A Viagem do Descobrimento

A Viagem do Descobrimento Eduardo Bueno




Resenhas - A Viagem do Descobrimento


82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Vinicius.Ferreira 10/04/2020

Livro muito esclarecedor diante das distorções e falácias da história do nosso país.
Eduardo Bueno consegue unir fatos históricos com uma leitura extremamente agradável. Seus links ao longo das páginas fazem a história ser demasiadamente envolvente e fomentam a curiosidade do leitor. Difícil parar numa só obra deste autor. Após a leitura desse livro, o leitor fica inquietante para ler as demais, tal que mergulhe cada vez mais na real história da terra dos papagaios.
Angélica 10/04/2020minha estante
Ainda não li nenhuma livro dele. Mas não perco os vídeos dele no canal do YouTube. Mas está na lista de minhas novas aquisições para leitura.


Vinicius.Ferreira 10/04/2020minha estante
Se já gosta dos vídeos, vai se deliciar com os livros. Muito mais detalhes, muito mais histórias, ao longo da leitura parece realmente que vive o que está nas páginas.




FabianoRS 27/03/2021

PERFEITO
livro curto, mas detalhado na dose certa, mostra uma visão diferente do que é ensinado nas escolas, aprofundando na viagem como um todo, inclusive na viagem de vasco da gama
comentários(0)comente



Dêner 14/03/2021

Eduardo Bueno escreveu um livro muito bacana sobre o descobrimento do Brasil para os europeus. Fiquei travado por um tempo na leitura, mas quando voltei a engatar, só percebi o quão gostosa é a leitura do livro.
comentários(0)comente



Vitor_oFurtado 26/10/2020

Eu to conhecendo a minha história
Eu me senti muito """patriota"", ainda q não goste muito desse adjetivo. A sensação ao ler foi muito parecida com conexões entre ideias que, do nada, passam a fazer sentido. Como uma analogia a quando vc entende pq tal assunto aconteceu POR CONTA dessa outra coisa.
A historia contada por Bueno me fez entender os acontecimentos de maneira palpável, e isso me deixou EXTREMAMENTE feliz por não precisar dissecar artigos e monografias para ir em busca de assuntos q eu não saberia por onde começar. Trabalho q Bueno deixa CLARO ter feito ao longo de toda sua vida.

Obrigado por este livro...
Comprei a coleção, e agora disposto a ler os outros.
comentários(0)comente



Valério 03/01/2023

Rico
Leitura interessante e detalhada. A história contada com muita riqueza de informações e curiosidades. Efetivamente me senti como integrante das várias - e mortíferas - expedições que levaram ao avanço marítimo europeu, culminando com o descobrimento do Brasil, incluindo a história depois da história. Exemplo: ao sair do Brasil, Pedro Álvares, ao invés de voltar para Portugal, seguiu para as Índias, onde muito sofreu. Por fim, teve um fim de vida melancólico, doente e praticamente indigente.
comentários(0)comente



Inlectus 15/04/2009

Fascinante.
A História do Brasil, mais claramente de seu alvorecer, contada de maneira apaixonante, e por demais divertida, por Eduardo Bueno, para nos interessar, como deviamos nos interessar, pela epopéia do surgimento de nosso país.
Cris Costa 12/09/2018minha estante
Pretendo ler esta coleção




Marcelo 02/07/2023

Descobrindo o descobrimento.
De forma competente o autor descreve os porquês e o processo - de desenvolvimento de tecnologia, investimento, estudo e aquisição de experiência- que fez Cabral chegar ao Brasil.
comentários(0)comente



Thiago 03/04/2023

A grande aventura marítima que "achou" o Brasil e nós não sabíamos.
Esqueça tudo que aprendeu sobre o Descobrimento do Brasil ao ler o primeiro volume da Coleção Brasilis de Eduardo Bueno. Na verdade, talvez seja melhor dizer que você descobrirá que aprendeu bem pouco sobre o “achamento” da Terra de Vera Cruz, ou todos os outros nomes que este solo receberá até se consagrar como, apenas, Brasil.

Neste volume inicial somos apresentados não somente à expedição de Pedro Alvares Cabral que, por acidente ou não, oficializa a colônia portuguesa no Novo Mundo. Mas também todo o contexto histórico que levou Portugal ao período das grandes navegações e seus principais personagens. É aqui que reside a maior riqueza do livro ao apresentar um quadro histórico repleto de desencontros, coincidências e interesses que poderiam colocar qualquer ficção marítima em segundo plano se comparada à realidade.

