spoiler visualizargsliita 17/11/2024
Dostoievski acertou demais nessa
O livro vai falar um pouco sobre a mente conturbada do protagonista, que é uma pessoa extremamente desagradável, e que reclama de absolutamente tudo, sendo muitas vezes egocêntrico e maléfico. Ao longo da leitura, em várias ocasiões, senti dificuldade em compreender algumas falas do protagonista, que muitas vezes eram enigmáticas ou impossíveis de interpretar. Eu acho que de certa forma, o livro reflete com maestria a mente caótica e perturbada do personagem principal, transferindo essa sensação de confusão também para o leitor.
o livro é bom, mas é bem confuso.
? minhas partes favoritas:
"Está certo, mas será que é possível, será que é possível uma pessoa respeitar a si mesma, por pouco que seja, depois que tentou encontrar prazer até no sentimento da própria humilhação?"
mds, da página 146 até 150 foi só humilhação com a pobre da Liza.
a reação da Liza me surpreendeu :
Mas agora, ama vez produzido o efeito desejado, de súbito, senti medo. Não, eu nunca, nunca tinha visto tamanho desespero! Ela estava deitada de bruços, o rosto afundado com força no travesseiro, que ela apertava entre os braços. Seu peito queria estourar. Todo o seu corpo jovem tremia como em convulsões. Os soluços sufocados dentro do peito a comprimiam, dilaceravam-na por dentro e, de repente, explodiram na forma de gemidos e gritos. E naquela hora Liza se apertou mais ainda ao travesseiro: ela não queria que ninguém ali, absolutamente ninguém, soubesse de seu tormento e de suas lágrimas. Mordia o travesseiro, dava mordidas no próprio braço, até sangrar (eu vi depois) ou, agarrando as tranças desfeitas entre os dedos, quase desfalecia com o esforço, enquanto continha a respiração e cerrava os dentes.