spoiler visualizarlahmot 17/11/2024
Que complicado. O pior tipo de resenha para escrever, para mim, é aquela em que eu tenho sentimentos conflituosos sobre o livro. Eu quero dizer que eu desgostei do livro e que o final deixou a desejar, mas eu não tenho como me desvencilhar do quanto fiquei investida na trama e nos personagens, mesmo que esse final tenha me decepcionado.
A Katniss aqui está muito chata, e ponto. Nos livros anteriores eu a admirei muito porque gosto muito do quanto ela é independente e o quão complexa ela é apesar do aspecto de durona que passa, porém foi tão frustrante acompanhá-la em A Esperança. Eu até tento passar certo pano justificando suas ações com "Ah, mas ela está traumatizada né, a Katniss passou por tanta coisa", mas tenho certeza de que havia maneiras de mostrar isso e escrevê-la como uma personagem engajante.
A relação dela com o Gale aqui foi tão ????. Ela estava estranhamente fria com relação a ele, parece até que esqueceu tudo que o Gale fez pela família dela. Sem contar, é claro, que a caracterização do Gale em si também não estava lá essas coisas né. A despedida (que não teve né) dos dois me deixou embasbacada, como eles podem agir dessa forma um com o outro depois de tudo?
Já o Peeta, coitado, sem comentários mesmo. Não entendi a lógica de todos dizendo que o Peeta não ia melhorar, pra ele melhorar no final (mesmo eu já esperando que isso fosse acontecer). Não senti que houve uma aproximação natural entre ele e a Katniss, pareceu que eles mal se falaram, e nas vezes em que se falavam, não terminava muito bem. Até que no final deu tudo certo?? E ela disse que amava ele e ele aceitou?? Então tá bom.
O plot se moveu tão lentamente, senti tanta falta da ação, me entediei até a morte por boa parte do livro até chegar o momento em que eles finalmente vão à combate. Fiquei feliz porque as coisas finalmente estavam acontecendo, "eba eles estão chegando até a mansão do presidente", até que... Foi tudo em vão?? Juro, nesse momento eu pensei que a Katniss estivesse só tendo um sonho febril após desmaiar pela explosão ou algo assim, porque me pareceu muito absurdo e eu fiquei inconformada que as coisas realmente estavam indo naquela direção. Não creio até agora que a autora decidiu matar a Prim, é sério? Então lá vamos nós acompanhar a Katniss no estado catatônico dela, enquanto tudo de mais importante ocorre no fundo, novamente. Ai, que saco.
Fiquei brava também pela Suzanne Collins ter matado o Finnick, fiquei mesmo, e eu já sabia que isso ia acontecer! Esperava ao menos que a Katniss reagisse, ou sei lá, mas meio que não teve muita reação por parte dela sobre a morte de um personagem tão querido, que pena. Entretanto, achei bastante simbólico ela permanecer no Distrito 12 no final de tudo e criar aquele livro de memórias sobre todos aqueles que foram importantes (ela me fez me lembrar do que aconteceu com a Rue e isso me pegou muito!!). Também me deixou um tanto aliviada saber o que aconteceu com a Madge e a família dela, mesmo que o fim deles tenha sido tão trágico, foi importante ter uma conclusão, afinal, a Madge é quem deu o broche do tordo pra Katniss né, ela é, de certa forma quem começou tudo.
Esse livro foi uma grande frustração. O finalzinho foi ok, mas quebrou muito as minhas expectativas. Dou uma nota generosa como 3.5 porque como eu falei, fiquei muito investida e bom, ao menos o final foi feliz, de certa forma.