Michele 03/04/2021I think I'll miss you most of allThe Wonderful Wizard of Oz (Amazon Classics, 2017, 136 páginas) é o livro infantil escrito por L. Frank Baum, a versão que li foi em inglês e gratuita já que as obras do autor já estão em domínio público.
Primeiramente é importante avisar que eu nunca havia visto o filme ou desenhos e sequer sabia a sinopse da história e fui surpreendida positivamente, de uma forma que eu não poderia prever. Muito tempo após a leitura fiquei pensando nas lições que são tiradas deste livro e a riqueza da imaginação do autor (comparável a J.K Rowling e Lewis Carroll).
Na primeira parte do livro percebi que todos os coadjuvantes de Dorothy já possuíam aquilo que tanto almejavam, o Espantalho era muito inteligente sempre elaborando planos ou tendo as melhores ideias, o Homem de Lata obviamente possuía um coração já que sempre ficava emocionado a ponto de chorar mesmo com o risco de enferrujar e o Leão Covarde sempre se posicionou na defesa de seus amigos mesmo nas situações mais perigosas.
Com a chegada da turma no Castelo de Oz e a descoberta do farsante é impossível não se juntar a 99% dos críticos (?) que acham a história política, ao menos nessa parte, não há como não comparar a situação aos políticos que não fazem nada e só maquiam a realidade enquanto nós procuramos por ídolos em pessoas sem credibilidade.
Por fim descobrimos junto com Dorothy que seu passaporte para casa estava junto dela o tempo inteiro de sua jornada, quanto tempo não perdemos procurando por alguém para sanar nossos problemas que, no final, só podem ser resolvidos por nós mesmos? Porém conforme afirmam os amigos de Dorothy talvez nossa caminhada em círculos tenham um propósito muito maior que nós.
Como opinião pessoal devo falar que a famosa frase do filme (assisti após a leitura), também deveria estar presente no livro e que é o Homem de Lata de quem vou sentir mais saudade.