mariabeldt 25/11/2023
"Diabolicamente sagaz."
The New York Times
A enigmática Agatha Christie sempre entregando tudo em seus romances policiais. Eu considero ?A casa do penhasco? um livro que entra na minha escala de melhores livros escrito pela autora. Extremamente engenhoso!
Em primeira análise, os acidentes são estudados por Hércules Poirot e seu braço direito Capitão Hastings, eles juntos investigam os enigmas da vida de Nick Burckey e os mistérios que circundam a Casa do Penhasco. Publicado em 1932, o livro se passa na Inglaterra e expõe sobre as casualidades que ameaçaram a vida da senhorita Burckey durante os últimos meses, mediante isso a dupla de detetives decidem abdicar da semana de férias e embarcar nesse emaranhado de coincidências.
Esse livro é esplêndido, não é novidade a destreza na escrita da Agata Christie, é repleta de mistérios, reviravoltas e ar de genialidade. O final desse livro me deixou completamente intrigada, esse livro conseguiu trazer, para não perder o costume, o final mais improvável de todos, um dos únicos livros que eu não abri suspeitas para a própria vítima. Algo tão óbvio, a autora deixou evidente desde o começo do livro, os acidentes realmente eram acidentes? Algo estava estranho, o xalé da morte abrigava uma assassina diabolicamente sagaz, mas não tão quanto Hércules Poirot, sua inteligência revira todos os meus pensamentos, ele é simplesmente o melhor detetive elaborado pela autora. Protagonista de 33 romances e mais de cinquenta contos da autora, o detetive belga foi o único personagem a ter o obituário publicado pro The New York Times, com muita razão!
Me sinto empolgada toda vez que compro um romance policial, esse gênero combina totalmente com dias chuvosos e silenciosos.
Os enigmas desse livro foram elaboradas com escrúpulo, onde em cada capítulo foram depostas pequenas pistas, como breves motivações, algumas verídicas, outras falsas, para deturpar as ideais do leitor, para no final do livro, você caia na armadilha estupenda que a rainha do crime articulou! Não é sem fundamento que a autora é reputada como a rainha do crime, ela se vislumbrou nesse livro, sem dúvidas um quebra-cabeça brilhante.
Indico essa narrativa para leitores que se interessam por livros inteligentes, que estimulam todos os seus neurônios para identificar o assassino mediante todos os suspeitos, que apreciam romances policiais bem escritos e enigmas geniais.