Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


498 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Elle.Marques 21/01/2023

Luta e sobrevivência
Éramos seis é um romance histórico/drama que acompanha a vida de uma família em um período de 30 anos, começando em 1924. O livro consegue perfeitamente mostrar a luta e sofrimento de uma família de baixa renda brasileira, e a autora não teve medo de explorar situações do cotidiano como a desvalorização dentro de casa, sistemas políticos (capitalismo e comunismo) e o processo de luto.
comentários(0)comente



João Luiz Ramos 22/01/2023

Trágico e emocionante
O livro começa lindo, com todos os personagens cheios de sonhos e esperanças. Mas ao decorrer dele percebemos que o principal vilão é a própria vida. Recomendo demais!!
comentários(0)comente



Italo 11/02/2023

Já não éramos seis, como um ano antes
Dolorido e melancólico: conta-se a história da família Lemos através do ponto de vista de dona Lola - submissa às vontades do marido detestável na qualidade de esposa e completamente devota aos filhos na qualidade de mãe. Numa linguagem maravilhosamente despretensiosa, somos guiados através dos anos pelas conquistas e perdas dessa família tendo não raramente panoramas históricos como plano de fundo; também temos um retrato competente da classe média, e vemo-lo na forma com a qual a família resiste em despedir a empregada da casa mesmo não tendo dinheiro sequer para comer ou nas eventuais falas racistas e classistas que reproduz. Há na construção de uma das personagens, e em suas atitudes e destino, um anticomunismo bem tacanho. O final do livro é bem emocionante, em especial um episódio um tanto anterior ao seu desfecho. Fica-se-nos um peso na mente, uma abertura no coração e um amargo duradouro na boca.
comentários(0)comente



Czarcesar 17/02/2023

Quase uma viagem no tempo. É muito triste, você sofre junto com os personagens, mas é realmente incrível
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tainá 07/02/2024

Poisé
Esse livro vai narrando a história da mãe da família, que de certa forma não é nem a história propriamente dela e sim dela observando seus filhos e marido vivendo suas vidas.
Eu me senti como se uma tia querida e idosa tivesse contado a própria história, eu me compadeci em tanto momentos ao perceber que ninguém a ouvia, a história não tem eventos impactantes mas o sentimento de não poder abandonar aquela mulher me fez ler toda sua história.
Esse livro me deixou melancólica.
comentários(0)comente



Brianmayfr 19/01/2024

Um clássico brasileiro, é emocionante, passa perfeitamente a realidade da família. Cada vez que chega comida com uma a menos de cada é uma facada diferente. Esse livro mexeu comigo e eu recomendo pra todo mundo que se interessar
comentários(0)comente



Jla 21/01/2024

Dona Lola...
A pobi da dona Lola ???
Esse livro é muito simples, muito delicado e muito real. Não é um livro nada complicado de ler, é de uma escrita muito simples o que só melhora no livro, me fazendo pensar que era realmente uma mãe expressando seus sentimentos vivências.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiza_y 30/01/2024

Mudou o curso da minha vida. Já faz mais de 4 horas que terminei e de vez em quando lembro uma frase solta e começo a chorar. A escrita é tão bem feita que acredito que Dona Lola e sua família realmente existiram em um ano perdido e torço para que ela tenha morrido menos triste e menos só do que pareceu na última cena do livro.
Dona Lola, te amo pra sempre.
comentários(0)comente



Ina 23/06/2024

Um romance familiar de época
Éramos Seis é um romance clássico que nos apresenta a vida da família Lemos, temos a mãe, o pai, a empregada e os quatro filhos. Os pais correndo atrás para pagar as prestações da casa que compraram na Avenida Angélica e os filhos vão crescendo, e cada vez mais, formando as suas personalidades. Paralelamente acompanhamos a família materna de Itapetininga. Pra mim, a leitura foi muito prazerosa, eu ri, chorei, torci e vibrei por todos, essa família Lemos tem um lugar especial dentro de mim.
comentários(0)comente



jjuniecode 03/02/2024

"Todos espalhados e com um destino diferente; não pensavam mais no dia seguinte, pensavam num futuro desconhecido e longínquo."

antes de começar eu já estava ciente sobre algumas partes dele mas mesmo assim não consegui deixar de chorar em 99% dele
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 23/02/2024

Éramos seis- Maria José Dupré
Livro lindo e doloroso. O retrato da vida cotidiana pequeno burguesa não poderia ser melhor pintado. Não há como não nos percebermos em alguma passagem do livro. É a vida!
comentários(0)comente



Nathane6 15/02/2024

De partir o coração ?
?Leitura concluída em 14 de fevereiro de 2024

?Nota: ???????????? (Daria todas as estrelas do mundo)

? Resumo: Dona Lola conta fragmentos da história de sua família intercalando com acontecimentos históricos de São Paulo e do mundo como pano de fundo. Gripe espanhola, revoluções e guerras mundiais. A luta diária dessa mãe para sobreviver e cuidar bem de seus quatro filhos e marido.

??Opinião: Um dos melhores livros nacionais que já li. Essa família estará eternamente no meu coração. Chorei tanto quando terminei, mexeu muito comigo. Os relatos dela são tão simples mas são coisas que acontecem com muitas famílias brasileiras. Partiu meu coração. De seus filhos, o mais responsável era o Carlos. Que menino bom! Os bons sempre partem cedo. O "pior" filho, o esquisito do Alfredo, ao final não foi o pior. Pois o Julinho se superou. Fiquei indignada com as atitudes dele. Ele poderia ter dado mais conforto a mãe e ainda teve aquela péssima ideia da casa. Não teria como Carlos concordar com aquilo. Para mim a autora deu uma patinada nessa parte. Isabel é uma menina vaidosa, um pouco fútil, mas determinada. Ela é bem irritante. Poderia ter tomado sua decisão sem ser de forma tão clandestina. Gostei que a autora não a castigou, mas mostrou a ruptura do comportamento feminino no começo do século XX. Na parte dela, eu não acho que tinha certo ou errado, tinha conflito de gerações. Mas isso não apaga que ela não fez nada pela mãe, a não ser sugar o pouco que a família tinha. Na verdade, todos exploraram D. Lola, exceto Carlos. O marido dela é um chato, mas você se apega e o seu desfecho é triste. Dona Lola lutou tanto pela família que seu final é um dos mais revoltantes que já li. Ainda bem que seu coração é sereno e só cabe amor pelos filhos. Mas ela se apega as lembranças dos filhinhos, pois o que existem na fase adulta não a pertencem mais. Lola mereceu filhos melhores.
comentários(0)comente



leiturasdabiaprado 13/02/2024

Éramos Seis é um clássico da literatura nacional, já foi novela do SBT e da Globo, seus personagens tem rostos para muitos, eu particularmente não acompanhei nenhuma versão, mas me lembro de algumas cenas da do SBT nos anos 90.
Um livro sobre perdas, lutas e a força de uma matriarca para criar seus filhos e os encaminhar na vida!
Lola é uma mulher guerreira, que batalha junto com o marido, no início dos anos 20, para pagar a casa e criar os quatro filhos.
Toda a sua vida é lotada de sacrifícios e abdicações, uma mãe amorosa, batalhadora e que faz de tudo pela família.
Um livro gostoso de ler, com uma narrativa que prende e que acima de tudo nos mostra a força do amor materno!
comentários(0)comente



498 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR