Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


501 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Hari-Nama 31/12/2021

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.
comentários(0)comente



Lu s2 31/12/2021

100% verdadeiro e emocional
Muito clichê isso que vou dizer. Porém, esse livro é cheio de emoções ! Aproveitei o texto do começo ao fim sem dúvidas. Sou voluntário a sentir tudo que vida tem a oferecer, seja bom ou ruim. Até porque se existem sentimentos ruins, por mais que sejam ruins, devem ser sentidos. Caso contrário não existiriam ! Recomendo essa leitura a todos que pensam da mesma maneira que eu s2
comentários(0)comente



Jéssica Libranumo 28/12/2021

O livro que salvou meu fim de ano. Um ano difícil, cheio de medos, angústia e solidão interna. O ordinário de uma mãe que ao fim da vida nos ensina a degustar o dia a dia, as pequenas coisas que, mais tarde serão lembranças e que nos salvarão da solidão.
Nunca chorei tanto lendo um livro.
comentários(0)comente



Soph 27/12/2021

Éramos Seis
A autora conseguiu retratar nesse livro, a nossa realidade.
Ao passar dos anos, a família vai se desmontando e os bons momentos se tornam boas lembranças.
Gostei bastante, boa leitura :)
comentários(0)comente



Moacir 13/12/2021

História de uma família brasileira
Éramos seis. Assim éramos nós. Como tantas outras famílias brasileiras.

Maria José Dupré conseguiu nesta obra envolver a muitos brasileiros e muitas gerações. Traz em seu âmago uma carga emocional enorme e um registro da história do Brasil e do mundo, a partir de seu ponto de vista íntimo, social e regional. O que, ao invés de retirar méritos, os aumenta. Uma história com a qual tantos identificamo-nos. A cada leitura uma nova ocasião de filosofar sobre nossa existência.

Um de meus livros prediletos.
comentários(0)comente



Slytheus 10/12/2021

E éramos felizes
Sempre ouvi a Jacqueline do canal "Estante Alada" falar positivo desse livro, e para minha surpresa achei ele por 3 reais em uma banca, e não pensei duas vezes. O toque de realismo que esse livro traz, é o que faz ele ser melancólico. Alguns problemas ali vividos pela Dona Lola, é alguns problemas que posso dizer que existe na minha família também. Muitas vezes me peguei me identificando com o Carlos e ficando com raiva da Dona Lola passar muito a mão na cabeça do Alfredo. Esse é um daqueles livros crus, não espere magia ou fantasia dentro dele, mas sim como se fosse personagens de vidas reais ali sendo descritos. Já virou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



hillo_ 07/12/2021

Cor de cinza. Solidão.
Atônita do quão fantástico fora a experiência de ler este livro. Um livro sobre uma família que vive (sofre, luta, sorri, chora, trabalha, ama, briga) em São Paulo, apenas buscando pelo melhor. Mas, às vezes, a vida pode ser cruel até demais.

Um pai, uma mãe e quatro filhos. Quatro! E, conforme o tempo passa (e isso não é nenhuma revelação que comprometa a experiência da leitura), um por um vai saindo da vida de Dona Lola, de várias maneiras. Saem da vida dessa mãe forte e amável, mas nunca sairiam de suas ternas memórias.

Um livro apaixonante que, por outro lado, é de dilacerar o coração do leitor. Solidão, sofrimento e dor sempre presentes durante toda a narrativa e durante a vida de Lola, ao lado de pequenos momentos felizes e agradáveis que a aqueciam no meio do frio que era a Vida. As lembranças da infância de seus filhos, as pequenas festanças.

Uma história triste, umas narrativa profunda. E, corrente como a água, os acontecimentos vêm e fincam como espinhos no coração. Uma perda, uma discordância, um conflito...

Livro muito bonito, que nos faz refletir o que alguém seria capaz de fazer para ver nossa felicidade.

