Grace @arteaoseuredor 15/04/2021?Éramos Seis, de Maria José Dupré
.
Maria José Dupré é paulista. Nasceu em 1905, na fazenda Bela Vista, município de Botucatu. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe e seu irmão, estudou música e pintura. Transferiu-se para São Paulo onde se formou professora pela escola normal. Seu primeiro romance foi publicado em 1941. Mas o que a tornou famosa foi ?Éramos Seis?, publicado em 1943, traduzido para vários países. Entre diversos prêmios que conquistou, destacam-se: Prêmio Raul Pompéi, da Academia Brasileira de Letras e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.
.
?Foi um livro que teve inúmeras adaptações. Em 1945 lançaram o filme Argentino dirigido por Carlos Borcosque, no mesmo ano também foi novela na Rádio Tupi. E na televisão virou novela nos anos 1958, 1967, 1977, 1994 e 2019. De todas, assisti somente a novela de 1994, quando Dona Lola foi interpretada belamente por Irene Ravache.
.
?O livro tem uma escrita fácil, minha edição é de 1973, da Coleção Vagalume que adoro. A história é contada por Lola, que começa lembrando sua vida desde que seus filhos eram pequenos e elas os tinha todos perto. No início são 6, Lola seu marido Júlio e seus filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. Ela conta as boas lembranças, conta o sofrimento que é pagar a casa própria, depois os sacrifícios que faz para criar seus filhos sozinha, cada um deles com sua personalidade, seus ideais. Aos poucos a casa vai ficando vazia e Lola sofre com cada filho seguindo seu caminho. Temos outros personagens interessantes, como Clotilde e Olga irmãs de Lola, e sua vizinha Dona Genu, um personagem que gostei muito, ela fica feliz quando vai ajudar um conhecido com seus mortos. O livro se passa em São Paulo, nos anos 10 e vai até os anos 40. Mostra um pouco a realidade feminina da época.