A Viagem do Descobrimento

A Viagem do Descobrimento Eduardo Bueno




Resenhas - A Viagem do Descobrimento


82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Thiago 03/04/2023

A grande aventura marítima que "achou" o Brasil e nós não sabíamos.
Esqueça tudo que aprendeu sobre o Descobrimento do Brasil ao ler o primeiro volume da Coleção Brasilis de Eduardo Bueno. Na verdade, talvez seja melhor dizer que você descobrirá que aprendeu bem pouco sobre o “achamento” da Terra de Vera Cruz, ou todos os outros nomes que este solo receberá até se consagrar como, apenas, Brasil.

Neste volume inicial somos apresentados não somente à expedição de Pedro Alvares Cabral que, por acidente ou não, oficializa a colônia portuguesa no Novo Mundo. Mas também todo o contexto histórico que levou Portugal ao período das grandes navegações e seus principais personagens. É aqui que reside a maior riqueza do livro ao apresentar um quadro histórico repleto de desencontros, coincidências e interesses que poderiam colocar qualquer ficção marítima em segundo plano se comparada à realidade.

Nomes como Vasco da Gama, Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo ganharão vida como nunca antes fizeram ao leitor casual que não saibam de suas biografias. Até mesmo nomes conhecidos como Pero Vaz de Caminha e demais personagens da expedição cabralina receberão uma profundidade maior daquela que vemos no ensino tradicional da nossa História. E, claro, sem deixar de lado as maquinações e feitos (grandes ou pequenos) da nobreza como D. Manoel, Afonso V, Maria de Aragão e Castela e, principalmente, o Infante D. Henrique, grande patrono das luso-navegações.

Importantíssima é também a cronologia de como todo o processo do primeiro contato com os indígenas se deu por parte dos portugueses. Qual o papel de destaque por parte de cada membro da tripulação. Como a igreja teve forte papel simbólico e ativo na apresentação com os nativos. Quem foram os primeiros degredados deixados por aqui na intenção de aprender mais sobre o território. E também o depois, pois a história sempre será o antes e o depois, de Pedro Alvares Cabral e seus comandados.

O livro tem um papel fundamental em mostrar a inocência dos indígenas Tupiniquins que, sem saber da sua extinção como povo, recebem e apoiam seus futuros algozes. Interessante também a noção de como a Europa enxergava o potencial, ou a falta dele, na descoberta dessas novas terras ao oeste. Em um período onde guerras fronteiriças e por especiarias ainda eram muito comuns, pouco importava um novo continente repleto de papagaios, mata densa e nativos nus “sem nada a cobrir-lhes a vergonha”. Como sabemos essa visão mudaria em algum tempo.

A recomendação é de que leiam esse primeiro tomo da Coleção Brasilis de Eduardo Bueno não apenas como um livro de História. Mas também como a narrativa de uma grande aventura de navegantes que cruzaram o imenso e assustador Atlântico em suas naus e caravelas na busca do que não se sabia mas que todos desejavam.
comentários(0)comente



Alberto27 05/02/2023

Uma leitura muito bem embasada. Cabral agradece.
A abrangência da pesquisa vai muito além da esquadra de Cabral e apresenta fatos anteriores que justificam a postura ultramarina e a posicão de Portugal como potência expansionista da Europa, além de sua relação com a coroa Espanhola. Não há um posicionamento sobre a casualidade ou intencionalidade, pois a proposta da obra não é necessariamente essa. Recomendo.
comentários(0)comente



Davi 03/02/2023

peninha é...
sendo bem sincero, esperava mais. senti que diversas informações são jogadas às escuras por não terem uma interpretação ou uma consequência sobre o fato.

se eu pudesse indicar algo, pularia a parte 2 kkkkkkk
comentários(0)comente



Jon 22/01/2023

Uma releitura da viagem do descobrimento
Eduardo Bueno remonta as condições históricas que compuseram, como o título indica, a viagem do descobrimento. Um apanhado historiográfico que visa remover certas narrativas "miticas" sobre os fatos do descobrimento.
comentários(0)comente



Patti Vieira 19/01/2023

História como deveria ser contada.
O tipo de livro que deveria ser indicado na escola. Uma riqueza de detalhes sobre a construção do nosso país. Uma escrita clara, que sintetiza uma gama de informações que permeiam não só a história nacional como o contexto mundial da época.
comentários(0)comente



Valério 03/01/2023

Rico
Leitura interessante e detalhada. A história contada com muita riqueza de informações e curiosidades. Efetivamente me senti como integrante das várias - e mortíferas - expedições que levaram ao avanço marítimo europeu, culminando com o descobrimento do Brasil, incluindo a história depois da história. Exemplo: ao sair do Brasil, Pedro Álvares, ao invés de voltar para Portugal, seguiu para as Índias, onde muito sofreu. Por fim, teve um fim de vida melancólico, doente e praticamente indigente.
comentários(0)comente



Reginato 14/11/2022

A devastação
Ler um livro histórico com detalhes e de alguma forma a análise da origem de tudo.

O livro menciona o passado lusitano e histórias horríveis abençoado por um papa como o massacre em Celta ( 10 mil mortos em um único dia) em 21 de Agosto de 1415. Ditos os lusitanos como Cavaleiros das Cruzadas... os comerciantes Árabes com o luxo de seus lares foram mortos e roubados... arrancaram dedos e olheiras pá tirar as joias. ... homens... mulheres...crianças. ... ninguém foi poupado. ... assim foi até chegar a partida de Cabral em 08 de Março de 1500.

Enfim no continente levaram 2 inocentes índios e fizeram as trocas de colares e adereços por camisa e chapéus.... coitados dos índios... não sabiam da maldade dos homens que ali chegaram.... até 1570 os tupiniquins foram exterminados por fim por M. Sá .

