spoiler visualizarGabi 15/09/2024
Previsível, mas apaixonante
"Persuasão" é um livro sobre ser persuadido pela sociedade e pela família a seguir um caminho que você não deseja, e depois aprender a lutar contra isso.
O início do livro é monótono, principalmente pela falta de diálogos, e me fez criar antipatia com a família da Anne ? pessoas sem escrúpulo, egoístas e que apenas se importam com classes e ascensão social. Anne, pelo contrário, é uma mulher gentil e solícita, de grande coração. Ela encontrou mais afeto fora de casa, com outros parentes e conhecidos, do que com seu próprio pai e Elizabeth, sua irmã. Ao longo da história, há ótimas descrições dos encontros entre Anne e o capitão Wentworth ? muito mais significantes do que os demais livros de Jane Austen ? e torci desde o início para que eles ficassem juntos, porque Anne não deveria viver e ser tratada de maneira tão injusta quanto estava vivendo.
O livro não deixou pontas soltas quanto aos outros personagens que apareceram e, referente à edição, há algumas palavras com erro de digitação, mas menos do que os outros livros da Principia escritos pela Jane. Ainda prefiro "Emma", mas "Persuasão" ganha de "A Abadia de Northanger" pra mim. E, como sempre, o romance, que demora várias páginas para acontecer, se conclui em duas. No entanto, o livro me prendeu muito e a história do casal me deixou feliz!