Nomes como Vasco da Gama, Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo ganharão vida como nunca antes fizeram ao leitor casual que não saibam de suas biografias. Até mesmo nomes conhecidos como Pero Vaz de Caminha e demais personagens da expedição cabralina receberão uma profundidade maior daquela que vemos no ensino tradicional da nossa História. E, claro, sem deixar de lado as maquinações e feitos (grandes ou pequenos) da nobreza como D. Manoel, Afonso V, Maria de Aragão e Castela e, principalmente, o Infante D. Henrique, grande patrono das luso-navegações.

Importantíssima é também a cronologia de como todo o processo do primeiro contato com os indígenas se deu por parte dos portugueses. Qual o papel de destaque por parte de cada membro da tripulação. Como a igreja teve forte papel simbólico e ativo na apresentação com os nativos. Quem foram os primeiros degredados deixados por aqui na intenção de aprender mais sobre o território. E também o depois, pois a história sempre será o antes e o depois, de Pedro Alvares Cabral e seus comandados.

O livro tem um papel fundamental em mostrar a inocência dos indígenas Tupiniquins que, sem saber da sua extinção como povo, recebem e apoiam seus futuros algozes. Interessante também a noção de como a Europa enxergava o potencial, ou a falta dele, na descoberta dessas novas terras ao oeste. Em um período onde guerras fronteiriças e por especiarias ainda eram muito comuns, pouco importava um novo continente repleto de papagaios, mata densa e nativos nus “sem nada a cobrir-lhes a vergonha”. Como sabemos essa visão mudaria em algum tempo.

A recomendação é de que leiam esse primeiro tomo da Coleção Brasilis de Eduardo Bueno não apenas como um livro de História. Mas também como a narrativa de uma grande aventura de navegantes que cruzaram o imenso e assustador Atlântico em suas naus e caravelas na busca do que não se sabia mas que todos desejavam.
comentários(0)comente



Antonio.Junior 18/04/2021

O Novo Descobrimento
A leitura desta obra nos faz lembrar os bancos da escola primária e percebermos como tudo era tão superficial e talvez por isso tão sem entusiasmo. Conhecer a história do descobrimento através dos livros do Eduardo Bueno nos faz entender de forma clara e divertida como tudo começou. Excelente obra. Vamos ao número 2 da coleção.
comentários(0)comente



Leonardo Sathler 20/08/2022

narrativa diferente (boa) dos livros de historia
O autor tem uma escrita leve e fluida, não cansa.

Apesar de o tema ser descobrimento do Brasil, ele narra todo o contexto de navegação portuguesa, que levou Cabral a desembarcar aqui
. Desde os conflitos com o povo árabe até Vasco da Gama, chegando finalmente à Cabral.

Ele detalha a importância que davam às especiarias na época; quem financiava as expedições; a chegada de Gama à India; a vida nas embarcações.

Portugal expansionista estava ligado ao cristianismo x mundo árabe (guerra santa)
711-1415: árabes na península ibérica.
1411- retomada de portugal
1415- pt invade Ceuta (marrocos e chave p comercio

1317- ordem dos cavaleiros de cristo ( novos Templários) patrocinavam expedições prol guerra santa

escola de sagres
vasco da gama ja tinha visto aves e suposto q eram do BR
vasco chegou c conflito em Calicute
navios intimidavam os indios
indios n tinham ferro
1a missa: assegurar posse + ponto de referência
portugual n se interessou de inicio pq so havia pau-brasil e nao metal/especiaria

por fim, há a teoria de que ja se especulava sobre terras mais a oeste
comentários(0)comente



Paula 28/05/2020

histórias históricas
Eu amo História. Esse livro é delicioso, cheio de curiosidades sobre o descobrimento do Brasil.
comentários(0)comente



@uaitolendo 10/04/2017

Terra a vista!!!
Eu gostaria muito de ter tido a oportunidade de ler esse livro quando estudei essa materia na escola. Historia sempre foi a materia que mais gostava e me saia super bem ela. Mas estudar "o descobrimento" era um saco. Meu professor se prendeu muito em datas e foi extremamente compacto. Esse livro abre um leque super interessante sobre nosso "descobrimento". O autor volta a anos antes de 1500 pra poder explicar com riqueza aqui dia de 22 de abril de 1500. Eu sempre fantasiei esse dia,e lendo o livro vi que nao tem nada,absolutamente nada haver com o que me foi passado na escola. Na escola,a materia é distorcida e resumida. No livro tem uma riqueza de informacoes que me surpreendeu. Eu acho de todo brasileiro tem que obrigacao,nos tempos de hoje,saber de sua origem. Sabe como tudo comecou. Que nao foi um mero "Terra a Vista". Termino esse livro apaixonada pelo enredo e pelo escrita do Eduardo. Ja ja, ja comecarei a continuacao. E voce,nao deveria perder essa oportunidade de conhecer a nossa historia de uma forma deliciosa.
Cris Costa 12/09/2018minha estante
Estou muito interessada em ler esta coleção, os comentários feitos aqui só aguçaram a minha curiosidade.