Brasil explorado igual as demais colônias... extermínio na África e no Brasil de pessoas (Escravos e Índios) e reservas e florestas e minerais.

A forma nojenta das viagens também foi detalhado... água ruim em tonéis, higiene zero.... banho .... quem me dera ?. Em 13 navios (10 Naus e 3 Caravelas) mais de 700 homens. Pense nisso ?????????

Não é bonito e romântico essa chegada ao Brasil. Se pensamos em sociologia a análise é de pobreza imposta com índios, ex-escravos e colonos temos o Brasil das favelas e cortiços.... o pior que aprenderam foi a trambicagem.... roubar... fazer política enganando os pobres e todo tipo de coisas erradas.

O "Descobrimento" foi o início do desastre atual.... uma série de acontecimentos que onde começou errado... para corrigir ainda levará uns 500 a 1000 anos.

Recomendo a leitura e reflexão.
comentários(0)comente



Claudio 23/10/2022

O melhor livro do descobrimento!
O maior best seller de Eduardo Bueno tem todos os méritos, por ser a melhor história do descobrimento do Brasil. O trabalho de pesquisa é incrível e a linguagem jornalística torna a história muito leve.
Super recomendado!
comentários(0)comente



Raphael Rostaizer 19/09/2022

Mais um pouco de história
Muito legal obras assim que nos dão cada vez mais detalhes sobre nossa história e podemos ir muito além daquilo que aprendemos pobremente na escola.
comentários(0)comente



Leonardo Sathler 20/08/2022

narrativa diferente (boa) dos livros de historia
O autor tem uma escrita leve e fluida, não cansa.

Apesar de o tema ser descobrimento do Brasil, ele narra todo o contexto de navegação portuguesa, que levou Cabral a desembarcar aqui
. Desde os conflitos com o povo árabe até Vasco da Gama, chegando finalmente à Cabral.

Ele detalha a importância que davam às especiarias na época; quem financiava as expedições; a chegada de Gama à India; a vida nas embarcações.

Portugal expansionista estava ligado ao cristianismo x mundo árabe (guerra santa)
711-1415: árabes na península ibérica.
1411- retomada de portugal
1415- pt invade Ceuta (marrocos e chave p comercio

1317- ordem dos cavaleiros de cristo ( novos Templários) patrocinavam expedições prol guerra santa

escola de sagres
vasco da gama ja tinha visto aves e suposto q eram do BR
vasco chegou c conflito em Calicute
navios intimidavam os indios
indios n tinham ferro
1a missa: assegurar posse + ponto de referência
portugual n se interessou de inicio pq so havia pau-brasil e nao metal/especiaria

por fim, há a teoria de que ja se especulava sobre terras mais a oeste
comentários(0)comente



Felipe Silva 13/07/2022

Um aulão de história e geografia!
"A viagem do Descobrimento", livro do brasileiro, jornalista e escritor Ricardo Bueno, foi mais uma leitura da série de indicações que recebo pelo IG. Um livro bem diferente dos que eu já venho lendo, parecendo um acadêmico/escolar, porém bem mais simples e direto.

Em meados dos séculos XV e XVI acompanhamos as viagens nas enormes caravelas e naus dos grandes navegantes como Fernão Gomes, Diogo Cão, Vasco da Gama e Pedro Alvares Cabral. Já de inicio o livro aborda uma tese muito interesse em relação ao descobrimento do Brasil... intencional ou um mero acaso a chegada dos português em terras brasileiras ? 

A verdade é que, a chegada de Vasco da Gama na Índia em 1948, foi um divisor de águas para as explorações marítimas de Portugal. Munido de informações e evidências importantes (p. ex.: algas e troncos flutuando nas águas do oceano e também através da observação de aves) de Vasco da Gama, informações essas de que haveria possibilidades de terras ao oeste do continente Africano, Cabral então partira de Portugal e após realizar a famosa manobra "volta do mar" descobria o Brasil em 22 de Abril de 1500.

Um livro bem documentado, com datas e referências fundamentadas, preciso e de fácil entendimento. Discorre não só os detalhes do descobrimento do Brasil, mas todas as explorações marítimas, batalhas e conquistas de Portugal. Um verdadeiro aulão de história e geografia. 128 páginas de pura informação!

Vale a sua leitura!
IG literário: @felipesilvadlm
comentários(0)comente



Thales 10/07/2022

A descoberta das vergonhas
Uma viagem incrível na descoberta das vergonhas da terra Brasilis.
Eduardo Bueno, um apaixonado pela história, tem um dom extraordinário de contá-la, desfraudá-la, desmembrá-la.
Leia tudo que for possível desse autor.
comentários(0)comente



Augusto Stürmer Caye 29/05/2022

História das Navegações
A história por trás do descobrimento do Brasil: um século de investimento de Portugal se lançando ao mar e a inspiração da coroa.

Sempre bom ler para sedimentar o conhecimento na cabeça. Leitura fácil e agradável, recomendo a todos.
comentários(0)comente



Murilove 04/05/2022

Queria ser aluno do Peninha? Leitura super leve da história do Brasil que não é contada na escola.

Segundo relatos de Pero Vaz de Caminha era tudo mato e indígenas (talvez não com essas palavras).
Só fiquei com uma dúvida ainda após a leitura?

CADÊ OS YANOMAMI?
comentários(0)comente



Siliane.Ferrari 10/04/2022

Nota 10/10
Gosto muito de acompanhar o trabalho do Eduardo (Peninha). Esse livro já estavap um bom tempo na minha lista de leituras.
Gostei muito da leitura, muitos fatos que não conhecia. O livro é rico em detalhes, fatos e curiosidades.
Super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6