LUA 18/02/2013Dez coisas que...DL FEVEREIRO/2013 - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR.
Samantha Madison, é uma adolescente americana "diferente". Na verdade, ela é contra todo o comportamento tradicional dos adolescentes americanos que vemos em filmes: meninas líderes de torcida, meninos jogares de futebol americano. Sam é uma adolescente um tanto preocupada com o mundo,protesta só vestindo preto, não penteando o cabelo e se sentindo injustiçada. O problema é que Sam é a irmã do meio, tem uma irmã líder de torcida e a outra que é um mini gênio,e ainda por cima é apaixonada pelo namorado "rebelde sem causa" da irmã, Jack que ela acredita também ser apaixonado por ela, só que ele ainda não sabe.
O passatempo preferido de Sam é desenhar, o que ela faz sempre durante as aulas de alemão e por isso suas notas na matéria não são boas, assim, seus pais a matriculam numa aula de desenho extra para que ela possa desenvolver seus dons artísticos fora das aulas do colégio. Logo na primeira aula, Sam é criticada pela professora por desenhar o que quer e não o que vê. Envergonhada e se sentindo injustiçada, Sam decide "matar" as próximas aulas e logo no primeiro dia ela salva o Presidente dos Estados Unidos de ser morto.
A partir daí, sua vida vira de cabeça para baixo, ela é alçada ao patamar de celebridade instantânea e ganha o cargo de embaixadora teen dos Estados Unidos na ONU, seja lá o que isso signifique, e Sam tem que lidar com as mudanças que essa atitude gerou.
O livro é um dos que mais gostei de Meg Cabot( tirando a rainha da fofoca). É um livro sobre adolescência, suas dificuldades de se encaixar no mundo, suas dúvidas, anseios e angustias de um jeito bem humorado. Samantha é muito "pensativa" tem mania de ficar pensando e projetando reações para tudo e invariavelmente acaba fazendo algumas besteiras.
Bem divertido,leve e despretensioso, me fez lembrar minha adolescência e eu ri mais lembrando de mim mesma do que do livro.
Para aqueles que sempre me perguntam sobre livros para adolescentes, Garota americana é um ótimo título.
obs: O título da resenha refere-se a mania de Samantha de fazer listas (o que eu também tenho) e comparar seu comportamento ao de sua ídola, Gwen Stephani.(vocalista do No Doubt).
lIVRO LIDO PELO GRUPO LIVROS VIAJANTES - CORTESIA DA HANNAH