Augusto Stürmer Caye 29/05/2022

História das Navegações
A história por trás do descobrimento do Brasil: um século de investimento de Portugal se lançando ao mar e a inspiração da coroa.

Sempre bom ler para sedimentar o conhecimento na cabeça. Leitura fácil e agradável, recomendo a todos.
comentários(0)comente



Rascunho com Café 03/05/2017

...e assim começou nossa história
A Coleção Brasilis foi um grande sucesso editorial do final dos anos 1990, que nos apresentou a História do nosso país com um estilo leve, crítico e divertido e que está sendo relançado agora pela Editora Sextante através do Selo Estação Brasil. O livro “A Viagem do Descobrimento Um olhar sobre a expedição de Cabral” é o ponto de partida dessa maravilhosa coleção, e posso dizer que começa a obra com chave de ouro.

É uma pena que as aulas de História nas escolas brasileiras sejam tão corridas, com poucas horas por semana e muitas atividades extraclasse, geralmente os professores não dispõem de tempo de aprofundar nos conteúdos e uma disciplina muito interessante acaba se transformando em um amontoado de datas, eventos e personagens que são jogados ao aluno, que acaba tendo que decorar tudo e perdendo o encanto com o principal, as histórias.

Apesar dessa dificuldade, alguns alunos acabam se apaixonando por essa disciplina: uma Ciência diferente, que como uma investigação policial, não observa o seu objeto de estudo diretamente para tirar suas conclusões e realizar suas teorias, mas que junta pistas como se fossem peças de um quebra-cabeças cuja solução não é uma figura qualquer, mas o retrato de um povo ao longo dos séculos.

Para esses amantes da História, a obra de Eduardo Bueno cai como uma luva: é um livro rico em detalhes que narra como Pindorama (como os índios Tupi chamavam nossa terra) se tornou a Ilha de Vera Cruz, ou seja, o embrião do que viria a ser o nosso tão amado e sofrido país.

Esse conteúdo didático pode assustar um pouco um leitor acostumado com ficção, descrevendo assim parece ser um daqueles livros que os professores obrigam os alunos lerem para que depois façam um resumo ou apresentem um seminário. Por favor, não pense assim! Escrito a partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiados consagrados, a leitura é dinâmica, cheia de ação e transporta o leitor aos olhos dos tripulantes dos navios da esquadra de Cabral, como já disse na introdução: não é uma lista de nomes e datas, é uma história no sentido real da palavra, com toda empolgação e suspense encontrado em textos fictícios.

Também não é um Romance Histórico que mistura história real e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos. Todos os fatos e pessoas citados aconteceram realmente, são bem documentados, e importantes para entendermos o que levou a Coroa Portuguesa fazer essa viagem e a importância das chamadas Grandes Navegações para a Época. Bueno soube dosar muito bem informação e emoção, como pode ser notado no trecho abaixo:

Muitos trechos mostram as dificuldades da viagem marítima numa época em que os instrumentos dependiam das estrelas, as pessoas acreditam em monstros marinhos e que estavam navegando por mares desconhecidos, eram aventuras cheias de perigos e mistérios. Contar a história desse jeito é bem mais interessante que um resumo da viagem narrado como no relato abaixo:

“Ao todo, foram 45 dias de viagem antes da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. A expedição saiu de Portugal no dia 9 de março de 1500, um domingo de sol. De acordo com o relato contido na carta escrita por Pero Vaz de Caminha, a esquadra avistou o monte Pascoal a 70 km da costa no dia 22 de abril de 1500, uma quarta-feira.”

A informação acima, tirada de um site educativo, é um retrato do que geralmente acontece nos livros didáticos: vários dados jogados sem emoção, no qual só resta aos alunos/leitores decorarem nomes e datas. O sucesso da coleção de Eduardo Bueno mostra como superar isso, espero que esse sucesso se repita nesse relançamento.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/09/a-viagem-do-descobrimento-e-assim.html#.WQngBhMrLIU
Cris Costa 12/09/2018minha estante
Estou muito interessada em ler esta coleção, os comentários feitos aqui só aguçaram a minha curiosidade.




82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR