Moony 20/03/2024
História da Vida
Esta será a resenha mais difícil de escrever. São tantos sentimentos por este livro. Posso iniciar dizendo o quanto essa releitura (segunda vez que leio) foi impactante, mais que a primeira vez que o li (lá em 2019).
Acho que todos conhecem a história de "Éramos Seis": uma mulher, sozinha na velhice, narrando toda sua vida com a família e os amigos. D. Lola, a narradora, é casada com Júlio e eles tem 4 filhos. Lola vai narrando suas lutas para criar os filhos, para sobreviverem numa cidade grande como São Paulo e num país cheio de desigualdades e injustiças. De 1914 a 1942, o livro trás cada batalha, cada sofrimento, cada lágrima derramada por D. Lola e por cada brasileiro desse período e, diria, até dos dias atuais. O livro pode ser datado, mas a história é atemporal.
Dois personagens muito importantes na história é a casa e os doces que a família Lemos recebe. A Casa é a grande conquista e isso reflete um período onde ter um teto era o que valia. Você poderia perder o emprego, por exemplo, mas ainda bem que tinha onde dormir. A Casa era a proteção da família e das memórias deles. A concretização de um lar. E aqui escrevo Casa com letra maiúscula porque ela é um personagem muito importante, tanto que o comprovante de pagamento da casa virou quadro. E o outro personagem importante são os doces que a mãe da Lola envia para ela e sua família. Eles marcam o tempo: no início, são seis doces, um para cada membro da família; no final, é só um.
Maria José Dupré conseguiu mostrar que a vida não segue como queremos nem como desejamos. Nem mesmo uma mãe pode escolher o destino dos filhos, por mais que isso doa.
Ler "Éramos Seis" trás muita emoção e reflexão. O leitor conhece uma São Paulo se modificando e conhece fatos da História da cidade e do país. Reler depois de assistir a última adaptação para a TV teve um gostinho a mais: cada parágrafo do livro se passava uma cena na minha cabeça. Aliás, a adaptação da novela foi excelente, com passagens bem similares.
Este é um dos meus livros favoritos da vida. Todos deveriam ler.