Thiago Barbosa Santos 04/03/2019
Wizard of OZ
The Wonderful Wizard of OZ foi mais um livro do projeto de leituras em outras línguas, no caso, a do inglês. Recomendo muito para quem está começando a ler em outra língua. Primeiro pela história ser um clássico já conhecido, de Frank Baum, adaptada diversas vezes para o cinema, segundo por ser uma leitura tranquila.
Dorothy é uma linda garotinha que vive com seus tios no Kansas. Um dia, um tornado a levou, juntamente com o cãozinho Totó, para uma terra distante, repleta de feiticeiros e seres estranhos.
Logo, ela passou por intensas aventuras para concretizar o desejo de voltar para casa. No meio do caminho, ela conheceu o lenhador de lata que sonhava em ter coração, um espantalho que queria ter um cérebro e um leão que queria ter coragem. Eles foram pedir ajuda a um mágico poderoso, que primeiro colocou como condição eles matarem uma bruxa.
Saíram de lá tristes, pois eles jamais teriam condições de fazer uma maldade com alguém. Porém, essa mesma bruxa, sequestrou Dorothy e tentou destruir os outros. Um dia, Dorothy, durante uma discussão, jogou água na bruxa e ela acabou derretendo.
Com isso, o mágico ficava na obrigação de ajudá-los. Mas ele guardava um segredo, não era tão poderoso assim, mas conseguiu, no fim das contas, realizar o desejo do lenhador de lata, do espantalho e do leão. Mas como levar Dorothy para o Kansas novamente? Os amigos se envolveram em diversas outras aventuras para ajudar a garota, até que uma feiticeira boazinha ensinou o caminho das pedras, os sapatinhos de cristal de Dorothy poderiam levá-la para onde ela quisesse. O livro termina com o reencontro emocionante dela com a tia.