dos seus livros)."
11/02/2021 - 45% (146 de 328)
"Aff, faltou uma revisão nessa tradução. O texto não é muito bom de ler, apesar de a história estar instigante. (Foquemos nisso.) | Antes de 2020 & pandemia, eu julgava as ações dos personagens e sempre considerava absurdo demais; ninguém, ainda mais gente "estudada", faria isso ou aquilo, e ultimamente temos a prova viva de que sim, as pessoas são burras e estúpidas e tomam péssimas decisões. E isso independentemente do seu grau de instrução. Eu toda hora fico, "não façam isso! Pensem melhor! Olha a merda que isso vai dar!! PELO AMOR DE DEUS GENTE SEJAM SENSATOS!!!", mas né, eles não são. E aqui estou eu passando raiva."
15/02/2021 - 100% (328 de 328)
"Terminei de ler ontem e simplesmente AMEI!! (Menos a tradução/revisão que, afe, deixou a desejar.) Aproveitei o embalo pra rever o filme (de 1979!!) e foi uma experiência ótima também, tanto que já quero (re)ver os outros filmes. E talvez ler os outros livros, que não sei se são novelizações também ou expansão do universo Alien (acredito mais nessa segunda opção). O legal é que você vai pesquisando e descobrindo mais material. Hoje mesmo, comecei a ler uma HQ online que, pelo que eu entendi, está situada entre as história de Prometheus e Covenant, ou pelo menos, certeza que é depois do primeiro. Acompanhar a evolução do Alien em si, como os criadores imaginam o futuro, o desespero que é ter essa "criatura perfeita" à solta... Essa série é sensacional. E sim, eu gosto até de Alien vs. Predador, pois também gosto do universo do segundo, hahaha. | Resumindo: ótima história pra ler e assistir (são mídias que se completam e não competem entre si) e que rende várias discussões. Recomendo demais! (Sem contar que só de ter aquela cena clássica do alien saindo do tórax do cara... Gente, maravilhoso.) | Pra terminar, umas citações que curti/me fizeram pensar:
"Os fatos vão acontecer a partir [de uma] realidade, não de alternativas passadas. É uma perda de tempo falar sobre elas." - página 157 | "Com o intelecto vem a inevitabilidade das escolhas. [...] A verdade científica exige beleza, harmonia e, acima de tudo, simplicidade." - página 285"