Para quem assistiu primeiramente a novela da Globo, inspirada nesse livro, posso garantir que se surpreenderá ao ler. Não hesite. Sinta.
comentários(0)comente



Evelize Volpi 27/11/2021

Releitura da Coleção Vagalume em ordem de publicação.
Este livro é um Clássico da Literatura e da Coleção Vagalume .
História Sofrida, Amorosa, Saudosista, de Encantos e Desencantos.
Dona Lola é uma personagem inesquecível!
comentários(0)comente



Maiah 25/11/2021

Resenha
Eu gostei muito de ler esse livro. Ele é melhor que a novela que fizeram a adaptação, só para constar. A história é muito boa e a escrita é maravilhosa, tanto que parece que você está sendo levado para aquele tempo, vivendo dentro da história. O final é meio trágico mas é realista, não é nada exagerado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



The_Sad_Escapist 01/11/2021

Sei nem como iniciar essa resenha... a proposta da história é interessante, e é muito fácil se identificar com a família da dona Lola em um ou mais aspectos. Mas, preciso dizer que não consegui me apegar a nenhum personagem e fuiz incapaz de sentir algo nas cenas mais emocionantes.
Ao menos a leitura é simples e consegue te prender! Fora isso, acho que não tenho muito mais o que comentar.
comentários(0)comente



natália 25/10/2021

Eu acho que esse é o livro da minha vida
Sou completamente apaixonada por essa história.
A maioria das pessoas que conheço não curtiria muito esse livro. Possui capítulos grandes, quase nenhum romance e é bem triste. Mas é exatamente por isso que amo.
É um livro real, que fala sobre pessoas normais. Pessoas que sofrem, pessoas que lutam, pessoas que são abandonadas...
Todos somos assim ou seremos um dia.
Ver os irmãos crescendo e a solidão da Lola no fim do livro, me trouxe uma mistura de melancolia e paz. Porque, como já disse, é um livro real.
Me apeguei muito aos personagens, tanto que faz quase 2 meses que terminei o livro e mesmo assim me pego pensando nele.
A forma que é escrita, para mim, é perfeita. São cerca de 20 anos narrados em 300 páginas, citando ainda momentos históricos, como a Revolução Paulista.
É um livro que eu ri, chorei, torci.
É um livro cru.
É um livro único.
Amei as adaptações que tem para a televisão. O Alfredo da novela de 1994 é espetacular.
Falei pouco sobre o livro, pois estou com sono. Em resumo: esse livro com certeza marcou a minha vida.
Recomendo? Com toda certeza do mundo. Mas, como já disse, se você prefere um livro com romance ou mais ação, talvez você não goste tanto de Éramos Seis. É um livro mais parado, com uma grande carga emocional. É bom ser lido com uma certa maturidade (ou seja: mesmo que tenha uma linguagem simples, crianças não gostariam muito), pois a experiência se torna melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@aangeladani 17/10/2021

Foi uma releitura.? Mais uma vez.?
Lembro tão bem da primeira vez que li esse livro... Estava na escola, peguei emprestado na biblioteca. E lembro ainda que foi naquela versão de capa amarela; tão icônica!?
?
Depois dessa vez, li outras vezes mais... ?E sempre vale MUITO a pena.?
??
...ahh que saudosismo bom!???
??
?Adoro essa história!??

Esse livro é um daqueles que a gente vira a última página e percebe um sorriso de satisfação nos lábios...??
Tão gostoso de ser lido!?
?
Uma narrativa simples, mas que me envolve TANTO...? ?
E sempre que eu leio, tenho a sensação que as coisas mais banais e os momentos corriqueiros da nossa vida ficam com uma aura avivada, especial e agradável...? ?
?
Enfim, foi mais uma ótima releitura!??? ?
Realmente, esse sempre vale MUITO a pena ler, porque me traz aquele tipo de saudosismo que é tão bom...? ?
Dani 17/10/2021minha estante
Esse livro tmb e meu queridinho,ha o li mais de uma vez e sempre com.a sensaçao de primeira vez...que leitura prazerosa,super recomendo..


Maxwell.Leal 17/10/2021minha estante
eu AMO esse livro, li 4 anos atrás e necessito ler novamente


Marli.Santos 09/09/2024minha estante
Qual o motivo de usar tantos pontos de interrogação?!




501 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR