gabriel 09/03/2021
Leitura fácil e interessante, com muitas informações curiosas
A leitura deste livro é muito fácil, o autor (por ser da área de jornalismo) descomplica as informações e consegue amarrar tudo numa narrativa fácil e gostosa de ler. São várias informações que eu, que achava que tinha uma boa noção de história, não conhecia, então acredito ser um livro que vai surpreender. Foi um meio interessante de saber mais sobre este importante momento histórico, o seu contexto anterior (como surgiram as grandes navegações e suas motivações), tudo de uma maneira enxuta e prática. Não é um livro acadêmico, então não espere grandes aprofundamentos; mas como leitura meramente informativa, cumpre ótimo papel.
O livro segue a estratégia de separar "boxes" ao lado do texto principal, com alguns detalhes e explicações extras para quem tem curiosidade sobre um assunto específico, o que é uma ótima estratégia e torna a leitura ainda mais leve. Os boxes não atrapalham a fluidez do texto principal e ficam como uma opção a mais. O autor tem alguns vícios de linguagem um pouco incômodos, como a repetição incansável da expressão "de fato" e também do verbo "deparar", utilizado irritantemente com a regência correta mas pouco usual. Não é, no entanto, algo que chegue a prejudicar a leitura, que no mais costuma ser bastante fluida.
Enfim, um ótimo livro para ter uma visão mais clara dos fatos ocorridos no chamado "descobrimento" do Brasil, explicando como foram os primeiros dias de Cabral, quem foram os outros integrantes da esquadra, as outras navegações também importantes, o contexto histórico e econômico que levou aos grandes descobrimentos, dentre outras informações. O texto, objetivo e bastante curto (o livro não passa das 130 páginas), cumpre muito bem este papel. A bibliografia comentada ao final é bastante útil para quem queira se aprofundar mais no assunto, com também algumas fontes primárias citadas.