Thainá - @osonharliterario 30/09/2016A vida de Paul McCartney e seus detalhes obscuros
O autor foi a fundo desde o nascimento de Paul até o ano de 2009, ano do lançamento do livro. Passamos pela infância, como foi difícil para ele perder a mãe ainda quando era criança e como essa morte foi devastadora para a família McCartney. A criação, os estudos e a decisão de ter um futuro na música. O momento que fez novas amizades, inclusive com John e depois com George. A intimidade e cumplicidade que criou com ambos, e depois com o Ringo. O começo da formação de uma banda, a escolha do nome Beatles e o sucesso estrondoso que veio a seguir. As músicas assinadas como Lennon-McCartney, os momentos em que eram escritas e mostradas ao outro. Sua proximidade com John, a amizade que durou até o dia do assassinato do amigo. Os conflitos gerados dentro de estúdio, nas gravações e nas criações, e por conseguinte, o fim da banda mais famosa e amada do mundo.
Durante a leitura também conheceremos o lado não tão positivo do nosso querido McCartney. Por mais que ele seja visto (e muitos relatos afirmam isso) como uma pessoa simpática, humilde e carismática, como alguém que quer sempre agradar o próximo, ele também pode ser muito cruel quando deseja, além de ter um ego maior do que imaginávamos. Em vários momentos da leitura me deparei pensando em como uma pessoa que admiro tanto pode ser tão frio por dentro e pensar somente em si. Eu sempre vi o Paul como um ídolo, alguém que eu tenho uma admiração enorme, mas são nessas biografias que vemos como as pessoas realmente são em seus íntimos. A biografia conta com relatos de pessoas que viveram ao lado do Paul, que passaram ao menos momentos em sua companhia e desfrutaram sua amizade. E são essas pessoas e através de seus relatos que enxergamos a verdade. Contém também falas ditas pelo próprio Paul, e é nesse momento que percebemos que ele é ciente de tudo que fez e de todas suas atitudes deselegantes e profanas. Assim como nós, Paul também evoluiu, tanto como músico como pessoa, e admite e reconhece que errou no passado.
Algo que me chamou a atenção (e que adorei!) foi como o autor esmiuçou sobre os álbuns e canções. Cada álbum e cada canção foi explicada: em que momento/contexto foi escrita, para quem, por quê e suas inspirações. Saber mais de como foi a criação daquela música/álbum preferido é maravilhoso, e é uma maneira de nos sentirmos ainda mais conectados à letra. De modo geral, além de conhecer um pouco mais a fundo sobre o Paul, eu também aprendi muito. Se você é fã de música, dos Beatles e/ou do Paul McCartney, essa leitura será perfeita para você.
Resenha completa no blog.
site:
http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/